Cerca de 23 mil alunos de 60 escolas da rede municipal de Ilhéus estão há duas semanas sem merenda. O descaso está sendo denunciado pela presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Jaciara da Silva Santos.
De acordo com Jaciara, a prefeitura recebeu, até o dia 1, meio milhão de reais do Programa Nacional de Alimentação Escolar, mas a merenda tem faltado nas escolas e creches. A Prefeitura só fez o repasse da compra de alimentos de março e maio.
O secretário de Educação de Ilhéus, Sebastião Maciel Costa, alegou que a falta de merenda ocorreu por conta da mudança do sistema de compra dos alimentos. Antes, as diretoras das escolas faziam as compras, hoje são duas empresas.
Mas isso não explica a alternância nos meses com merenda. A prefeitura repassou em março e maio, mas não o fez em abril e junho. Esta mudança não explica estes dados.
O secretário alegou ainda que desde 1997 não há regularidade no fornecimento de alimentos e não informou quando a situação será normalizada, preferindo acusar o Conselho de Alimentação Escolar de fazer denúnicas “politicas”.
Enquanto isso, as crianças continuam sem merenda nas escolas de Ilhéus.
A Região