Prefeitura adquire unidades de saúde com recursos próprios
Banco Central recebe ambulância e tem unidade de saúde reformada
Prefeitura começou a recuperar estradas da Estância de Olivença
Prefeitura adquire unidades de saúde com recursos próprios
A Secretaria de Saúde do município de Ilhéus dispõe de mais duas ambulâncias e um veiculo tipo van que será utilizado no transporte dos pacientes que necessitam fazer quimioterapia e radioterapia na cidade de Itabuna. Adquiridos com recursos próprios, as unidades foram entregues à população pelo prefeito Newton Lima. O ato de entrega foi realizado na tarde de hoje (2), na escadaria do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal. Com as novas ambulâncias, a frota passa a operar com quatro unidades.
Possibilitar rapidez no traslado de doentes e ampliar a oferta no atendimento foram os motivos que levaram a Prefeitura a adquirir as unidades. Disponibilizar transporte aos pacientes que não possuem recursos para se deslocarem às unidades hospitalares em outras cidades, foi outra razão para ampliar a frota da Secretaria de Saúde que atende à população de Ilhéus.
As ambulâncias básicas são equipadas com balão de oxigênio, maca, banco para acompanhante e enfermeiro. O veiculo que vai fazer o transporte diário de pacientes para Itabuna possui capacidade para 15 pessoas. A aquisição deste carro atende a uma antiga reivindicação de familiares e pacientes que são obrigados a se deslocarem para outra cidade em busca de tratamento médico de quimioterapia e radioterapia.
“Estes tipos de tratamento penalizam demais os pacientes que em sua maioria não possui recursos para pagar táxi depois das sessões. Diante deste quadro, o prefeito tomou a iniciativa de comprar o veículo e com isso minimizar o sofrimento das pessoas que se submetem à quimioterapia e radioterapia”, disse o secretário de Saúde, José Eduardo Salomão.
Ao entregar as ambulâncias à população, através da Secretaria de Saúde, o prefeito foi enfático ao dizer que se tratava de uma iniciativa de valorização humana, tendo em vista a necessidade de melhorar o atendimento médico no município, principalmente no que trata das camadas mais carentes da população.
Também em relação à compra dos veículos que auxiliarão no atendimento de saúde à população do município, o prefeito disse que está procurando mudar um pouco a realidade daqueles que procuram os serviços de assistência médica oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Banco Central recebe ambulância e tem unidade de saúde reformada
A comunidade do distrito de Banco Central está muito mais tranqüila em relação aos atendimentos na área de saúde. No último sábado (31), o prefeito Newton Lima, acompanhado de seu secretariado, entregou o posto de saúde local reformado e mais uma ambulância para o transporte de pacientes. Outra novidade será o atendimento odontológico que passará a ser oferecido na localidade. “Não prometemos nada do que estamos entregando, pois temos consciência do nosso compromisso em lutar pela melhoria da comunidade de Banco Central e de toda Ilhéus”, declarou o prefeito.
A Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) passou por reparos no telhado, sistemas elétrico e hidráulico, pintura, colocação de divisórias e novo piso. Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Salomão, o PSF de Banco Central foi a primeira unidade de Saúde distrital a ser re-inaugurada. Ele informou que a equipe de manutenção da Secretaria deverá recuperar cerca 40 postos da zona rural de Ilhéus, a maioria sucateada e pondo em risco a vida dos pacientes. “Antes tínhamos medo de entrar no Posto, pois o assoalho estava afundando”, disse a moradora Edneuza de Jesus.
A instalação do gabinete odontológico também foi comemorada pelos moradores do distrito de Banco Central. Aproximadamente cinco mil moradores da região distrital terão disponíveis serviços preventivos, como limpeza e aplicação de flúor, e também curativo, a exemplo de obturações e extrações. Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Carlos Ocké, os equipamentos instalados são os mais modernos e os atendimentos deverão ser iniciados em, aproximadamente, duas semanas.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, o PSF de Banco Central tem uma média de atendimentos de 20 pessoas por dia. E, segundo o médico responsável, Ronaldo Farias, estes números chegam a dobrar, dependendo do dia. Ele, que começou a exercer a sua profissão há 53 anos, no distrito, ficou satisfeito com a ambulância que ficará à disponível à unidade de saúde. “As pessoas tinham que pagar ou serem transportadas em caminhões. Eu, inclusive, já levei alguns pacientes no meu carro. Com certeza, a ambulância irá salvar muitas vidas”, afirmou o médico.
Outra ação comemorada em Banco Central foi a recuperação da estrada de acesso ao distrito. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira, explicou que as obras ainda estão em andamento e, de acordo com as condições do tempo, poderão ser concluídas em algumas semanas. “Por ser um dos distritos mais distantes, a 65 quilômetros, precisamos facilitar o acesso à sede do município”, declarou.
Acompanhando a entrega do PSF reformado e da ambulância em Banco Central, estiveram presentes também os secretários de Assistência Social, Ivanilton Silva; de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, e do Turismo, Hermano Fahning. Também acompanhou a solenidade o coordenador de Saúde Rural, Orlins Ferreira, o administrador do distrito, Silvino Bispo Oliveira, e o vereador Alcides Kruschewsky.
Prefeitura começou a recuperar estradas da Estância de Olivença
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior começou o trabalho de recuperação das estradas rurais do distrito de Olivença, no sul do município, e a primeira etapa compreende o trecho entre a região de Santana e Santaninha, A recuperação das estradas foi autorizada pelo prefeito Newton Lima com o fim de facilitar o escoamento agrícola, além do deslocamento das famílias e dos pequenos agricultores que têm propriedades nas áreas do distrito de Olivença.
O trabalho de recuperação foi iniciado na última quinta-feira e assim que esta primeira etapa entrar em conclusão, as máquinas irão para outras áreas do distrito. Também por determinação do prefeito Newton Lima, serão beneficiados diversos ramais, a exemplo daquele onde fica a Escola Tupinambá, o da Vila dos Crentes e Serra Negra.
O secretário Izidoro Gesteria disse que se o tempo continuar estável ficará mais fácil fazer o reparo nas estradas. Enfatizou a questão da localização delas, uma vez que grande parte de seus trechos corta áreas de montanhas e vales, o que dificulta o trabalho. A distância entre a jazida de cascalho, elemento utilizado para compactar a pista, fica longe do local onde está processando as ações e isso também retarda os serviços, segundo Gesteira.