Seminário Empretec é laboratório de empreendedores no sul da Bahia‏

Aprender novos conceitos, trocar experiências e ser desafiado a praticar comportamentos empreendedores. Com essa proposta, o laboratório de atividades do Seminário Empretec já está em pleno funcionamento com nova turma, em Itabuna, no sul da Bahia. As aulas começaram na terça-feira (23), no Centro de Treinamento da Ceplac, e prosseguem até o domingo (28), quando os alunos concluintes das tarefas e desafios receberão seus certificados para a aplicação das habilidades empreendedoras, no dia a dia de suas empresas e profissões.

A turma de 25 alunos é formada por empresários, profissionais liberais e funcionários de empresas locais. No grupo, ao iniciar essa jornada de aprendizado, os relatos mostram histórias de vida diferentes, mas com motivação e alvo semelhantes: alcançar o sucesso nos negócios.

Um exemplo é o empresário do setor de utilidades para o lar, Pablo Cardoso de Lima, 30 anos. Ele está seguindo os passos do tio Fernando Henrique de Oliveira, que participou da edição 2010 do seminário e aumentou a receita da sua loja de bijouterias em 150% ao colocar os novos conceitos em prática. “Fiquei impressionado com o bom desempenho obtido por meu tio e quero dar a mesma guinada na minha empresa”, relata.


Depois da abertura do seminário, com breve programação teórica sobre história do empreendedorismo, contextualização dos temas e explicação da metodologia de ensino, os facilitadores contratados pelo Sebrae, Silvana Alvim, Kelly Baldow, Juliana Barreto e Ernesto Ribeiro, iniciaram a prática laboratorial sobre as principais habilidades empreendedoras – com foco em 30 comportamentos de sucesso – para dar aos alunos a ferramenta necessária para mudar a realidade de seus negócios, crescendo com riscos calculados e aumentando o faturamento..

Esse é objetivo de um dos mais jovens integrantes da turma, Ronney Martins Ribeiro, de 23 anos, formado em administração de empresas e que atua em empresa familiar do setor de segurança. “O que aprender aqui, colocarei em prática na empresa de meu pai para tornar o negócio ainda mais rentável”, explica.

Com mais tempo no mercado, o administrador de empresas, Hélio Denni Filho, é coordenador do curso de Administração de uma faculdade particular de Ilhéus e espera aprimorar suas habilidades empresariais para atuar com mais eficiência.

A busca de bons resultados garante não só lucros, mas a própria existência das empresas no mercado. “Pesquisas indicam que o índice de fechamento de pequenos negócios, nos dois primeiros anos de vida, é de 50%. Para aqueles que têm a oportunidade de passar pelo treinamento do Empretec, essa taxa cai para 7% apenas, aumentando bastante as chances de sobrevivência das empresas, a longo prazo”, explica a facilitadora Kelly Baldow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *