Prefeitura inicia obras de infra-estrutura na rua Luis Gama
Empresários ilheenses participam do lançamento do projeto Gasene
CAPSia de Ilhéus cadastra crianças e adolescentes
Devotos iniciam homenagens à Nossa Senhora das Vitórias
Prefeitura inicia obras de infra-estrutura na rua Luis Gama
As obras da travessa que dá acesso a rua Luis Gama e ao alto do Basílio já começaram e os trabalhos compreendem drenagem pluvial, esgotamento sanitário, alvenaria de contenção, passeios e pavimentação. Tocadas com recursos próprios pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia do município, as obras atendem a uma antiga reivindicação da comunidade que se sentia bastante prejudicada com as péssimas condições da ladeira. A via ficou sem intervenções por parte das administrações municipais anteriores há vários anos, penalizando a vida de quem reside no local e em áreas próximas.
Com as obras vai ser possível o acesso de carro ao local, importante logradouro de ligação entre o alto do Palmares, no Basílio, e a Luis Gama, na avenida Itabuna. Os trabalhos é uma estratégia da Prefeitura para melhorar as áreas íngremes da cidade e, com isso, beneficiar comunidades carentes com infra-estrutura urbana. Segundo técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, para tornar viável o acesso de carro, a Prefeitura começou a primeira etapa dos trabalhos com abertura e alargamento da rua.
A travessa da Luis Gama que será contemplada com diversos serviços contará ainda com uma praça na parte inferior da ladeira. Este espaço será destinado ao lazer e entretenimento de crianças e adultos que moram na área. Para tanto, serão instaladas mesas e bancos. A humanização do local contará ainda com jardins de plantas ornamentais.
Os técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos informaram que a drenagem pluvial vai evitar a erosão e o esgotamento sanitário permitir às ligações domiciliares. A alvenaria em pedra é outro recurso utilizado pela Prefeitura para impedir erosão e deslizamentos de terras, além da obstrução do logradouro em épocas de chuvas.
A secretaria responsável pelas obras de urbanização da travessa vai construir os passeios, o que facilitará o tráfego de pedestres e disciplinará o trânsito de veículos. As obras vão permitir melhoria na vida das pessoas que residem no local, tendo em vista os diversos tipos de benefícios de infra-estrutura necessários ao convívio humano.
O morador da travessa da Luis Gama, José Araújo Santos, que reside no local há 14 anos, disse que muitos esforços foram envidados no sentido de solicitar aos administradores anteriores as interferências sem obtenção de qualquer sinalização positiva. Segundo ele, a comunidade sofre muito devido as péssimas condições que a via se encontra, tanto para o translado de doentes quanto para o deslocamento rotineiro das pessoas. Outra questão que atrapalha muito a vida de quem vive na área é o transporte de mercadorias e produtos. Ele acredita que com as intervenções da prefeitura. grande parte dos problemas dos moradores da via será solucionado.
Empresários ilheenses participam do lançamento do projeto Gasene
A diretoria da empresa concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás canalizado na Bahia, a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, vai promover palestras no eixo Ilhéus-Itabuna a fim de apresentar o projeto que prevê o desenvolvimento socioeconômico do sul da Bahia. Em Itabuna o lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira, dia 07, durante almoço da Churrascaria Los Pampas. Já em Ilhéus, o evento acontece a partir das 8 horas com um café da manhã no Hotel Aldeia da Praia.
Com o tema “Gás Natural: desenvolvendo o sul da Bahia”, o evento vai abordar o projeto Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste) que visa ampliar o fornecimento de gás natural para o interior baiano à medida que a Petrobrás implantar um megasoduto, que inteligará a região Nordeste às grandes fontes do combustível exploradas no Sudeste do país. Além do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, devem participar ainda dos dois eventos o diretor comercial da empresa, Eduardo Barretto e o diretor administrativo-financeiro, Mauro Alencar, entre outros gestores da companhia.
De acordo com Davidson Magalhães a iniciativa visa “aproximar a comunidade de Itabuna e Ilhéus de uma nova realidade econômica que começa a pontuar no mercado. Além disso, o Gás Natural é uma fonte de riqueza que poderá gerar empregos e outros benefícios para a região”, afirmou. A Bahiagás deve investir cerca de R$ 900 mil em estudos e projetos de expansão da rede distribuidora nas microrregiões de Itabuna, Ilhéus, Mucuri e Eunápolis, por onde se estenderá a malha do Gasene.
Na Bahia, o gás natural representa 13,4% da matriz energética e o estado é o quarto que mais consome o combustível no país. A Bahiagás opera em 13 municípios, que representam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) baiano: Salvador, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Dias D’Ávila, Candeias, Santo Amaro, Alagoinhas, Catu, Pojuca, Camaçari, Simões Filho, São Francisco do conde e Conceição do Jacuípe. A companhia encerrou. A companhia encerrou o ano de 2007 com 333 clientes de gás natural, um crescimento de 16% em relação a 2006.
CAPSia de Ilhéus cadastra crianças e adolescentes
Em fase de implantação, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia) de Ilhéus está cadastrando os pacientes que serão atendidos pelo serviço. Enquanto o serviço não é inaugurado, também estão sendo feitos encaminhamentos para atendimentos médicos. Responsáveis por crianças e adolescentes portadores de doenças mentais podem se dirigir ao local, na Avenida Osvaldo Cruz, bairro Cidade Nova, pela manhã e tarde.
O CAPSia de Ilhéus atenderá pacientes de zero a dezoito anos incompletos, portadores de transtornos severos e persistentes, como: autismo, psicoses e neuroses graves. Com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatra, pediatra, enfermeiro, educador físico, psicólogo e assistente social, o centro oferecerá atendimentos intensivo, semi-intensivo e não intensivo, em período integral ou meio turno.
Serviço de Saúde Mental de característica extra-hospitalar, o CAPSia segue os princípio de ressocialização, estímulo à autonomia e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares. Segundo a coordenadora, Simone Pitágoras, “o objetivo é capacitar e assessorar a rede básica de saúde, através de ações intersetoriais como educação, esporte, cultura, lazer e trabalho”.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo CAPSia estão: Psicoterapia individual e em grupo, Consulta de Enfermagem, Atendimento Social, Consultas Médicas, Oficinas Terapêuticas, Grupos de Orientação, Grupos de Família e Visitas Domiciliares. O centro funcionará de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.
Devotos iniciam homenagens à Nossa Senhora das Vitórias
Os devotos ilheenses de Nossa Senhora das Vitórias começam as homenagens à santa a partir desta semana. Nesta quarta-feira (6) tem início o novenário em homenagem à padroeira, cujo tema central é: “Maria, figura da mulher livre e forte que emerge do Evangelho”. As atividades começam a partir das 19 horas, na sede da igreja.
Durante nove noites, os participantes deverão levar alimentos diferentes, que serão doados a entidades assistenciais. Para animar a novena em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, haverá sempre uma banda ou coral. Também serão convidadas entidades e escolas de Ilhéus.
O ponto alto das celebrações será no dia 15, data reservada à padroeira. À meia-noite, haverá alvorada festiva, com fogos e soar de sinos e, às 7 horas, Missa das Intenções, com animação do Coral Dom Eduardo. A Missa Solene será celebrada às 9h30min, com participação musical do Grupo Nossa Senhora das Vitórias.
O encerramento dos festejos em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias será depois da Caminhada de Fé, marcada para as 16h30m. A procissão sairá da igreja de Nossa Senhora das Vitórias, descendo pela Rua Dom Manoel Paiva, seguindo pela Rua Bento Berilo, subindo a Ladeira da Vitória, retornando, assim, ao ponto de partida.
A devoção à Nossa Senhora das Vitórias, em Ilhéus, começou em meados do século XVI. Após vários confrontos com os índios aimorés, os colonos portugueses conseguiram afastá-los. A vitória sobre os indígenas foi atribuída à intervenção de Nossa Senhora das Neves, padroeira da vila dos Ilhéus e venerada numa igreja ao pé da ladeira da Vitória. Com a ermida danificada, os moradores iniciaram a construção de um novo templo num lugar mais alto, onde está o atual.
De acordo com a tradição, durante a construção, as mulheres e crianças da vila de Ilhéus, em procissão, carregavam as pedras para a obra ladeira acima, pedindo à santa a vitória. Alcançada a graça e finalizada a igreja, em estilo proto-barroco, puseram a imagem da Senhora com o título da Vitória.
A igreja de Nossa Senhora da Vitória também serviu de fortaleza aos ilheenses, quando a vila foi atacada por piratas franceses, em 1595, e holandese, em 1638. Durante as lutas, sempre foi invocada proteção à padroeira. As vitórias foram atribuídos à milagres da santa, transformando a sua festa, realizada em 15 de agosto, numa das mais populares e tradicionais.