Este ano, a festa de camisa Ticomia, realizada há 21 anos em Ibicuí, foi a maior de toda a sua história. Além do clima de euforia e entusiasmo que antecedeu o evento, no dia 22, o tempo bom, sem a tradicional chuva, contribuiu para o sucesso da festa que teve início pouco depois do meio-dia, com a banda Fala Mansa, seguida da Mastruz com Leite. Cerca de 8.500 pessoas estiveram na fazenda El Dourado e curtiram o maior evento fechado do São João no Sul da Bahia.
Além dos tradicionais freqüentadores do Ticomia, muita gente estreou na festa este ano. E tudo contribuiu para o grande sucesso do evento, que tem como promotores os empresários Sara e Douradinho, a começar pelas satisfatórias condições de tráfego nas estradas. O governo do Estado, através do Derba, conclui a pavimentação do trecho entre a BR-415 até a cidade de Ibicuí. Os três quilômetros que ligam a cidade até a fazenda El Dorado, apesar de não ter asfalto, também estavam em boas condições.
Até a decoração com motivos juninos e a disponibilidade dos serviços oferecidos, como distribuição de bebidas, churrasco, queijo coalho, acarajé, refrigerantes, sorvete de cachaça, água de côco e toilettes, foram bastante elogiados por quem conferiu todos os lances da festa. Foram montadas duas recepções de acesso, sendo que este ano os participantes receberam pulseiras que facilitaram o controle de entrada e saída do evento, bem como o direito de ir e vir de cada convidado.
Euforia – O clima de alegria e irreverência do Ticomia aumentou ainda mais quando a banda Aviões do Forró iniciou a apresentação do show em um dos palcos montados na área do evento. “Meu Deus, isso aqui parece um verdadeiro carnaval no São João. Nunca vi coisa igual, é demais”, declarou o turismólogo Rogério Brito, que foi pela primeira vez ao evento. Depois, a euforia continuou até o final da festa com os espetáculos das bandas Lordão, Adelmário Coelho e Forró do Muído.
Gente de quase todos os municípios do sul e sudoeste da Bahia participaram do Ticomia, além de Salvador, Minas Gerais, São Paulo e até de Brasília. Estiveram presentes também os prefeitos de Ibicuí, Cláudio Dourado, e de Ilhéus, Newton Lima, com suas respectivas comitivas. Aliás, a festa é potencializada em virtude do famoso e grande São João promovido há mais de 40 anos na cidade de Ibicuí.
Verão – O secretário de Turismo do Município de Ilhéus, Hermano Fanhing, participou do Ticomia pela segunda vez, a primeira foi em 1996. Ele afirmou que a festa tem organização perfeita, em função da boa estrutura para atendimento e com atrações de renome que estão sempre na mídia, cantando músicas que estão na boca da juventude. E ressalta: “gente bonita, bem comportada, segurança adequada e higiene, que é fundamental”. O secretário disse que sua expectativa é que na próxima temporada de verão a festa faça sua segunda edição em Ilhéus. “Esperamos levar novamente esta festa para o Verão Ilhéus: Ticomia no Verão Ilhéus. Já estamos em entendimento”, assegurou.
VM – DRT/BA 2459