“O avanço da Educação à Distância no Brasil” será tema de uma das conferências do II Seminário de Educação e Cultura da Bahia, o EducarBahia, que acontecerá no dia 12 de julho, em Ilhéus. Neste dia, o Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães será palco de um encontro de grandes profissionais de educação do país.
O tema referente à Educação à Distância será abordado pelo Diretor Executivo do Ensino à Distância da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Lenuzza. Ele vai discorrer sobre esta modalidade de ensino, que iniciou-se por volta de 1900 e ao longo dos anos passou a contar com o suporte das emissoras de rádio e tv, e mais recentemente, da internet. O professor considera que o avanço das tecnologias da informação e da comunicação tem impulsionado o ensino à distância, e a incorporação das mais diversas mídias à web transformou a rede mundial de computadores em uma verdadeira sala de aula virtual.
Esta será a segunda conferência do evento. A abertura ficou por conta do professor José Eustáquio Romão, doutor em História Social e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), diretor fundador do Instituto Paulo Freire no Brasil e autor de vários livros, como “Poder local e educação”, “Avaliação Dialógica”, “Dialética da Diferença” e “Pedagogia Dialógica”. Ele vai abordar o tema: “Pedagogias Freirianas”.
A última conferência, com o tema “A Ética do Fazer Pedagógico” será ministrada pelo professor Hamilton Werneck, doutorando em Educação pela Wisconsin International University de Idaho (USA). Werneck tem 21 livros publicados, sete DVDs educativos, e já realizou mais de 1.250 conferências em todo o Brasil. Se depender da experiência dos palestrantes, o II Seminário de Educação e Cultura da Bahia, o EducarBahia, terá sucesso garantido.
O II EducaBahia está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (Ibec), com a proposta de estimular a criação de um espaço de debate com produção e troca de conhecimento, que possam agregar valores ao campo educacional e cultural. Segundo o diretor do Ibec, Reinaldo Soares, as inscrições podem ser feitas na sede do Ibec (F: 3633-3205) e na Casa dos Artistas, em Ilhéus, no Ibec de Uruçuca (F: 3239-2001), de Ipiaú (F: 3531-3339), de Eunápolis (F: 3281-5608), na Empresa Junior da Facsul Itabuna ou pelo site: (www.ibeceventos.com).