Deputada oferece apoio à agricultura familiar

A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) participou, nesta segunda-feira, 2, do Seminário sobre Agricultura Familiar, no escritório da Ceplac em Ilhéus, e afirmou que o seu mandato está à disposição dos produtores rurais da região. O evento foi promovido pelo Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Ilhéus (Condecori), Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sul da Bahia (Coofasulba) e Território da Cidadania Litoral Sul.

Participante do evento a convite do presidente do Condecori, Gildeon Farias, Ângela Sousa ressaltou a importância do seminário e reafirmou o seu compromisso com a agricultura familiar. “Temos procurado apoiar os trabalhadores do campo, cobrando agilidade na execução do programa Luz para Todos, exigindo a recuperação de estradas que dão acesso à zona rural, a exemplo da Ilhéus-Buerarema, e buscando obter, junto aos órgãos governamentais, o compromisso com a diversificação produtiva da região sul da Bahia”, enfatizou.
O Seminário sobre Agricultura Familiar contou com as presenças do secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, do superintendente da Agricultura Familiar do Estado, Ailton Florêncio, do superintendente do Cenex, Cloildo Guanaes Mineiro, além da articuladora do Território da Cidadania Litoral Sul, Marília Anunciação, e do secretário de Agricultura de Ilhéus, Isidoro Gesteira.
Durante as atividades, houve assinatura de convênios, como os firmados entre a Seagri, a Coofasulba e associações de pequenos produtores visando a regularização fundiária de 500 propriedades rurais familiares em Ilhéus, implementação de projeto de inclusão digital e distribuição de 200 mil mudas de cacau, cupuaçu, seringa, goiaba, acerola, graviola, açaí, cajá e jenipapo, além de sementes de feijão, milho e hortaliças.
Foram ainda assinados convênios para a distribuição de alevinos implantação de agroindústria destinada ao processamento de produtos derivados da mandioca, introdução de jardins clonais de cacau em 20 assentamentos e associações de agricultores familiares e de uma área demonstrativa de Sistema Agroflorestal em assentamento rural. O seminário foi encerrado com uma palestra do pesquisador Josias Macedo, sobre o tema “Indução de resistência – pulverização e injeção em cacau”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *