Pesquisa do Ibope divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 74% dos brasileiros avaliam que o ensino particular é “ótimo” ou “bom”, enquanto apenas 45% avaliam positivamente a qualidade do ensino público no País.
A opinião sobre o ensino público nos níveis médio e fundamental tende a ser mais desfavorável na proporção que cresce a escolaridade e renda dos entrevistados, avalia a CNI. Os brasileiros situados nas faixas salariais menores e com menos escolaridade avaliam melhor a escola pública.
Considerando os níveis de educação, os ensinos fundamental e médio públicos são os que recebem as piores avaliações, com menções positivas de 47% e 46%, respectivamente. Nas escolas particulares, a aprovação específica nesses níveis corresponde a 74% nos dois casos.
No que diz respeito a universidades, mantém-se a opinião da população de que as instituições privadas têm maior qualidade, a despeito dos resultados práticos verificados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o antigo Provão.
Segundo o levantamento CNI/Ibope, as faculdades públicas têm sua qualidade aprovada por 55%, enquanto nas escolas particulares a cifra chega a 70%.
Terra