Fiscalização Integrada garante ordenamento durante o São João
Ilhéus abre temporada de forró com muita animação
Comércio ganha novo fôlego com ações do governo municipal
Fiscalização Integrada garante ordenamento durante o São João
Para que a estrutura montada para a festa junina de Ilhéus funcione de maneira adequada, a Fiscalização Integrada estará presente com equipes na Avenida Soares Lopes e da Estância Hidromineral de Olivença. Até o dia 24, fiscais irão garantir o ordenamento dos festejos, fazendo com o São João possa ser um sucesso para os comerciantes e o público. Os fiscais estarão divididos em equipes e vão trabalhar todas as noites nos circuitos dos festejos e adjacências.
Reunindo as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio, Saúde, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Finanças e Administração, o objetivo é ordenar o comércio dos alimentos e bebidas, além de monitorar o volume do som. “A equipe está coesa e estimulada a realizar o trabalho de maneira eficiente”, declarou o assessor administrativo da Secretaria de Indústria e Comércio, Geraldino Rocha.
Um dos diferenciais deste São João foi a prioridade dada aos vendedores do município para trabalharem nos circuitos das festas. Em Olivença, a maioria é composta por moradores da localidade e a inscrição ficou por conta da administração do distrito. “Seguimos a determinação do prefeito Newton em valorizar os comerciantes locais, que pagam seus impostos e aplicam sua renda na cidade”, disse Geraldino.
Compondo o trabalho da Fiscalização Integrada, os fiscais de postura irão observar o ordenamento dos vendedores ambulantes, se estão nos locais devidos, utilizando as credenciais e uniformes padronizados. Também irão coibir a venda de bebidas em copos e garrafas de vidro, conforme determina o decreto assinado pelo prefeito.
A coordenação da Vigilância Sanitária também faz parte da Fiscalização Integrada e estará presente no Forró na Praia, na Avenida Soares Lopes, e no Forró Sem Fim, em Olivença. Os fiscais irão distribuir kits com toucas, luvas e máscaras aos comerciantes de alimentos e bebidas. Também irão inspecionar as condições higiênicas e distribuir a água para limpeza dos utensílios.
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente irão assegurar que o som da festa junina não ultrapasse os decibéis permitidos por Lei. Eles ainda irão dar o destino correto aos óleos utilizados nas frituras. “O produto será colocado em vasilhames e doado à Universidade Estadual de Santa Cruz para pesquisas com o biodiesel”, informou a gerente de comércio, Rosália Arraes.
A Fiscalização Integrada teve sua estréia, em janeiro, durante a Puxada do Mastro, em Olivença. O mesmo serviço teve continuidade no Carnaval e segue garantindo o ordenamento das festas populares. Os trabalhos são realizados sempre em parceria com os comerciantes, que participam de reuniões prévias sobre as normas que serão observadas. O resultado é a elevação da auto-estima dos vendedores e aumento da credibilidade perante os consumidores.
Ilhéus abre temporada de forró com muita animação
Com a abertura dos festejos juninos, os “forrozeiros de plantão” já iniciaram o arrasta-pé nos arraias instalados na praia da avenida Soares Lopes, centro histórico de Ilhéus, e praça Cláudio Magalhães, na Estância Hidromineral de Olivença. A iniciativa se estende até as primeiras da manhã do dia 25 de junho e conta com o apoio do Ministério e Secretaria Estadual do Turismo, Banco do Brasil (BB), Costa do Cacau-Convention Bureau e Associação Comercial de Ilhéus (ACI). São mais de 75 horas do som nordestino, incluindo os gêneros forró pé-de-serra, forró-eletrônico e xote. Tudo isso endereçado à população do município e aos turistas que visitam a cidade nesta época do ano.
O São João de Ilhéus é uma forma de incentivar o turismo, manter as tradições juninas entre as gerações e de traduzir manifestações populares de grande valor cultural para as comunidades do interior do Brasil, principalmente aquelas que vivem nas regiões nordestinas, como disse o prefeito Newton Lima. Outro dado lembrado pelo prefeito em relação à festa, é a questão do resgate das quadrilhas juninas, uma maneira de promover a integração entre a cidade e o campo.
Iniciada a temporada de forró, os apreciadores de comidas e bebidas típicas da ocasião, e da música que faz todo mundo se balançar, podem se esbaldar com as delicias oferecidas pelas barracas instaladas nos arraias oficiais da cidade. O licor, a canjica, a pamonha e o amendoim, é uma pequena mostra do que pode ser encontrado nas barracas. Quem for a um deles (arraias) vai encontrar estrutura adequada para se sentir bem. A tranqüilidade oferecida ao público é apenas um detalhe do esquema especial de segurança, que conta com 70 homens/dia.
Falar do São João que reúne praia e forró é não esquecer da quantidade e qualidade das bandas que já “acenderam a fogueira” nos arraias. Para manter as “chamas acessas”, sons das sanfonas, zabumbas e triângulos, entre outros instrumentos que dão o toque original à música nordestina criada pelo mestre Gonzagão, continuarão ecoando. Nomes do peso de Margareth Menezes, Daniela Mercury e Falamansa são alguns dos exemplos de como será a festa junina ilheense.
Programação – Instalado no principal cartão-postal da cidade, centro histórico de Ilhéus, o Forró na Praia da avenida Soares Lopes é uma das opções oferecidas para quem gosta de boa musica nordestina. A apresentação da quadrilha Cia. do Forró acontece a partir das 19 horas de sábado (21) e em continuidade a programação de shows das bandas, vêm Forró Saracu (20h30min às 22 horas), Forró Bom (22h30min à meia-noite), Castanha de Caju (00h3min às 2 horas da madrugada), Gang Cidade (2h30min às 4 da madrugada).
Domingo, no Forró na Praia se apresentam a quadrilha junina Nós não Liga e a Cravo e Canela. Depois disso sobem ao palco as bandas Sapeka, Afro Pop Bossa Nova, Calypso do Pará, S4&Cia e Simone Lessa & Banda. Segunda Feira é a vez da quadrilha Valentes Guerreiros e Harmonia do Forró e os shows de Açucena Cheirosa, Rasta Chinela, Daniela Mercury e Forró Kaiçara. Para fechar a programação, a quadrilha Explosão da Esperança e Faísca do Fogo se apresentam. Encerrar a temporada de forro na praia, as bandas Sergio & Rodrigo, Luiz Bob & Gonzaga, Margareth Menezes e Fetiche fazem shows.
Olivença – No segundo dia de festa no arraial do Forró Sem Fim, as bandas Xote Pegado, Mel de Forró, Fala Mansa e Nu Estilo fazem a alegria da moçada e de outras “tribos”. Domingo é a vez da Sapeka, Simone Lessa & Banda, Forró 4 Estações, Di Bali e Calypso do Pará. Segunda-feira ficou reservada para os shows de Xote Apimentado, Bom Calypso, Legião do Forró e Rasta Chinela. Para fechar o Forró Sem Fim , as bandas Mister Kuka, Zabumbahia, Lordão e Tony Fernandes vão mostrar para que vão à praça Cláudio Magalhães.
Comércio ganha novo fôlego com ações do governo municipal
“Passamos períodos muito difíceis. O comércio estava com pouco movimento, os lojistas sem capital para investir e o consumidor desestimulado para comprar, o que gerava um ciclo vicioso”. Assim o empresário José Carlos Silveira definiu a situação enfrentada por dezenas de comerciantes em Ilhéus durante alguns meses do ano passado. Porém, a partir de setembro de 2007, o comércio de Ilhéus passou a viver um novo momento. Além do centro histórico e comercial, outras áreas de importante fluxo comercial passaram a ser beneficiadas com o trabalho de melhoria de infra-estrutura implementado pela atual gestão municipal.
Outro fator que vem permitindo um novo panorama para o comércio local foi o anúncio da tabela de pagamento salarial dos funcionários municipais para os próximos seis meses, incluindo as datas de pagamento do décimo terceiro. Este compromisso firmado pela Prefeitura de Ilhéus em zelar pelo pagamento mensal programado dos funcionários municipais, vem garantindo maior tranqüilidade e segurança aos consumidores e melhor condição aos lojistas, que já podem abastecer seu estoque com mais planejamento.
Ações da Secretaria de Serviços Urbanos em conjunto com a de Obras também vêm colaborando para o reordenamento do centro da cidade. Além da limpeza diária em canteiros, ruas e em todo o centro comercial, a construção de dois trevos nas ruas 7 de Setembro e Manuel Paiva com a finalidade desafogar o trânsito bastante intenso, também vem sendo comemorada pelos que freqüentam o comércio. “O cuidado com a iluminação pública e o ordenamento do comércio informal também são outras ações contabilizadas”, afirma o secretário de serviços Urbanos, Carlos Freitas.
A parceria mantida entre a Prefeitura e entidades comerciais da cidade também estão elevando a auto-estima do empresário, que têm tido um canal aberto para discutir ações de fomento para o comércio. Com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Ilhéus manteve o apoio para a campanha “O Comércio de Ilhéus é Campeão – Aqui Você é o Número 1”, que engloba o Dia das Mães, Namorados e São e continua sendo o principal patrocinador das ações promocionais promovidas pela entidade.
Outra importante ação que vai promover a revitalização do comércio local foi a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Shopping a Céu aberto. Iniciativa estimada em cerca de 5 milhões de reais que visa adequar o Quarteirão Jorge Amado à proposta de um shopping center aberto. As obras da primeira fase, que conta com recursos na ordem de R$ 1. 560, 00, devem ser iniciadas ainda no mês de julho e estão previstos a instalação de novo piso, sistema de cabeamento subterrâneo. O projeto conta com o apoio do Sebrae, Ministério do Turismo, Associação dos Empresários do Quarteirão Jorge Amado – ASSEJA, entre outras entidades.