A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei número 033/2008 que autoriza o município a doar ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia(CEFET-BA) uma área de terras no bairro do Banco da Vitória para a implantação de uma unidade educacional no município. Também foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de Lei número 034/2008 que autorizou o município a desapropriar e doar um terreno situado na rodovia Ilhéus-Olivença para a construção de uma Colônia de Férias e Complexo de Lazer destinado aos comerciários, que funcionará também como um hotel-escola preparando mão de obra para o mercado de trabalho.
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Alisson Mendonça, explicou que o projeto foi colocado em votação após reunião com os mais diversos segmentos ligados ao comércio. No encontro foram discutidos os avanços para a cidade a partir da implantação desses equipamentos. Para Alisson Mendonça, tanto o Cefet quanto o hotel-escola vão trazer grandes benefícios para o município, principalmente na qualificação dos jovens e adultos, preparando para o mercado de trabalho. “Precisamos estar atentos e buscar a cada dia gerar mais emprego e renda para os ilheenses. E a Câmara de Ilhéus cumpre mais uma vez o seu papel, a sua parte propiciando mais alternativas de empregos para nossa cidade”, explicou Alisson Mendonça.
De acordo com o projeto, o Cefet vai funcionar em uma área 33 hectares situada no bairro do Banco da Vitória, próxima à localidade de Vila Cachoeira. O empreendimento será construído dentro de um prazo máximo de três anos. O Cefet faz parte de um projeto do Governo Federal instituído pela Lei nº 8948, de 08 de dezembro de 1994. Na Bahia já existem unidades do Cefet nos municípios de Simões Filho, Vitória da Conquista, Valença, Camaçari, Barreiras e Porto Seguro. Para os vereadores, a doação do terreno será um grande passo para que seja implantada o mais rápido possível a unidade do Cefet também em Ilhéus.
Já a Colônia de Férias e Complexo de Lazer destinado aos comerciários funcionará em uma área de 30 mil metros quadrados onde hoje está a Fazenda Belo Horizonte, na rodovia Ilhéus-Olivença. Com a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, o município poderá investir na desapropriação dessa área o valor de R$ 60.000,00. O objetivo do projeto, além do espaço de lazer, será também de qualificar mão de obra nas mais diversas áreas ligadas a geração de emprego. Durante a sessão para a discussão do projeto, o presidente do Sindicato do Comércio de Ilhéus, Antônio Costa, apresentou um breve documentário mostrando o resultado de projetos semelhantes já implantados em outros municípios e reafirmou os benefícios que a cidade terá com esse equipamento.