Prefeitura Municipal de Ilhéus

Equipes ilheenses se consagram durante zonal dos Jogos Abertos do Interior

Grupo de Dança do Projeto Fascinarte participa de Encontro da Melhor Idade

CCZ de Ilhéus apreende suínos no aterro de Itariri

Prefeitura recupera mais áreas degradadas na cidade

Prefeitura desobstrui rede pluvial do centro histórico

Equipes ilheenses se consagram durante zonal dos Jogos Abertos do Interior

A seleção ilheense de Basquete conquistou o 5º zonal dos Jogos Abertos do Interior, realizado em Jequié no último fim de semana. Além do time anfitrião, a equipe de Ilhéus venceu as equipes das cidades de Ipiaú e Ibicaraí. A grande atuação da seleção ilheense de Basquete durante o zonal, confirmou sua participação na final dos Jogos Aberto, que será realizada em Feira de Santana no início do mês de setembro.

No primeiro jogo, disputado entre a equipe ‘dona da casa’, a seleção de basquete de Ilhéus fez 54 pontos contra os 23 da equipe adversária. Contra equipe da cidade de Ipiaú a diferença no placar foi expressiva, já que a partida terminou em 52 para Ilhéus contra 19 para a seleção de Ipiaú. A terceira e última partida disputada pela equipe de Ilhéus foi com Ibicaraí e terminou em 51 para Ilhéus contra 21 para a equipe de Ibicaraí.

Sob o comando do técnico Jordino, a equipe ilheense foi formada pelos jogadores Rafael, Paulão, Daniel, Dilzinho, Leonardo, Pedro, Ramon, Cláudio, Alisson, Rato, Iure, Joabe e Alan Santos, que foi o cestinha e fez 44 pontos, nas três partidas. Já a equipe ilheense de futsal venceu três, das quatro partidas disputadas durante o 5° zonal e conquistou o vice-campeonato de futsal. Na primeira partida, disputada com a equipe de Macarapi, o time de Ilhéus venceu com 5 gols, contra 3 da equipe adversária.

Na partida disputada com a equipe de Barra do Rocha, o placar terminou com 5 para Ilhéus e 2 para o time de Barra e contra a seleção de futsal de Ipiaú, o jogo terminou em 5 a 2, para a equipe ilheense. Porém, na final, contra a equipe de Iguaí, a seleção de Ilhéus perdeu com o placar de 1 a 0. A equipe ilheense teve como técnico Márcio Brandão teve a seguinte formação: Mateus, Kiko, Diogo, Nelito, Zezinho, Railão, Márcio Amaral, Mauricinho, Felipe e Leo. Nelito, que marcou 4 gols; kiko que fez 3 e Railão, Leo e Marcinho, que fizeram 2 gols, cada um, foram os artilheiros ilheenses da competição.

Grupo de Dança do Projeto Fascinarte participa de Encontro da Melhor Idade

O grupo de dança do Projeto Fascinarte, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), participou do IV Encontro Regional da Melhor Idade, realizado na última sexta-feira (18), em Itabuna. As dez integrantes fizeram uma apresentação de dança country, no palco do Centro de Cultura Adonias Filho.

Formado por mulheres com mais de 50 anos, o grupo do Projeto Fascinarte é resultado das atividades realizadas todas as quintas-feiras, no Teatro Municipal de Ilhéus. Sob a coordenação da professora Flávia Wechenfelder, são oferecidas aulas gratuitas de ioga, alongamento e dança. “Pessoas de ambos os sexos podem participar, basta comparecer ao local a partir das 14 horas”, informou a professora.

A apresentação no IV Encontro Regional da Melhor Idade, que teve como tema central: “Eu sou você amanhã”, empolgou as integrantes do grupo de dança do Projeto Fascinarte. De acordo com a professora Flávia, “atividades como estas contribuem para a socialização e elevação da auto-estima”.

CCZ de Ilhéus apreende suínos no aterro de Itariri

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em ação conjunta com a Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Sanitária e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), apreendeu seis suínos que estavam sendo criados no aterro sanitário de Itariri. A ação aconteceu na amanhã desta segunda-feira (21), quando foram também apreendidos pássaros silvestres, gaiolas e armamento.

Para realizar a captura dos porcos, foram mobilizados quatro policiais da Coppa, cinco auxiliares de veterinário, além do coordenador do CCZ, Aloísio Correia Leite, e da Vigilância Ambiental em Saúde, Waldemar Polycarpo. Os animais foram laçados e colocados em veículo de transporte apropriado.

De acordo com a veterinária do CCZ, Patrícia Sicupira, o provável destino dos porcos que estavam sendo criados no aterro sanitário seria o abate. “Por estarem sendo alimentados de lixo, os animais são impróprios para o consumo humano”, disse. A veterinária ainda informou que, em Ilhéus, não há abatedouros de suínos regularizados. Portanto, o consumo da carne de porco clandestina oferece altos riscos à saúde.

Os seis porcos apreendidos estão sob os cuidados do Centro de Controle de Zoonoses. Os animais já foram vermifugados, estão sendo alimentados com ração própria para suínos e sal. Em casos de criadouros clandestinos, denúncias podem ser feitas pelo telefone (73) 3231-7880.

Prefeitura recupera mais áreas degradadas na cidade

A Prefeitura está recuperando mais uma área que foi submetida ao abandono pelas administrações anteriores. A Limpeza da praia da avenida Soares Lopes, que fica próxima ao Cristo Redentor, faz parte do processo de reurbanização da cidade e tem como objetivo humanizar espaço ociosos, geralmente tomados pelo mato e transformados em depósitos de lixo. Com o trabalho, a proposta é atingir toda extensão da praia da avenida Soares Lopes, principal cartão-postal de Ilhéus.

Para a recuperação da faixa de areia que vai da praia do Cristo até o obelisco, na avenida Dois de Julho, a Secretaria de Serviços Urbanos está utilizando máquinas pesadas, tendo em vista a necessidade destes equipamentos para a remoção da grande quantidade de mato e outras espécies de resíduos existentes no local. O local, que foi relegado ao esquecimento pelos gestores municipais anteriores, tem uma das mais belas paisagens da cidade.

Segundo funcionários lotados na Secretaria de Serviços Uranos, os trabalhos estão bastante adiantados e a primeira etapa praticamente concluída, restando apenas o trecho que fica próximo ao obelisco. Num segundo momento, a Prefeitura vai avançar pela maior parte da faixa de areia que foi coberta pelo mato na avenida Soares Lopes.

Por não ter recebido o tratamento adequado ao longo dos anos, a praia da avenida Soares Lopes ficou esquecida, o que facilitou o avanço do mato na faixa de areia, além do aparecimento de algumas espécies de insetos e animais que fazem mal a saúde pública. A Prefeitura procura tornar ágeis os trabalhos em áreas degradadas, mas devido à existência de muitos espaços que necessitam dos serviços, executa-os de acordo com a disponibilidade das máquinas.

Com os serviços que estão sendo executados na avenida Soares Lopes, o principal cartão-postal de Ilhéus está recebendo o tratamento adequado.e necessário. Isso, para transformar o espaço que pode ser utilizado por turistas e a população local em áreas de lazer e entretenimento, como salientaram os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos.

Prefeitura desobstrui rede pluvial do centro histórico

O trabalho de desobstrução da parte da rede pluvial que corta a travessa Maci Hage, no centro histórico de Ilhéus, já foi iniciado pela Secretaria de Engenharia e Obras do município. Devido o excesso de areia na rede, as manilhas não suportaram a pressão das águas e romperam provocando uma imensa cratera na rua. Para acabar com o problema, que também prejudica o trânsito, a Prefeitura está utilizando recursos de um caminhão equipado com instrumentos apropriados para fazer a limpeza das manilhas da rede pluvial.

Os técnicos da Secretaria responsável pela execução das obras disseram que assim que houve o rompimento da vedação das manilhas, as águas provocaram a erosão que abriu a cratera na rua Maci Hage, importante logradouro de acesso a avenida Soares Lopes. Em relação a isso, a Prefeitura pede paciência aos motoristas até o término dos serviços que vão permitir o fechamento do buraco. Observam eles que os trabalhos devem ser feitos com responsabilidade para que o problema não venha se repetir.

Este tipo de serviço necessita de cuidados, tendo em vista as complicações que possam surgir devido a uma falha na vedação das manilhas, entre outros procedimentos que devem ser adotados para que tudo saia de maneira correta, como lembram os técnicos. A travessa Maci Hage fica localizada ao lado da Biblioteca Pública Adonias Filho e apesar de ser um logradouro pequeno é bastante utilizado por motoristas.

Com a realização da obras da Maci Hage, a Prefeitura procura evitar que outros logradouros cortados pela mesma rede, venham ser prejudicados pelos alagamentos em épocas de chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *