Bahia terá R$ 990 milhões para obras nos portos

Até 2010, segundo planejamento do Ministério dos Portos. O anúncio foi feito pelo ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (Sep).
Na Bahia, em visita aos portos de Ilhéus e de Aratu, desde quinta-feira (17), ele anunciou sexta que o complexo portuário baiano, formado pelos portos de Aratu, Ilhéus e de Salvador, vai receber investimentos em obras de infra-estrutura de R$ 990,4 milhões até 2010.

Ao lado do governador Jaques Wagner, o ministro visitou o Porto de Aratu para ver de perto os principais entraves ao bom funcionamento dos quatro terminais por onde foram movimentadas, apenas em 2007, 6 milhões 748 mil toneladas de cargas, por meio de 704 navios.
O nono maior porto do Brasil, em toneladas movimentadas, e segundo do Norte-Nordeste, receberá o maior volume de recursos da Sep: R$ 419,5 milhões, que serão utilizados em diversas obras de melhoria estrutural, algumas com início previsto para este ano como a dragagem de aprofundamento do leito marinho, que passará de 12 para 15 metros de profundidade.
O edital de licitação dessa obra deverá ser lançado em setembro. Estão previstas ainda a repotencialização dos equipamentos, a instalação de uma estação de tratamento de resíduos, a estabilização de encostas e a ampliação da capacidade operacional dos terminais de granéis líquidos e sólidos.
No Porto de Salvador, estão previstos gastos da ordem de R$ 391,5 milhões em obras de aprofundamento do leito para 15 metros, com publicação de edital prevista para o primeiro semestre de 2009 e ampliação da Ponta Norte.
Mais a instalação de um porteiner para desafogar a operação de contêineres, modelagem de dois armazéns do terminal turístico, construção de uma estação de tratamento de resíduos, além da rodovia Expressa Baía de Todos os Santos.
O investimento de mais de R$ 300 milhões do PAC, dará uma nova feição e mais competitividade ao porto, em função da ampliação do acesso por terra.

Articulação
De acordo com o ministro, em Salvador o cais vai ganhar mais dois berços de atracação numa expansão para 920 metros, com investimento previsto de R$ 250 milhões da iniciativa privada.
Essa deverá ser a mais expressiva intervenção no porto, em operação desde a segunda metade do século XVI, que só teve obras de relativa modernização no século XX.
Já o porto de Ilhéus tem recursos estimados em R$ 179,2 milhões para melhorias do cais, dragagem e construção de retroárea.
Até 2010, ainda segundo o ministro, a Bahia terá um novo status em condição de portos para atender à demanda do comércio exterior que duplicou nos últimos 4 anos.
“Esse é um trabalho de articulação entre os governos federal e estadual, mas que exige esforços em conjunto também com a iniciativa privada que utiliza os portos”, enfatizou.

A Região

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