Prefeitura recupera escola municipal do alto do Basílio
Morros são beneficiados coma construção de escadarias
Mais abrigos serão instalados nos pontos de ônibus de Ilhéus
Fundação Cultural continua inscrevendo para segunda etapa das Oficinas de Arte
Comunidade do Rio do Engenho presta homenagens à padroeira
Prefeitura recupera escola municipal do alto do Basílio
Dentro de um prazo estimado em 45 dias, a Prefeitura de Ilhéus concluirá as obras de reconstrução do Centro Comunitário do Basílio, que fica localizado na zona norte da cidade. A informação foi prestada pela Secretaria de Engenharia e Obras, responsável pela execução dos trabalhos que compreendem construção de salas de aulas, banheiros, copa e administração. Os trabalhos vinham sendo reivindicados por pais de estudantes do local, uma vez que a administração anterior abandonou a escola deixando alunos sem acomodações para estudar.
Para sanar este problema, a Prefeitura alugou um sobrado onde instalou os estudantes até que a escola seja entregue à comunidade. O estabelecimento que está sendo recuperado pela Prefeitura ocupa espaço junto ao Posto de Saúde, o mesmo anteriormente, e grande parte dos estudantes do ensino infantil e fundamental I que mora no bairro está matriculado no estabelecimento escolar.
Assim que assumiu a administração, o atual gestor municipal se comprometeu devolver a escola aos estudantes em ótimas condições. O governo anterior retirou as telhas e praticamente destruiu a maior parte do imóvel que já apresentava muitas deficiências, tornando suas acomodações ainda mais inadequadas para receber crianças.
Sensibilizado com esta situação, a administração do município, através da Secretaria de Educação, pediu a elaboração de projeto à Secretaria de Engenharia e Obras, visando à reconstrução do estabelecimento. Os trabalhos foram iniciados há cerda de 45 dias e com as obras, pais de estudantes se sentem mais tranqüilos, já que seus filhos estarão bem acomodados no novo espaço escolar.
Morros são beneficiados coma construção de escadarias
Numa iniciativa de valorização da qualidade de vida das comunidades que habitam em áreas íngremes da cidade, a Prefeitura de Ilhéus continua investindo num projeto de urbanismo que visa facilitar o acesso aos morros. Executados com recursos do próprio município, o projeto de construção de escadarias na rua Santa Inês, bairro Princesa Isabel, beneficia os altos Nossa Senhora das Graças, Rombudo e Carilos, e vai facilitar a vida dos moradores destas comunidades.
A informação é da Secretaria de Engenharia e Obras, responsável pela execução dos trabalhos. Uma das escadarias que possibilitará mais ligação entre o bairro da Conquista e a avenida Princesa Isabel será instalada no alto do Rombudo. Outra no alto Nossa Senhora das Graças e a última no alto dos Carilos. O projeto de urbanização dessas áreas tem ainda como proposta a mudanças de aspectos visuais da cidade.
Além de melhorar as condições de locomoção de moradores da Princesa Isabel e da Conquista, as escadarias vão permitir outros beneficios para as comunidades, a exemplo da valorização imobiliária destes locais. O projeto de construções de escadarias contempla as comunidades com iluminação e drenagem pluvial destes acessos, assim como construção de encostas. Outras áreas já foram contempladas com o projeto, a exemplo do alto do Coqueiro, bairro do Malhado, zona norte da cidade. Neste local foi construída uma escadaria com contenção nas laterais, iluminação e corrimão.
Mais abrigos serão instalados nos pontos de ônibus de Ilhéus
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) continua instalando novos abrigos nos pontos de ônibus das principais vias da cidade. Com a conclusão dos trabalhos na Rua Bento Berilo, no Centro, a próxima a ser finalizada será a Avenida Canavieiras. Já foram instalados dois equipamentos e, até o final desta semana, mais dois serão colocados.
Com a conclusão da Avenida Canavieiras, a Setrans beneficiará a Avenida Lomanto Júnior, no Pontal. Em duas semanas começarão a implantar nove abrigos de ônibus no local. Em seguida, a Rua 13 de Maio, que fica no mesmo bairro, receberá um equipamento novo. Segundo a Secretaria, todos os abrigos são padronizados, com cobertura e assento para os usuários do transporte coletivo. A instalação de novos abrigos nos pontos de ônibus foi iniciada há cerca de dois meses. O projeto prevê a implantação de 52 equipamentos em toda a cidade, principalmente nas vias de maior fluxo de veículos. Os próximos locais beneficiados são as Avenidas Itabuna, no Centro, Osvaldo Cruz, na Cidade Nova, e Antônio Carlos Magalhães, do Malhado até o Parque Infantil.
Os abrigos antigos, que ainda têm condições de serem utilizados, estão sendo reformados pela Secretaria de Transporte e Trânsito, pois muitos estavam oferecendo risco à saúde da população, uma vez que se encontravam enferrujados e extremamente danificados.
Fundação Cultural continua inscrevendo para segunda etapa das Oficinas de Arte
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) continua com inscrições abertas para a segunda etapa das Oficinas de Arte. Até o final do mês, os interessados devem procurar a seda da instituição para garantir suas vagas para as aulas gratuitas de violino, violão, teatro, canto e pintura. Eles devem se dirigir à Rua Jorge Amado, número 21, Centro.
As inscrições foram abertas feitas na segunda-feira (14) e as aulas devem começar na primeira semana de agosto. Os interessados precisam apresentar cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência. “Apenas moradores de Ilhéus têm direito à gratuidade”, explicou a diretora-presidente, Eugênia Célia Siqueira.
Quem deseja aprender a tocar um instrumento musical pode escolher entre duas opções. As aulas de violino serão ministradas por Maikel Lelis, enquanto as de violão por Luciano de Lucas. Já quem deseja aperfeiçoar suas técnicas para soltar a voz, pode participar das aulas de canto, conduzidas por Antônio Mello.
Outras opções para trabalhar o lado criativo são os cursos de teatro e pintura. O primeiro ficará a cargo de Vicente D’Ávila, diretor do Teatro Municipal de Ilhéus, enquanto o segundo será ministrado por Carlos Makalé. Há ainda o de arte em papel, com Jô Ferreira, ensinará técnicas de trabalho com papel machê. Ao final das atividades, os alunos receberão certificados e realizarão uma mostra do que foi produzido.
Outras iniciativas gratuitas desenvolvidas pela Fundação Cultural de Ilhéus são os projetos “Ginga de Angola” e “Danças no Foyer”, no Teatro Municipal. O primeiro oferece aulas de capoeira angola, às 18 horas das segundas-feiras, enquanto o segundo ministra aulas de iniciação à dança às 18h30min das terças-feiras. Há ainda o “Fascinarte”, que acontece nas quintas-feiras, às 14 horas, na sede da instituição. São oferecidas aulas de ioga e dança para pessoas de ambos os sexos, com idade superior a 50 anos.
Comunidade do Rio do Engenho presta homenagens à padroeira
O povoado do Rio do Engenho vai realizar uma série de homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora de Sant’Ana. A programação dos festejos começa nesta quinta-feira (17), com a novena cujo tema central é: “A exemplo de Senhora Sant’Ana queremos ser uma comunidade missionária para toda humanidade”. A festa é organizada pela Comunidade do Santuário Senhora Santana do Rio do Engenho, que pertence à paróquia São Francisco de Assis.
Em cada dia da novena será abordado um assunto diferente ligado ao tema central. Também estão previstas presenças de convidados a exemplo de escolas, associações, comerciantes e comunidades vizinhas. No domingo (20), após as reuniões, serão realizados batizados de crianças. O ponto alto das comemorações será no dia 26, com alvorada à meia-noite e procissão às 18 horas, seguida de missa solene.
A capela de Nossa Senhora de Sant’Ana é uma das mais antigas do país, já que sua provável construção data do primeira metade do século XVI. Há algumas lendas sobre a padroeira do povoado, onde funcionou um grande engenho de cana-de-açúcar. Contam que houve uma série de aparições da santa na beira do rio e a marca dos seus pés ainda pode ser vista nas pedras.
Segundo a igreja católica, Nossa Senhora de Sant’Ana é a avó materna de Jesus. Casada com São Joaquim, os santos são considerados padroeiros dos avós. Contam que o casal já tinha idade avançada quando teve sua filha Maria, que viria ser a mulher escolhida para gerar o filho de Deus