Agências do BB abrem dias 12 e 13 para atender servidores municipais
Prefeitura recupera máquina para aumentar volume de obras
Ilhéus terá CAPS especializado para crianças e adolescentes
Sai resultado final do concurso para Guarda Municipal de Ilhéus
Sebrae de Ilhéus faz encontro com empreendedores culturais
Agências do BB abrem dias 12 e 13 para atender servidores municipais
A Prefeitura Municipal de Ilhéus informa aos servidores públicos municipais que ainda não realizaram a abertura de conta no Banco do Brasil, que tanto a agência do BB localizada na Marquês de Paranaguá quanto a sala anexa à Agência do banco no bairro Malhado funcionarão em expediente excepcional para atender aos funcionários públicos no sábado e no domingo, próximos, dias 12 e 13, respectivamente. Nos dois locais, o atendimento será feito das 08h às 12h e de 13h30min às 16h30min e será exclusivo aos servidores que ainda não abriram suas contas no Banco.
A partir desse mês, todos os funcionários do município receberão seus salários via conta-salário do Banco do Brasil, e por isso, devem realizar a abertura até a próxima semana. Porém, mesmo com a abertura no próximo fim de semana, a Prefeitura informa que o cronograma de atendimentos, que segue ordem alfabética, será mantido na próxima semana. Nos dias 14 e 15, devem se apresentar no anexo à Agência do Banco do Brasil no Malhado para a abertura de conta os servidores com as iniciais S, T, U, V, W, X, Y e Z. Após o término do cronograma, o Banco continuará realizando atendimento para abertura de contas no Posto de Atendimento no Anexo de Secretarias.
De acordo com a secretaria de administração, os servidores que já possuírem conta em uma das agências da cidade, não precisarão comparecer ao Banco. A medida, ainda segundo a Secretaria de administração, também se estende aos servidores que possuem contas em agências do BB de outras cidades. Maiores informações podem ser obtidas com a equipe do Setor Pessoal localizado no 2º andar do Anexo de Secretarias. Para abrir a conta no banco, o servidor deverá apresentar cópia de identidade, CPF e comprovantes de residência e de renda.
Prefeitura recupera máquina para aumentar volume de obras
Numa atitude de respeito ao dinheiro público e de responsabilidade com o patrimônio da cidade, a Prefeitura de Ilhéus recuperou uma máquina de grande importância para a realização de trabalhos de infra-estrutura, tanto na zona rural quanto na sede do município. Abandonada pela administração passada, no lixão do Itariri, a máquina tipo trator já está reintegrada à frota de veículos do município. Isso vai facilitar os serviços de abertura de ramais e recuperação das estradas vicinais sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior. A recuperação do equipamento ficou a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos.
Segundo informações de técnicos da prefeitura, o conserto do trator custou aos cofres públicos à soma de R$ 21 mil reais, mas a administração anterior preferiu ignorar sua importância, chegando a alugar uma outra por pagamento mensal com valor superior ao desembolsado para os reparos necessários. Nova, a máquina que foi reaproveitada pela Secretaria de Serviços Urbanos custa quase um milhão de reais. No lixão, onde foi deixada pela administração passada, aguardou conserto por três anos.
Uma dos equipamentos imprescindíveis à execução de trabalhos de infra-estrutura rural e urbana, o trator, que é aparelhado com esteira, foi mobilizado para auxiliar nos trabalhos de abertura de ramais e estradas rurais. Por ser bastante pesado, será utilizado para quebrar cascalho nas jazidas que fornecem o minério para nivelamento das vias. Além desta especificação, o trator é de grande relevância nos trabalhos de terraplenagem, entre outras capazes de contribuir de forma significativa para facilitar a vida da população.
Estima-se que a reativação do trator vai possibilitar mais de R$ 300 mil reais de economia anual aos cofres do município, isso se comparado ao valor que era pago, anteriormente, de aluguel pela máquina contratada. Os técnicos lembram que a população ganha com a atitude da administração atual, uma vez que passa ter oportunidade de ver o dinheiro público sendo aplicado de maneira correta.
Ilhéus terá CAPS especializado para crianças e adolescentes
Crianças e jovens ilheenses portadores de doenças mentais terão atendimento especializado em breve. O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia), em fase de finalização, funcionará na Avenida Osvaldo Cruz, no bairro Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O serviço atenderá pacientes de zero a dezoito anos incompletos, portadores de transtornos severos e persistentes a exemplo de autismo, psicoses e neuroses graves.
O CAPSia é um serviço de Saúde Mental de característica extra-hospitalar, seguindo os princípioS de ressocialização, estímulo à autonomia e melhoria da qualidade de vida das crianças e seus familiares. A equipe é multiprofissional, formada por psiquiatra, pediatra, enfermeiro, educador físico, psicólogo e assistente social
As crianças e adolescentes que serão atendidas pelo CAPSia de Ilhéus poderão desfrutar de atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, em período integral ou meio turno.. “O objetivo é capacitar e assessorar a rede básica de saúde, além de desenvolver ações intersetoriais como educação, esporte, cultura, lazer e trabalho”, explicou a coordenadora, Simone Pitágoras.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo CAPSia estão: Psicoterapia individual e em grupo, Consulta de Enfermagem, Atendimento Social, Consultas Médicas, Oficinas Terapêuticas, Grupos de Orientação, Grupos de Família e Visitas Domiciliares. Enquanto o centro não inicia suas atividades, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes com doenças mentais podem cadastrá-los no CAPS adulto, no bairro da Conquista, das 13 às 17 horas.
Sai resultado final do concurso para Guarda Municipal de Ilhéus
Os candidatos ao cargo de Guarda Municipal já podem conferir o resultado final do concurso público da Prefeitura de Ilhéus. Os nomes dos 951 candidatos habilitados estão disponíveis no site do Governo Municipal e do Serviço Nacional de Seleção Pública (Senasp), empresa responsável pelo processo seletivo: www.ilheus.ba.gov.br e www.senasp.com.br. A lista também está afixada no térreo do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, e no Centro Administrativo, na Avenida Itabuna.
Após passarem pela prova objetiva, aplicada no dia 18 de maio, os candidatos ao cargo de guarda municipal também foram submetidos ao teste de esforço físico. No dia 28 de junho, eles tiveram que realizar uma corrida de 12 minutos. A avaliação teve caráter eliminatório e classificatório, uma vez que foi exigido um número de metros mínimos a serem percorridos de acordo com a idade dos candidatos.
O Concurso Público para a Prefeitura de Ilhéus oferece 200 vagas para o cargo de Guarda Municipal. A nomeação dos aprovados obedecerá à ordem de classificação dos candidatos habilitados, acontecendo de acordo com a necessidade da Administração. Nos próximos dias, deverão ser divulgados os resultados finais das demais vagas.
Sebrae de Ilhéus faz encontro com empreendedores culturais
Para formar multiplicadores de metodologia de redes associadas, tendo em vista a difusão da cultura da cooperação e os empreendimentos coletivos existentes na Bahia, o Sebrae de Ilhéus se reuniu com diversos artistas da Costa do Cacau, para propor uma política para o desenvolvimento da cultura. O encontro aconteceu no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, sob a responsabilidade do coordenador estrutural da carteira organizada do Sebrae, Richard Alves. Atento às explicações didáticas do consultor do programa, Fernando Portela, o público ouviu a sua palestra que mostrou projetos viáveis sobre a qualificação de conscientização de agentes de cultura em cada município e como pode ser executado.
As ações do programa iniciam com o cadastramento de todos os municípios que integram a Costa do Cacau, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luzia, seguido da elaboração do projeto de desenvolvimento dos pequenos empreendimentos culturais voltados para a profissionalização do mercado cultural e também prevê revitalização de projetos ligados à artesanato, festas populares, de expressão e de teatro.
Segundo o consultor Fernando Portela, o programa tem dentre outros objetivos desenvolver no segmento cultural uma mentalidade empreendedora, introduzindo novos empreendimentos no mercado baiano, incentivar a criação de mecanismos favoráveis a geração de inovações na área cultural através da associação entre universidades e instituições de ensino e pesquisa, governos e instituições empresariais, além de transformar projetos culturais inovadores em bons negócios através de ambiente favorável para o início das suas operações, minimizados suas dificuldades e aumentando suas chances de se consolidar no mercado.
Opiniões – O músico Letto Nicolau, que coordena uma filarmônica no bairro Nelson Costa e programas voltados para o incremento da arte e cultura na zona sul de Ilhéus, considerou o encontro de suma importância. Pontuou que no mercado cultural a realidade não é diferente e se agrava à medida que se constata que os artistas carecem de profissionalização e comportamento empreendedor.
Já o diretor da Casa dos Artistas de Ilhéus, Romualdo Lisboa, destacou que os artistas necessitam de projetos viáveis e importantes como os apresentados pelo Sebrae, que visam melhorar a capacidade gerencial e estimular a formação de comportamentos empreendedor, facilitar o acesso a fornecedores, financiadores e compradores, buscar financiamentos para os pequenos empreendimentos culturais em bancos de fomento e fundos de capital de risco, além de ampliar as oportunidades de negócios no mercado cultural.