Após ter realizado várias contatos visando solucionar os problemas que atingem o Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, o prefeito Newton Lima acaba de ser informado que amanhã, dia 5, às 10 horas, estarão desembarcando na cidade equipes do Instituto de Cartografia da Aeronáutica do Brasil e do Departamento de Controle Aéreo, além de representantes da Infraero e do Derba, entre outros. A reunião deverá acontecer nas dependências do próprio aeroporto ou no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, na praça J. J. Seabra.
De acordo com o prefeito Newton Lima, que comemorou a notícia com bastante entusiasmo, ao conversar com o Brigadeiro Coutinho, da Secretaria da Aviação, tomou conhecimento de que a vinda dessas equipes servirá para detectar todos os obstáculos que levam o aeroporto a ser considerado de risco pela ANAC, a exemplo dos postes de iluminação pública. Após ser realizado o diagnóstico, ficou açodado que tudo será feito para colocar o aeroporto dentro dos padrões exigidos pela ANAC, e assim finalizar com a possibilidade de fechamento deste importante equipamento para Ilhéus e de municípios circunvizinhos.
Para Newton Lima, o pleno funcionamento do Aeroporto Jorge Amado, acima de questão administrativa está a sua vital importância para a continuidade do desenvolvimento econômico de Ilhéus e da região, possibilitando a atração de novas empresas, principalmente para o Pólo de Informática, que já enfrenta crise devido o cancelamento dos vôos noturnos. “E não podemos também deixar de pensar nos nossos municípios irmãos, como Itacaré, Itabuna e Canavieiras, que da mesma forma que nós, também sofreriam sérias conseqüências nas suas respectivas economias com o fim das atividades do nosso aeroporto”, afirmou Newton Lima.