Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura investe na recuperação de frota e aquisição de novos veículos

Prefeitura realiza mais obras de infra-estrutura na cidade

Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia campanha de vacinação contra pólio

Ilhéus comemora Dia do Meio Ambiente com várias atividades

Curso de bijuterias do Cras eleva auto-estima de alunos

Prefeitura investe na recuperação de frota e aquisição de novos veículos

Um veículo tipo micro ônibus para atendimento médico na zona rural, um trailer para atendimento médico em eventos e mais três carros saveiro para auxiliar no combate à dengue. Estes são alguns dos veículos que devem estar à disposição da comunidade nos próximos dias, já que a Prefeitura de Ilhéus tem investido, com recursos próprios, na recuperação de veículos e aquisição de nova frota para agilizar o serviço prestado em todo o município. As secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos são alguns exemplos de setores da Prefeitura que já estão sendo beneficiados com a iniciativa.
Na última segunda-feira (02), a comunidade voltou a ser beneficiada com a entrega de duas novas ambulâncias e de um veículo tipo van, para ser utilizado no transporte de pacientes que precisam fazer radioterapia em Itabuna, e que antes contavam apenas com uma antiga Kombi para transportá-las. Para o secretário Municipal de Saúde, José Eduardo Salomão, essa ação mostra o quanto o governo municipal está preocupado com a segurança e bem-estar das pessoas que precisam utilizar esses serviços. “Nosso objetivo é oferecer um serviço público de saúde digno e acessível à todos ”, afirmou.
Até o final deste mês, a Secretaria de Saúde deve receber mais cinco veículos que também estão sendo adquiridos com recursos próprios e ainda de acordo com o secretário Salomão devem ser utilizados para otimizar os serviços da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonozes – CCZ, e demais setores que estejam necessitando de transporte. “Ao todo, a Secretaria de Saúde já recuperou mais de 20 veículos, todos com recursos da atual gestão”, contabilizou.
Serviços Urbanos – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também vem recuperando boa parte da frota que se encontrava abandonada e inutilizada por falta de manutenção necessária. Ela deve receber até o final desta semana um trator esteira e uma pá carregadeira. Segundo balanço feito pelo Secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Carlos Freitas, desde setembro do ano passado, já foram recuperadas 5 caçambas, 2 caminhões à vácuo para esgoto, dois carros da marca Gol, sendo um para a guarda municipal, além de uma patrol.

Prefeitura realiza mais obras de infra-estrutura na cidade

Em mais uma iniciativa de infra-estrutura urbana e de transformação de aspectos da cidade, a Prefeitura de Ilhéus iniciou os trabalhos de recomposição a paralelos e drenagem pluvial na rua Rodrigues Alves, no bairro da Conquista. Ainda como parte do projeto de recuperação dos logradouros da sede do município, a Secretaria de Engenharia e Obras está pavimentando o trecho da rua Ipanema que fica entre as avenidas ACM e Litorânea Norte. Os trabalhos foram determinados pelo prefeito Newton Lima para atender antigas reivindicações de moradores e usuários.
No que trata dos trabalhos de infra-estrutura urbana que estão sendo realizados na Rodrigues Alves, o secretário Paulo Goulart informou que neste logradouro o serviço de drenagem pluvial é imprescindível, tendo em vista os problemas causados pelas águas em épocas de chuvas. Para deixar a rua no mesmo nível e acabar com os buracos que surgiram ao longo dos anos na pista, isso por falta de manutenção das administrações anteriores, a Prefeitura está recompondo a pavimentação.
O secretário disse que esta obra e as demais que já foram concluídas e estão sendo feitas nos bairros e região central, fazem parte do trabalho que a Prefeitura está realizando no sentido de humanizar a cidade e oferecer qualidade de vida à população fixa e bem-estar aos turistas que visitam o município. Disse ainda que os recursos para a execução das obras são oriundos da própria Prefeitura e que o prefeito Newton Lima está se empenhando muito para a concretização dos trabalhos.
Ipanema – No que diz respeito à pavimentação a paralelos na rua Ipanema, trecho que liga a avenida ACM à Litorânea Norte,no bairro do Malhado, o secretario explicou que ela compreende cerca de 50 metros, mas o trabalho é extremamente importante, uma vez que o logradouro é um dos elementos de ligação de duas importantes vias da cidade. A obra atende solicitação dos moradores, tanto aqueles que residem nesta rua quanto na Agamenon Magalhães, que fica próxima. Os proprietários de carros que utilizam à rua costumam reclamar muito da situação de abandono a que foi submetida.
Os pedidos para a realização da pavimentação deste trecho da rua Ipanema vinha sendo reivindicado há mais de 12 anos, sem que houvesse qualquer sinalização positiva por parte dos gestores municipais anteriores, segundo informou o presidente da Colônia de Pescadores Z-34, Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho). Com os serviços, a colônia que fica situada no logradouro também será beneficiada, já que a pavimentação vai facilitar o acesso à sede da instituição.
Anteriormente, a Prefeitura fez a recomposição a paralelos em outro trecho da rua Ipanema, para facilitar o trânsito de carros e pedestres. O Hospital Coci funciona no final da rua Ipenama e isso movimenta bastante o logradouro.

Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia campanha de vacinação contra pólio

A Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (02) pela zona rural, nas localidades que fazem limites com outros municípios. Para imunizar todas as crianças menores de cinco anos, foram mobilizadas oito equipes volantes a fim de cobrir vilas, distritos e povoados.
A partir da próxima segunda-feira (09) a vacinação contra poliomielite (ou pólio) será iniciada na zona urbana. A meta do município é que sejam vacinadas mais de 19 mil crianças menores de cinco anos. “A parceria com os pais e responsáveis será muito importante para que nenhuma criança deixe de ser imunizada contra o vírus que provoca a paralisia infantil”, declarou o secretário de Saúde, Eduardo Salomão.
O ponto alto da campanha será no próximo dia 14, Dia Nacional da Vacinação contra a Pólio. Integrando todas as unidades de saúde, estarão disponíveis 51 postos fixos e volantes espalhados pela cidade. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que até o final da campanha, no dia 28, sejam imunizadas mais 95% das crianças.
A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989. Mas o seu vírus ainda está ativo em países da África e Ásia. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, “como Ilhéus é uma cidade turística, com porto e aeroporto, devemos proteger nossas crianças para que a doença não seja re-introduzida”.

Ilhéus comemora Dia do Meio Ambiente com várias atividades

A Prefeitura de Ilhéus, através da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e da Secretaria do Meio Ambiente, vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, com coleta seletiva e exposição de trabalhos realizados a partir de sucatas. O lançamento de uma campanha que tem como objetivo contribuir com a despoluição mundial também faz parte da programação. A praça J.J. Seabra, no centro histórico de Ilhéus, servirá como palco das atividades que começam às 10 horas.
De acordo com o diretor da Maramata, Geerdhson Ribeiro, para a realização da programação serão instalados toldos, onde acontecerão à mostra dos trabalhos confeccionados a partir de papéis, garrafas peti e sacos plásticos. Tudo como resultado das sucatas retiradas das bombonas que serão utilizadas para a coleta seletiva. Artesãos se encarregarão de confeccionar os trabalhos.
Um repentista contribuirá com sua criativa para os apelos em defesa do meio ambiente em toda sua amplitude. A preservação das espécies de vidas do Planeta Terra e dos mananciais que garantem o ar que respiramos servirão como temas pelo artista para fazer os repentes e chamar a atenção do público em defesa das causas ecológicas urgentes.
Já a campanha que se estende até o mês de dezembro, se constitui na realização de um apagão voluntário, Está ação deverá ocorrer no dia 5 de cada mês, com a proposta de desligar os aparelhos eletroeletrônicos dos lares ilheenses por três minutos. Os coordenadores entendem que desta forma se reduz à emissão dos gases tóxicos que poluem o mundo de forma devastadora.
Além destas atividades, Ilhéus vai lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a realização de atividades cênicas. O Grupo Teatral Casa Camarim vai se encarregar de levar ao público encenações baseadas nas causas ecológicas, segundo disse o diretor da Maramata.

Curso de bijuterias do Cras eleva auto-estima de alunos

Os 11 alunos que concluíram o curso de bijuterias oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Nossa Senhora das Vitórias relataram não ter aprendido apenas a técnica, mas também tiveram suas auto-estimas elevadas. A entrega dos certificados aconteceu na manhã desta terça-feira (02), na sede local do programa, chamada de Casa da Família. “A idéia é possibilitar que cada um descubra suas potencialidades”, declarou a coordenadora, Maria Marta de Carvalho.
A solenidade que marcou a conclusão do curso foi iniciada com a apresentação pessoal de cada aluno, através de um cartaz feito por eles, que traduzia como foram transformados. Vários depoimentos emocionaram a equipe do Cras, sendo que todos giraram em torno da valorização pessoal. “Quando cheguei estava triste, pois achei que nunca faria nada além de cuidar da casa e dos meus filhos. Aqui tive a oportunidade de aprender mais, procurar outros cursos e ser mais feliz”, declarou Érica Castro.
O único homem da turma, Antônio Brito, disse que o curso de bijuteria fez com que ele quebrasse preconceitos. Segundo a assistente social, Áurea Oliveira, o relato dele foi importante para que outros homens possam procurar o Cras, que além de oferecer cursos profissionalizantes também encaminha os cidadãos para programas sociais e as redes de saúde e educação do município.
O curso de bijuterias durou todo o mês de maio, com duas aulas semanais. Parte do material foi adquirido pelo Cras e outra doada pela empresária Jana Bastos. “Fiquei emocionada ao ouvir os alunos. Não imaginava que teriam suas vidas impactadas desta forma tão positiva”, disse a empresária. Já a instrutora, Núbia Regina dos Santos, declarou que ficou muito feliz com os resultados da turma. Ela ainda informou que algumas alunas já estão vendendo algumas peças.
Enquanto as mães participavam do curso de bijuterias, as crianças realizavam atividades na brinquedoteca do Cras. Elas ficavam aos cuidados de toda a equipe da Casa da Família, composta por psicólogas, assistentes sociais e auxiliares administrativos. “Toda a família foi transformada e aprendeu mais sobre a importância dos relacionamentos e cuidados pessoais”, afirmou a assistente social, Sônia Mendonça.
A unidade do Nossa Senhora das Vitórias integra a rede dos quatro Centros de Referência em Assistência Social de Ilhéus. As Casas da Família foram implantadas em bairros que ficam em regiões estratégicas, de grande vulnerabilidade social. Também são beneficiados o Teotônio Vilela, na Rua Nossa Senhora da Conceição, 70; Banco da Vitória, na Rodovia Ilhéus- Itabuna, 531 e Barra, na Avenida Ubaitaba, 2004. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo telefone (73) 3634-1346.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *