Prefeitura Municipal de Ilhéus

Sociedade organizada realiza coletiva para discutir soluções para o aeroporto

Prefeitura mantém ações para recuperar vias rurais

Fundaci comemora o Dia do Folclore na sexta-feira

Sociedade organizada realiza coletiva para discutir soluções para o aeroporto

Formada por representantes do comércio, informática, turismo, políticos, poderes Executivo e Legislativo municipais, a Sociedade Organizada do Sul da Bahia realizará uma entrevista coletiva, juntamente com o prefeito Newton Lima, para discutir soluções para o aeroporto Jorge Amado. A entrevista acontecerá nesta quinta-feira, às 10 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Entre os pontos abordados estarão o que está ocorrendo com o aeroporto e as ações que serão adotadas para que sejam atendidas as necessidades da região.

Após enviar um documento ao governador da Bahia, pedindo que o aeroporto de Ilhéus não sofresse mais restrições e retornasse à normalidade, a Sociedade Organizada do Sul da Bahia foi surpreendida com a informação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que está restringindo as aterrissagens para condições visuais. Com esta determinação, vários vôos podem ser cancelados devido à instabilidade climática, que causa baixa visibilidade em algumas ocasiões.

A Sociedade Organizada do Sul da Bahia busca soluções definitivas para os problemas enfrentados pelo aeroporto de Ilhéus, que beneficia toda a região, até que o novo complexo aeroportuário entre em operação. Os impasses em relação ao Jorge Amado vêm acontecendo há cerca de um ano, quando foram impostas restrições para que aeronaves com capacidade acima de 100 passageiros pudessem pousar.

Entre as medidas solicitadas para resolver as dificuldades do aeroporto Jorge Amado, a Sociedade Organizada do Sul da Bahia solicita ao Governo Estadual um estudo aeronáutico com análise de riscos elaborado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A pesquisa deve ser aprovada em conjunto pela Anac e Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) a fim de que sejam evitadas informações contraditórias sobre a operação ideal do aeroporto.

A Sociedade Organizada do Sul da Bahia é composta pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Deputado Federal Raimundo Veloso, Deputada Estadual Ângela Sousa, Câmara Municipal de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus, Associação Comercial de Ilhéus, Costa do Cacau Convention & Visitors Bureau, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Câmara de Dirigentes Logistas, Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus e Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Sul da Bahia

Prefeitura mantém ações para recuperar vias rurais

A Prefeitura mantém o cronograma de ações da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, visando à recuperação de todas as estradas rurais do município. Em Ilhéus ocorrem precipitações climáticas freqüentes e o município possui grande faixa territorial, o que dificulta os trabalhos. Praticamente mais de 900 quilômetros de estradas passaram por intervenções, restando apenas alguns trechos em regiões isoladas do norte, sul e oeste do município. Em razão do fluxo de veículos em algumas, os serviços deverão ser retomados e com os trabalhos, a Prefeitura procura facilitar a mobilidade das comunidades rurais e garantir o escoamento da produção agrícola.

Técnicos lotados na Secretaria responsável pelo processo de recuperação informaram que uma das estradas mais prejudicadas com a movimentação de carros e veículos é a que liga a sede do município ao distrito de Sambaituba., Sendo assim, a Prefeitura aguarda a estabilidade do tempo para retomar os serviços e devolver a via em boas condições de tráfego. Anteriormente foi recuperado todo o trecho que compreende a saída do bairro do Iguape à Fazenda Santa Rita, passando por Aritaguá, Sambaituba, Urucutuca, Campinhos, Vila Olimpio, Ribeira das Pedras, Lava Pés e outros.

Localizada no norte do município, esta via auxilia o escoamento agrícola e cria condições para os jovens que estudam na cidade se transportar com mais facilidade. Um outro fator determinante para a recuperação dos logradouros diz respeito a promoção de mecanismos capazes de oferecer vida mais digna às pessoas que residem em locais mais distantes, facilitando o acesso a médicos e hospitais e serviços bancários, entre outros instrumentos que só são possíveis na zona urbana.

Os técnicos informaram que enquanto aguardam a estabilidade climática, o cascalho que será utilizado para o nivelamento da pista de rolagem está sendo transportado para uma área mais próxima do trecho que receberá o mineral. O objetivo é tornar menos difícil o trabalho, tendo em vista que a jazida fica distante.

Os trabalhos em outros trechos de vias do município também estão dependendo das condições climáticas para serem retomados, a exemplo da região de Sapucaeira. Nesta, grande parte do trecho já se encontra em boas condições de trânsito.

Para não deixar as máquinas paradas e melhorar as condições dos logradouros do bairro Nossa Senhora das Vitórias que não possuem pavimentação, os equipamentos foram emprestados para a Secretaria de Serviços Urbanos. Tanto na zona rural quanto na urbana de Ilhéus, o objetivo da Prefeitura está voltado para a melhoria da qualidade de vida da população.

Fundaci comemora o Dia do Folclore na sexta-feira

O 22 agosto é o Dia do Folclore, e a data será lembrada pela Fundação Cultural de Ilhéus que programou uma série de atividades para festejar a manifestação popular que traduz a identidade cultural do povo brasileiro e de outras nações. As atividades do Dia do Folclore acontecerão a partir das 15 horas, no Largo do Teatro Municipal, com a participação de artistas, clubes de terceira-idade, tipos e grupos folclóricos. È uma forma de apresentar algumas formas de expressões populares que se mantêm num mundo moderno e globalizado, apesar dos avanços tecnológicos.

A programação vai ser aberta com uma exposição fotográfica trazendo o registro das festividades da Semana de Jorge Amado 2008, evento realizado no inicio deste mês, para homenagear o escritor grapiúna e os 50 anos de sua obra mais lida, Gabriela, Cravo e Canela. Depois disso, a segunda atividade das festividades do Dia do Folclore leva à cena o ator José Delmo, interpretando alguns personagens que se tornaram “figuras folclóricas” na região. O monólogo O Contador de Histórias Grapiúna vai ser encenado das 16 às 16h30min.

A apresentação de um número de dança mexicana é a contribuição que o pessoal da terceira-idade dará para as atividades do Dia do Folclore, na cidade. Quem se encarregará de protagonizar este espetáculo é o Clube Arco-Íris. Está apresentação vai durar apenas 10 minutos e em seguida está prevista participação do Grupo Afro Dilazenze com o samba-de-roda, de 16h40min até às 17 horas. Depois disso é a vez da cantora Amanda Andrade mostrar um repertório com cantigas de roda. Isso para matar a saudade das brincadeiras que reunia a garotada nas rodas.

Apesar destas atividades, a programação do Dia do Folclore inclui ainda uma mostra do Projeto Fascinarte da Fundaci, que vai levar para o Largo do Teatro Municipal alguns tipos de baianas regionais e folclóricas, das 18 às 18h30min. Para fechar as atividades não poderia faltar a representante maior dos festejos juninos e a Quadrilha Cia do Forró fará um apresentação do boi-bumbá, folclore da Amazônia. Uma ótima oportunidade para quem não conhece. Às 18h30min os componentes da quadrilha junina estarão em performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *