Prefeitura recupera praça na Conquista
Flores de Holambra continuam encantando público na Soares Lopes
Setur e Vigilância Sanitária orientam ambulantes e capeteiros para São João
Prefeitura recupera praça na Conquista
As obras de revitalização da praça Santa Rita, no bairro da Conquista, encontram-se bastante adiantadas e deverão ser concluídas até o final deste mês. Tocados com recursos próprios, os trabalhos compreendem a construção de um espaço equipado com parque infantil, rampa para portadores de necessidades especiais, bancos, mesas, canteiros, quiosques e banheiros masculino e feminino. A nova área de lazer e entretenimento da Conquista vai permitir maior integração da comunidade, além de oferecer bem-estar aos moradores, principalmente às pessoas aposentadas.
Para a construção da nova área de lazer e entretenimento, as secretarias de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos demoliram as ruínas da antiga praça. Elementos como bancos, monumento em concreto-armado e outros se encontravam em péssimo estado de conservação, devido à falta de manutenção por parte das administrações passadas. O estado da praça terminou afastando os moradores do convívio no local, já que se tornou em ruínas e servia de ponto de bêbados.
Aproximadamente 575 metros quadrados de área estão sendo recuperados pela Prefeitura. O intuito é de modernizar o bairro e criar espaços capazes de oferecer segurança, conforto e recreação. A área será utilizada como mecanismo de integração pela Associação Chap-chap e a obra é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro.
Segundo a empresa Ato – Ltda, que está à frente dos trabalhos, o novo espaço passará a funcionar com parque infantil; passeios contornarão a praça, que terá ainda serviços de jardinagem para deixá-la mais bela e atraente. Dois quiosques, banheiros masculino e feminino vão possibilitar mais conforto ás pessoas.
Flores de Holambra continuam encantando público na Soares Lopes
Prossegue até o próximo domingo, dia 22, na Avenida Soares Lopes, a feira itinerante “Ilhéus em Flor – Feira de Holambra. Aberta no último dia 12, a feira, que traz flores da cidade de Holambra (SP), responsável por 35% do mercado nacional. Além da exposição de mais de 3 mil espécies de flores, que também estão sendo comercializadas, a feira oferece ainda a venda de mudas e de arranjos florais, funcionando das 9 às 21h.
A “Ilhéus em Flor” integra as atividades do 474º aniversário da cidade e traz como principais propostas proporcionar aos visitantes o contato com as mais variadas espécies de flores, mudas e arranjos, e arrecadar fundos para o trabalho realizado na Casa da União de Ilhéus, entidade assistencial que atende a 300 crianças, promovendo palestras educativas, serviços médicos, doações de agasalhos e brinquedos com serviços médicos, entre outras ações. A Casa da União, fundada em 2001, desenvolve ainda o projeto Luz das Letras, alfabetizando adolescentes e adultos, e funciona atualmente no km 21 da Rodovia Ilhéus/Olivença.
Bonsai de Jabuticaba, Crisântemos, begônias, orquídeas e lágrima de Cristo são algumas das espécies de flores que podem ser encontradas nos oito estandes montados. Além da beleza, os preços populares têm chamado a atenção dos visitantes, que comemoram a realização deste evento. A empresária Marta Sales afirmou que visitou a feira várias vezes. “Além de uma opção de lazer para a família, a feira nos proporciona adquirir espécies bonitas e preços acessíveis”, afirmou.
O evento também abriga espaço dedicado para apresentações voz e violão com artistas regionais, grupos musicais e corais, sempre a partir das 17h. A feira “Ilhéus em Flor – Feira de Flores de Holambra,” está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Viametro Transportes, Associação do Turismo de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Casa dos Artistas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, II Batalhão da Polícia Militar, dentre outras entidades e empresas locais.
Setur e Vigilância Sanitária orientam ambulantes e capeteiros para São João
Além de garantir a animação do arrasta-pé durante a festa de São João, a Prefeitura de Ilhéus quer garantir que os forrozeiros também possam desfrutar das comidas e bebidas com segurança. Na tarde desta terça-feira (17), a Secretaria do Turismo (Setur) e Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária darão todas as orientações aos comerciantes para garantir a boa qualidade dos produtos vendidos. A palestra e credenciamento acontecerão às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus.
Ao todo, são 66 vendedores ambulantes associados, baianas de acarajé, capeteiros e proprietários de trailers, que se inscreveram para trabalhar no São João de Ilhéus, no circuito da Avenida Soares Lopes. “Nosso objetivo é diminuir o risco de doenças transmitidas por alimentos e também dar maior credibilidade aos comerciantes”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta.
A palestra voltada aos ambulantes terá como foco principal a forma correta de manipular os alimentos e os pontos de risco de contaminação de comidas e bebidas. “Daremos orientações sobre como evitar que as comidas e bebidas transmitam doenças aos consumidores. Explicaremos como será aplicado o roteiro de inspeção”, frisou o palestrante Maurício Policarpo, que é técnico em segurança alimentar. Entre os itens que devem ser observado está o gelo, que deve ser filtrado; as frutas, que precisam ser resfriadas e o acondicionamento dos copos descartáveis.
Além das orientações, os comerciantes de alimentos que trabalharão durante o São João receberão um kit de higiene com máscara, touca e luva especial para manipular alimentos. Durante a festa, também serão disponibilizados tonéis para que as baianas de acarajé depositem o óleo utilizado nas frituras sem poluir o meio ambiente. “O nosso maior objetivo é fazer com que todas as festas populares sejam positivas para comerciantes e consumidores”, declarou o secretário Hermano Fahning.
O São João 2008 de Ilhéus acontecerá entre os dias 20 e 24 deste mês, com o Forró na Praia, na Avenida Soares Lopes e o Forró Sem Fim, em Olivença. Entre as grandes atrações estão: Daniela Mercury, Margareth Meneses, Fala Mansa e Calypso do Pará. E ainda as bandas regionais: Lordão, Zabumbahia, Circuito Fechado, Fetiche, S4 & Cia, Açucena Cheirosa, entre outros. Também está previsto o tradicional concurso de quadrilhas juninas, com eleição da rainha e princesa da festa.