Alunos de Nutrição fazem experimentos com leites e vitaminas em Ilhéus

Alunos do curso de Nutrição, recentemente implantado na Faculdade de Ilhéus, participaram do primeiro trabalho interdisciplinar, que envolveu as turmas do matutino e do noturno, apresentado no início do mês, na elaboração de projetos de pesquisa que visam integrá-los na proposta pedagógica da instituição de estímulo à cultura empreendedora. A interdisciplinaridade já é uma prática adotada nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. No próximo semestre, o trabalho será apresentado pelos estudantes do curso de Enfermagem

Os estudantes realizaram diversos experimentos no laboratório de química, sob a supervisão da professora Mara Ruggiero, promovendo a análise de tipos de leites, vitaminas (sucos de frutas), proteínas, açúcar e bebidas. Cada turma foi composta por cinco grupos. Em cada tema proposto, foram destacadas as informações de cada nutriente e seus benefícios para saúde humana.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, professora Arabella Varjão, os alunos mostraram bastante entusiasmo na realização do interdisciplinar, já que passaram vários dias realizando as análises e pesquisas. Ela considerou o trabalho muito proveitoso, de modo geral, e adiantou que em breve será transformado em oficinas.

Entre os destaques, citou uma análise feita por um grupo que estudou efeitos das bebidas alcoólicas. “Eles realizaram a demonstração utilizando um simulador de bafomêtro construído por eles mesmos, de forma artesanal, com uma garrafa de água mineral e duas hastes, para mostrar o mecanismo que ocorre com o sopro de uma pessoa que consumiu alguma dose de álcool”, disse a professora, acrescentando que a experiência não mede o teor de álcool, mas ajuda a explicar as patologias causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas e suas calorias.

Ela ressaltou que o principal objetivo do trabalho interdisciplinar, cuja avaliação é feita por todos os professores do curso de Nutrição, é fazer com que os alunos tenham uma visão mais prática e não fiquem apenas nas teorias em sala de aula. “Apesar de serem alunos do primeiro semestre, em todas as atividades propostas, eles demonstraram muito desempenho e responsabilidade”, afirmou Varjão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *