Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura recupera calçadão da avenida Lomanto Junior

Prefeitura de Ilhéus inicia convocação de aprovados

Fundaci e Ong Tia Marita vão oferecer curso de elaboração de projetos culturais

Projeto Danças no Foyer no Municipal

Prefeitura recupera calçadão da avenida Lomanto Junior

A Prefeitura de Ilhéus está recuperando a calçada da avenida Lomanto Júnior, principal artéria do Pontal, bairro que fica na zona sul da cidade. Os recursos são oriundos do próprio município e os trabalhos executados pela Secretaria de Engenharia e Obras. A recomposição das pedras portuguesas beneficia uma extensão de passeio, com cerca de mil metros e os serviços fazem parte do projeto de reurbanização das áreas deterioradas por falta de manutenção dos governos municipais anteriores.

Além de recuperar o calçadão, que começa na cabeceira da ponte Ilhéus/Pontal e termina na Universidade Livre do Mar da Mata (Maramata), os serviços visam devolver aos moradores a área em ótimas condições para a prática de caminhadas. O espaço é bastante procurado Pelos moradores, que utilizam para o desenvolvimento de atividades físicas e passeios nos finais de tardes.

Técnicos da Secretaria de Engenharia e Obras informaram que depois de fazer a recuperação total do calçadão da avenida Lomanto Júnior, a Prefeitura vai executar o mesmo trabalho na praça São João Batista, também no Pontal. Eles garantem que os serviços na Lomanto Junior serão concluídos dentro de pouco tempo, isso devido ao aumento de trabalhadores na obra de recomposição de pedras portuguesas.

Prefeitura de Ilhéus inicia convocação de aprovados

A Prefeitura de Ilhéus iniciou a convocação dos aprovados no último concurso público. Os primeiros a serem chamados são os que ficaram lotados na Secretaria de Educação. Eles devem se apresentar até o dia 12 de agosto, na Seção de Pessoal, que fica no segundo andar do Anexo das Secretarias. O horário de atendimento é de meio-dia às 18 horas.

A lista com o nome dos convocados foi publicada na última sexta-feira (11) e está disponível no térreo do Anexo das Secretarias, na Seção de Pessoal e na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica no Centro Administrativo, localizado na Avenida Itabuna. Foram chamados aprovados para os cargos de Professor, Pedagogo, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Porteiro para escolas da sede e zona rural do município.

Caso os convocados não compareçam para entregar os documentos necessários para admissão no prazo estabelecido, serão considerados desistentes. Neste caso, será chamado o aprovado na colocação subseqüente. Já aqueles que comparecerem, forem considerados habilitados e nomeados, devem tomar posse no prazo máximo de 30 dias após a publicação do ato de provimento.

O concurso público para a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao superior. O processo seletivo foi iniciado no dia 18 de maio, com a aplicação das provas objetivas. Aqueles que obtiveram mais de 50% de acertos foram aprovados, passando pela avaliação de títulos, de caráter classificatório, foi realizada nos dias 16 e 17. Os candidatos às vagas de Agente Administrativo, Guarda Municipal, Salva-vidas, Motorista categoria “D” foram submetidos à prova prática, no dia 28 de junho.

Fundaci e Ong Tia Marita vão oferecer curso de elaboração de projetos culturais

Integrantes de grupos de dança, música, teatro, artes plásticas ou interessados em geral poderão aprender mais sobre a elaboração de projetos culturais na capacitação que será oferecida pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Ong Tia Marita. O curso, que será gratuito, acontecerá no próximo dia 25, das 8 às 17 horas, no auditório da Fundaci. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no local.

Intitulado “Caminhos para a elaboração de projetos culturais”, o curso será ministrado pelo Assessor de Cultura da Fundaci, Pawlo Cidade. Entre os principais pontos abordados estão: democratização do acesso, acessibilidade, sustentabilidade e desconcentração. “Não há dúvida de que o crescimento da produção cultural é importante. Porém, o acesso ao que é produzido é fundamental para dar sentido a esse investimento”, disse o Assessor.

Regularmente, os governos estaduais e federais, além de entidades públicas e provadas, lançam editais de apoio cultural. Muitas vezes, a verba disponível deixa de ser utilizada pela falta de inscritos ou documentos elaborados de forma errada. “Elaborar um projeto cultural significa dizer os objetivos, público-alvo, estratégias, planejamento e retorno ao financiador”, explicou Pawlo Cidade.

Projeto Danças no Foyer, amanhã, no Municipal

O projeto Danças no Foyer, iniciativa voltada para o ensino da expressão artística, continua na programação do Teatro Municipal de Ilhéus e acontece a partir das 18h30min de amanhã (15). Direcionado para pessoas da terceira idade, o projeto também acolhe o público que não está nesta faixa etária, para isso basta querer freqüentar as aulas ministradas pela coreógrafa Sôanne Marry. São os diversos ritmos que têm levado as pessoas a procurarem o projeto de valorização da cultura da dança.

Coordenado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e a professora Sôanne Marry, o Danças no Foyer se tornou uma referência neste tipo de iniciativa, justamente pela qualidade do trabalho e na integração entre os alunos e os coreógrafos que ajudam pessoas a adaptarem-se aos ritmos. Durante as aulas, realizadas no foyer do Municipal de Ilhéus, sempre às terças-feiras, o público pode aprender a dar passos de salsa, merengue, samba, tango, bolero e tantos outros praticados nos salões de bailes.

A programação de julho do Municipal não pára por ai e na quinta-feira, a exposição de textos do artista Geraldo Lavigne de Lemos será inaugurada, às 18 horas. Na sexta-feira (18), o espetáculo teatral Noite na Taverna, da Cia Teatral Palco, vai ser apresentado para o público ilheense. É baseado na obra de Álvaro de Azevedo e os preços dos ingressos são R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

Dando continuidade a programação do Municipal, acontece ainda um festival de música gospel, aulas do Projeto Ginga de Angola, Danças no Foyer e o show Decolores, de Nozinho, cover de Tim Maia. Outros espetáculos serão apresentados, a exemplo do Auto do Boi da Cara Preta, Coração Safado, Vem Viver Melhor Idade!!!, que traz um elenco formado por artistas da Associação de Pré-idosos. Eles interpretam e dançam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *