Prefeitura Municipal de Ilhéus

População se sente mais segura após demolição de antiga fábrica

Estradas rurais de Olivença serão recuperadas

Prorrogada até o dia 30 inscrições para seleção na Secretaria de Turismo

Prefeitura de Ilhéus convoca 248 aprovados na saúde até dia 31

População se sente mais segura após demolição de antiga fábrica

Após anos de abandono e oferecendo risco à população, a antiga Fábrica de Chocolate Kaufmann foi demolida pela Prefeitura de Ilhéus. A maioria da população apoiou a atitude do Governo Municipal, que teve a preocupação com a segurança da comunidade, uma vez que o prédio fica ao lado do Terminal Urbano. “Já não era em tempo, pois vivíamos com a preocupação constante de um acidente fatal”, declarou o aposentado, Romário Góes.
A demolição da antiga fábrica de chocolate seguiu as normas do Código de Postura do Município, que determina a demolição de imóveis em situação precária e que coloquem a vida dos cidadãos em perigo. Segundo o presidente da Associação do Shopping Popular, Adriano Silvestre, “a atitude da Prefeitura foi correta, pois, além de afetar negativamente a paisagem, o prédio oferecia um grande risco às milhares de pessoas e veículos que transitam pelo local”.
O comerciante e técnico em segurança do trabalho, Marcos Caetano, também aprovou a ação da Prefeitura de Ilhéus em demolir a Fábrica de Chocolate Kaufmann. “A melhor forma de cuidar da população é prevenindo acidentes. E o imóvel apresentava risco iminente de desabar”, afirmou. A ação de demolição foi autorizada pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Município de Ilhéus, Júlio Gonçalves da Silva Júnior, que deferiu o requerimento no último dia 14.
A Fábrica de Chocolate Kaufmann foi uma das primeiras do Brasil e estava fechada há cerca de 30 anos. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus, Antônio Augusto Costa, lamentou pelo estado do imóvel histórico, mas disse estar mais tranqüilo após a demolição. “O prédio estava em ruínas e a segurança da comunidade precisa vir antes de qualquer interesse”, declarou.
Antes de demolir a Fábrica de Chocolate Kauffman, a Prefeitura de Ilhéus publicou um edital de notificação, no dia 7 de março, solicitando aos proprietários que demolissem o imóvel dentro de 30 dias, sob pena de ser promovida a demolição pela administração municipal. O pedido está fundamentado em dois laudos feitos pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiro e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), que assinalaram a demolição do imóvel como única solução para manter a segurança da população.
Inaugurada em 1928, a antiga fábrica de chocolate pertencia à família Kaufmann em parceria com a família Widberger, formando a Usina Victória. A empresa foi uma das pioneiras na industrialização do cacau e pertencia a Kaufmann & Cia, que começou a funcionar em 1908, como compradora do produto. Antes de fechar as portas, a fábrica extraía a manteiga, o liquor, a torta e o pó do cacau.

Estradas rurais de Olivença serão recuperadas

Em audiência com o secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, e o secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Isidoro Gesteira, o prefeito Newton Lima determinou o início das obras de recuperação das estradas rurais da Estância Hidromineral de Olivença. O prefeito, que já tinha conhecimento do estado precário das estradas dessa região, recebeu um relatório do secretário Alcides, que detalhou os problemas dos referidos acessos, facilitando a decisão sobre os trechos a serem beneficiados imediatamente.
Desta forma, as máquinas do município serão deslocadas esta semana para Olivença para recuperar o acesso do Alto da Serraria, trecho que compreende um quilômetro, beneficiando as famílias e produtores ali residentes, e, posteriormente o trabalho será realizado em Serra Negra. “Há muito tempo essas comunidades foram esquecidas, mas o prefeito Newton Lima, de pronto, decidiu em promover a recuperação dessas estradas, assim como toda a região do Acuípe de Baixo até o Acuípe de Cima”, afirmou o secretário Alcides Kruschewsky.
Segundo ele, o objetivo do prefeito é dotar essas estradas até Sapucaeira, Santana e Santaninha, de condições de tráfego para o escoamento da produção e deslocamento da população, beneficiando paralelamente o acesso à Escola Tupinambá. Já o secretário Isidoro Gesteira informa que está sendo analisada a possibilidade de estender os trabalhos até a Serra das Trempes, onde, além de pequenos produtores também residem no local famílias tupinambás.
Ao final da audiência, Alcides Kruschewsky agradeceu e parabenizou o prefeito pelo atendimento às reivindicações da população, especialmente a da zona rural, acrescentando que as obras são parte do seu compromisso como vereador representante da Estância Hidromineral de Olivença.

Prorrogada até o dia 30 inscrições para seleção na Secretaria de Turismo

Estudantes que estejam cursando o 5° semestre dos cursos de Turismo, Letras, Comunicação Social, História, Geografia ou Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) têm até o próximo dia 30, para se inscrever na seleção de contratação de estágios. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça Dom Eduardo, das 8 às 18 horas. Entre os documentos necessários para a inscrição estão cópia do comprovante de residência, da carteira de identidade e do CPF, anexados ao currículo.
O secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, lembra que o candidato precisa apresentar ainda os atestados de matrícula e freqüência fornecidos pela instituição onde estuda. “Essa instituição deve ser autorizada ou reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)”, afirmou. Uma equipe de profissionais da Setur aplicará o processo seletivo, que poderá ainda ser acompanhado por até cinco membros do Conselho Municipal de Turismo. Além da prova objetiva que trará conhecimentos específicos da área de turismo, geografia, história e cultura de Ilhéus, será aplicada ainda avaliação oral sobre conhecimentos gerais e inglês.
Os candidatos classificados passarão por um estágio probatório pelo período de um mês e aqueles que forem aprovados, mas não aproveitados dentro das 20 vagas, ficarão num cadastro de reserva. A validade da seleção será de um ano, podendo ser renovada por período equivalente. A carga horária do estágio remunerado é de 20 horas e o governo municipal arcará com bolsa no valor de R$ 300, 00 e vale-transporte.

Prefeitura de Ilhéus convoca 248 aprovados na saúde até dia 31

A Secretaria de Administração de Ilhéus está convocando os 248 candidatos aprovados no concurso público para preenchimento de vagas – objeto do edital número 001/2004 – na secretaria municipal de Saúde. Os candidatos devem comparecer até o dia 31 deste mês, ao setor pessoal da Prefeitura, situado no Anexo de Secretarias, no 2º andar, das 12 às 18 horas, para a entrega de documentos necessários à admissão.
O secretário de Administração, João Fraga Mello, explica que os convocados devem apresentar carteira do trabalho, atestados de antecedentes criminais de saúde ocupacional e uma foto 3x 4 recente. São necessárias ainda para o ato da admissão as cópias da carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de votação-eleição ou de justificativa de ausência, certificado de quitação com serviço militar, CPF, Pis/Pasep, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, comprovante de escolaridade e habilitação/ especialização específica exigidos para o emprego ao qual concorreu, comprovante de residência e número de telefone para contato. Para o cargo de motorista é preciso apresentar a carteira de habilitação classe D.
Além da divulgação em jornais de grande circulação na cidade, a convocação também já está sendo feita por carro de som e em emissoras de rádios locais e regionais. O nome dos convocados pode ser acessado no portal eletrônico da Prefeitura de Ilhéus www.ilheus.ba.gov.br ou se preferir, comparecer no térreo do prédio Anexo de Secretarias, na parte térrea do Palácio Paranaguá, na sede do Sinsepi e no prédio da secretaria municipal de Saúde. Os candidatos que não comparecer no prazo estabelecido serão considerados desistentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *