Petrobras busca petróleo em Ilhéus

A Petrobras iniciou dia 20 de maio a perfuração do poço marítimo denominado 1- BAS -139 (Bahia Submarino n° 139) na costa de Ilhéus. Este poço tem a finalidade de testar a existência de óleo e gás na bacia de Camamu-Almada, em local cuja profundidade do mar é de 1170 metros, considerado águas profundas. A plataforma semi-submersível SS-54 foi instalada no local no 15 de maio e a previsão de duração dos trabalhos é de 90 dias.

O empreendimento está situado no bloco BMCAL-6 (Bacia Marítima de Camamu Almada – 6) e obteve a licença prévia de perfuração do Ibama. A Petrobras participa do consórcio – em parceria com as empresas Queiroz Galvão, Norse Energy e El Paso – na condição de operadora.

Através da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), a Petrobras está desenvolvendo um processo de comunicação social com informações de todas as fases e aspectos relevantes do empreendimento. Recentemente foram realizadas reuniões em Ilhéus com representantes de várias entidades da região como poderes públicos, entidades civis, organizações não-governamentais e associações de pescadores, com o objetivo de informar os detalhes do novo empreendimento na região.

A Petrobras está executando um plano de investimentos para a Bahia orçado em quase R$4 bilhões até 2012. A atividade exploratória em águas profundas
no litoral sul da Bahia, além de outras como refino e biocombustíveis, estão inseridas nas estratégias da empresa para os próximos quatro anos.

De acordo com o gerente de de exploração e produção/Bahia, Antonio José Rivas, caso seja confirmada a existência de óleo e gás na costa sulbaiana e comprovada a viabilidade econômica da exploração, a produção será iniciada em quatro anos, com impactos positivos para a economia sulbaiana.

Fonte:Petrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *