Banco da Vitória vai ganhar escola de ensino fundamental
Seleções de Ilhéus participam dos Jogos Abertos do Interior
Prefeitura recupera pistas do São Miguel
Secretaria de Saúde de Ilhéus prepara campanha de vacinação contra rubéola
Creas Sentinela de Ilhéus realiza ação nas Centrais de Abastecimento
Banco da Vitória vai ganhar escola de ensino fundamental
O local que há muitos anos funcionou como Matadouro Municipal da cidade ganhará nova utilidade de acordo com projeto desenvolvido pela Secretaria de Obras de Ilhéus, que visa transformá-lo numa moderna unidade escolar para ensino fundamental. Com a construção da escola, dezenas de crianças do Banco da Vitória e de localidades próximas, a exemplo de Salobrinho e Vila Cachoeira, devem ser beneficiadas.
De acordo com o projeto, serão construídas dezoito salas de aula, laboratório de informática, diretoria, secretaria, sala de professores, cantina, sanitários e espaço para convivência. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, além da estrutura do prédio onde funcionou o matadouro, também será utilizada a área do fundo para a construção da escola. O projeto encontra-se em fase final e logo depois segue para a fase de orçamento e de processo de licitação.
Ainda conforme a Secretaria de Obras, após a tramitação legal do processo licitatório, o novo colégio municipal terá um prazo de 90 dias para ser entregue à comunidade, constituindo-se em uma das melhores unidades da rede, uma vez que há espaço suficiente para realizar as obras, com amplas salas, e oferecendo conforto e segurança para estudantes e professores.
Seleções de Ilhéus participam dos Jogos Abertos do Interior
Os atletas das seleções ilheenses de basquete e de futsal intensificaram seus treinamentos para participar do zonal dos Jogos Abertos do Interior, que acontece em Jequié, entre os dias 17 e 20 deste mês. As equipes integram o grupo sudoeste II e já vêm participando de diversas atividades esportivas, inclusive do campeonato baiano. Para participar do zonal, as duas seleções contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, que arcará com as despesas referentes à transporte, hospedagem e alimentação.
A competição, que reúne várias cidades do interior da Bahia, segue até setembro, quando acontecem as finais. A Secretaria municipal de Esporte e Cidadania acredita que ambas as equipes possuem chance de chegar até a etapa final da competição, pois, tanto a equipe de basquete como da equipe de futsal têm mostrado desempenho equivalente as de grandes seleções do estado.
Pela seleção de basquete, comandada há quinze anos pelo treinador Giordino Tomáz, participam os atletas Paulão, Alan, Daniel, Zé Ricardo, Alisson, Aslan, Pedro, Iuri, Leonardo, Diógenes, André e o ala ilheense Ednei, que atua em São Paulo, mas volta à cidade para reforçar a equipe. Já a seleção de futsal, que traz à frente o técnico Márcio Brandão, será representada pelos jogadores Matheus, Marcelo, Marlon, Diogo, Kiko, Márcio, Nelito, Railan, Léo, Zezinho, Maurício e Alexandre.
Prefeitura recupera pistas do São Miguel
O bairro São Miguel, comunidade de pescadores que fica localizada em uma península ao norte da cidade, é um dos muitos locais de Ilhéus que vem recebendo atenção da atual administração municipal. Com a determinação de acabar com um problema que vinha se arrastando há anos, a prefeitura está recuperando as ruas que cortam a localidade, isso para possibilitar condições de segurança aos moradores e motoristas que trafegam no bairro. A operação tapa-buracos atende solicitação da comunidade que sofria com as péssimas condições das pistas.
Segundo a Secretaria de Engenharia e Obras, os trabalhos são realizados com recursos do próprio município e visam ainda por fim a uma situação de insatisfação por parte dos moradores da localidade e dos motoristas que utilizam as vias para fazer entrega de produtos em estabelecimentos comercias. Facilitar o acesso do transporte coletivo que atende aos usuários do bairro e das pessoas que procuram as praias do São Miguel nos finais de semana, foi outra razão encontrada pela administração municipal para a realização dos trabalhos.
Secretaria de Saúde de Ilhéus prepara campanha de vacinação contra rubéola
A Secretaria de Saúde de Ilhéus está se preparando para a campanha nacional de vacinação contra a rubéola, que acontecerá a partir do dia 09 de agosto e vai até 13 de setembro. Na última quarta-feira (9), foi realizada uma reunião entre o Departamento de Vigilância à Saúde e os coordenadores da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Imunização. O objetivo foi discutir a microprogramação dos trabalhos, que serão zoneados.
O objetivo da campanha de vacinação contra a rubéola é erradicar o vírus do país, assim como aconteceu com a varíola, a poliomielite e o sarampo. Desta vez, não serão vacinadas apenas as mulheres, mas também os homens com idade entre 20 e 39 anos. “A meta do Ministério da Saúde é acabar com a doença até 2010, conforme foi acordado junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas)”, disse a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Com a imunização de homens e mulheres, pretende-se também acabar com os casos da Síndrome da Rubéola Congênita nos recém-nascidos, que causa seqüelas como surdez, retardo mental, diabetes, autismo e cegueira. “Caso a gestante contraia a doença, pode ocorrer ainda abortos, bebês prematuros e de baixo peso”, explica Cássia.
Diferente das campanhas anteriores contra a rubéola, a deste ano enfocará a população do sexo masculino. Como o público-alvo sempre foi as mulheres, a fim de prevenir a incidência da doença em grávidas, os homens ficaram desprotegidos, contraindo e transmitindo o vírus. Todos deverão tomar a vacina, independente de já terem sido imunizados ou não.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa, transmitida pelo ar. Os principais sintomas são febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e nuca. Após o contágio, os sintomas aparecem em média após 18 dias e são parecidos com uma gripe comum. A única forma de prevenção é através da vacina, que é injetável.
Creas Sentinela de Ilhéus realiza ação nas Centrais de Abastecimento
Com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus está visitando as Centrais de Abastecimento da Urbis e do Malhado. O trabalho começou há cerca de dois meses e visa conscientizar os adultos a cerca do crime. “Ao ter relações sexuais com menores de 18 anos, a pessoa pode ser presa. A pena varia de quatro a 10 anos de reclusão além de multa”, informou a coordenadora Vânia Darri.
A ação nas Centrais de Abastecimento é realizada em horários quando os jovens não estão fazendo programa, uma vez que o público-alvo são os adultos, possíveis clientes que pagam para fazer sexo com a criança ou adolescente. Sempre duas educadoras abordam os comerciantes e consumidores para explicar a gravidade do crime e distribuir material informativo.
O trabalho de combate à exploração sexual infanto-juvenil na Central de Abastecimento da Urbis já vem surtindo efeitos. Segundo a educadora Janaína Clement, por ser um local menor e inserido num bairro residencial, o trabalho de conscientização é facilitado. “Estamos em fase de observação no Malhado a fim de traçar a melhor estratégia para abordagem do assunto”, disse a educadora.
A exploração sexual é diferente do abuso sexual por haver há um adulto que paga para fazer sexo com a criança ou adolescente. Geralmente, a prática é conseqüência da pobreza e violência doméstica, fazendo com que crianças e adolescentes saiam de seus lares e busquem alternativas de renda. Para denunciar o crime, não é preciso se identificar, basta ligar para o Disque 100. A chamada é gratuita e pode ser feita até de orelhões entre as 8 e 22 horas.