Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus promove programas de educação de trânsito nas escolas

Prefeitura vai construir mais um trevo no centro da cidade

Samu 192 recebe nova ambulância

Amanhã tem mais uma edição do Festival Ilhéus Dança

Comissão volta a discutir interdição da ponte


Ilhéus promove programas de educação de trânsito nas escolas

A Prefeitura de Ilhéus vai ministrar vários programas de educação de trânsito e as ações serão direcionadas a alunos da rede pública e privada de ensino do município, além de pais e professores. A iniciativa começa a ser desenvolvida no final do mês de maio e se estende até outubro, compreendendo a abordagens de temas a respeito de como se conduzir corretamente no trânsito para afastar os perigos de acidentes. A valorização da vida é o principal foco dos temas que serão abordados pela equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) do município.
A primeira etapa do “Projeto o Trânsito e a Escola – Programa Sala de Aula” acontece nas escolas Centro Comunitário Dr. Nelson de Oliveira Costa (zona sul), Heitor Dias (zona central), Herval Soledade (zona oeste), Pinóquio, Pequeno Davi e Vovô Isaac (zona norte). Nesta fase, as ações são voltadas aos alunos da 4º série do ensino fundamental e durante a aplicação de dinâmicas de 50 minutos eles produzirão trabalhos escolares referentes à educação no trânsito. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e será desenvolvido nos meses de maio e junho.
A secretária de Transporte e Trânsito, Elza Nogueira, disse que estas escolas servem como peça piloto do projeto “O Transito e a Escola – Programa Sala de Aula”. “As visitas a estes estabelecimentos demonstram o caráter permanente do projeto, podendo ser estendidas a outras”, afirmou. Com a ação de educação do trânsito realizada nas escolas, a Setrans procura conscientizar os alunos, pais e professores sobre os diversos aspectos do trânsito, principalmente os relacionados com conseqüências físicas e psicológicas que os acidentes de trânsito causam às vitimas, familiares e amigos.
Da programação do projeto constam ainda outras iniciativas de educação de trânsito, a exemplo de um curso de monitoramento de travessia que vai acontecer nos colégios particulares do Instituto Nossa Senhora da Piedade, São Jorge Fênix Ideal e Escola Joana D’arc. Este tem carga de 4 horas. A participação da equipe de Educação para o Trânsito nas reuniões de pais e professores, com o objetivo de firmar parcerias, é outra ação promovida pela Setrans para reduzir os índices de acidentes de trânsito no município. Este tipo de ação é desenvolvida durante todo o ano.
.

Prefeitura vai construir mais um trevo no centro da cidade

A obra que vai possibilitar o ordenamento do trânsito na rua Dom Manuel Paiva, centro histórico da cidade, já foi autorizado pela Prefeitura de Ilhéus. A construção de um trevo que servirá ainda como instrumento para auxiliar o fluxo de carros na rua Bento Berilo, principal corredor de ônibus e automóveis, vai começar nesta semana. Os trabalhos são da responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e fazem parte ainda do projeto de reorganização urbana da cidade.
Segundo o secretário Carlos Freitas, o trevo é uma antiga reivindicação de motoristas e pedestres que costumam trafegar pela rua Dom Manuel Paiva e Bento Berilo. “Além de ajudar na movimentação dos ônibus e automóveis que transitam nestas duas importantes vias do centro de Ilhéus, o trevo vai transformar aspectos urbanísticos do local”, disse o titular da pasta.
A necessidade de construção de um trevo na subida da rua Dom Manuel Paiva vai permitir que as pessoas façam a travessia da via com mais segurança, já que não existe sinal ou faixa de trânsito no local. Carlos Freitas disse que o trevo será parecido com o construído na rua Sete de Setembro, centro de Ilhéus, e visa melhorar as condições de trafego de pedestres e veículos.

Samu 192 recebe nova ambulância

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) de Ilhéus esta contando com mais uma ambulância, entregue na última segunda-feira (19). O novo veículo é um modelo mais novo dos já existentes, com maior espaço e menor consumo de combustível. “A cada dois anos, o Ministério da Saúde deve enviar novas ambulâncias para reposição de frota. Assim, o Samu poderá desempenhar seu papel com mais segurança e conforto para a equipe e pacientes”, disse o coordenador do serviço, Lissandro Barbosa.
A nova ambulância do Samu 192 de Ilhéus é um modelo básico que pode ser convertido em UTI móvel, conforme a necessidade. Ela dispõe de oxigênio, ar comprimido, maca escamoteável e dois faróis de milha, para socorrer vítimas os locais com pouca luminosidade. O veículo tem capacidade para sete pessoas, sendo dois lugares para pacientes e o restante para a equipe e acompanhante.
Com o novo veículo, o Samu 192 de Ilhéus dispõe de seis ambulâncias, sendo quatro para atendimento e duas de reserva. Esta distribuição é definida pelo Ministério da Saúde de acordo com a população de Ilhéus. Assim, caso haja algum imprevisto, sempre haverá uma ambulância extra, garantindo o desempenho do serviço.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ilhéus é acionado, gratuitamente, pelo telefone 192. Ele só deve ser solicitado em casos de emergência como: acidentes, queimaduras, choques elétricos, afogamentos, problemas cárdio-respiratórios, trabalhos de parto que haja risco para mãe ou feto, crises hipertensivas e tentativas de suicídio. Com o Samu, são reduzidas as chances de morte, o tempo de internação e seqüelas, uma vez que agiliza o atendimento das vítimas.

Amanhã tem mais uma edição do Festival Ilhéus Dança

A mais nova versão do Festival Ilhéus Dança está chegando ao fim e amanhã (21) acontece mais um espetáculo protagonizado pelas academias Dinâmica e Movimento, Tônus, Núcleo da Dança, Lambamérica Ritmos e o grupo afro Rasta Fayri. A terceira mostra do evento acontece a partir das 19 horas, ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. O festival integra o Projeto Escola com a Academia, uma iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) com as escolas de dança da cidade e região.
Depois desta apresentação acontece mais um espetáculo, isso para finalizar o Ilhéus Dança versão 2008. O encerramento será realizado na terça terça-feira (27), com as academias Sôanne Marry, Dinâmica e Movimento e Tônus. Nesta apresentação vai acontecer um número contando com a participação de professores e coreógrafos. As academias que vão fechar o festival são a Sôanne Marry, Dinâmica e Movimento, Tônus e o afro CEACI.
Realizado com o fim de mostrar para o público em geral o trabalho que está sendo desenvolvido pela academias da cidade, além de promover a dança e incentivar a expressão artística, o festival é uma forma de oferecer mais opção cultural para as pessoas. A Prefeitura é uma das principais incentivadoras do evento, por entender que ele representa a possibilidade real de impulsionar a expressão artística.
O festival estreou no último dia 7, com as academias Núcleo de Dança, Sôanne Marry, Tônus, Dinâmica e Movimento e o grupo afro Dilazenze. Nesta apresentação, a academia convidada foi a Iron Men. O segundo espetáculo da mostra de dança ficou por conta da galera mirim e foi realizado no dia 10 de maio. As crianças das academias fizeram à beleza do espetáculo infantil.

Comissão volta a discutir interdição da ponte

A comissão que estuda a interdição da Ponte Lomanto Junior, que liga o centro à zona sul de Ilhéus, continua buscando alternativas para minimizar os problemas de trânsito que podem ser ocasionadas pelas obras de recuperação da estrutura viária construída sobre o rio Cachoeira. Além disso, a comissão que voltou a se reunir na manha de hoje (21), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, vai ser oficializada através de decreto assinado pelo prefeito Newton Lima, que está bastante atento as questões referentes à interdição.
Por outro lado, a comissão está solicitando que o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) também procure soluções viáveis, isso no sentido de evitar que a população fixa e flutuante não sofra com o caos no trânsito, causado a partir dos serviços da reforma estrutural da via de acesso aos bairros da zona sul da cidade e municípios vizinhos, a exemplo de Una e Canavieiras.
Inaugurada em 15 de agosto de 1966, pelo então presidente da República, Castelo Branco, e o governador do Estado, Lomanto Júnior, a ponte nunca recebeu benefícios desta natureza. Os membros da comissão entendem que, apesar de ser de extrema necessidade, a obra não pode provocar grande impacto na vida das pessoas, desta maneira as reuniões são sistemáticas com o objetivo de promover discussões sobre a interdição, e o próximo encontro ocorrerá na próxima terça-feira (27).
Das discussões realizadas na manhã de hoje (21) participaram os secretários de Governo, José Nazal Pacheco Soub; de Transporte e Trânsito, Elza Maria Nogueira; e Planejamento e Obras, Paulo Goulart. O presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Mendonça; o vereador Alcides Kruschewsky, e o representante do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea), Plínio da Hora, acompanharam os trabalhos.
O capitão Vasco, representante do 2º BPM; o chefe da 13ª Ciretran, Washington Fonseca; o representante da Viação Viametro, Galvão Rodrigues, além do Diretor de Trânsito da Prefeitura, Luís Dória, e o presidente do Grupo de Ação Comunitária (GAC), Marcelo Mendonça, também participaram das discussões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *