A Casa dos Artistas de Ilhéus vai ceder o seu espaço para o oferecimento de uma oficina de capacitação sobre o Edital Pontos de Cultura, que será ministrada nesta sexta-feira (23) por representantes da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Entre as 9 horas e meio-dia, será dada prioridade às comunidades indígenas e, das 14 às 17 horas, aos grupos artísticos.
Acompanhando a oficina sobre o Edital Pontos de Cultura, estará presente a superintendente de Cultura da Secult, Ângela Andrade. “O nosso objetivo é valorizar, apoiar e potencializar iniciativas locais que, para crescerem, precisam de recursos financeiros e tecnológicos”, explica a superintendente.
Realizado através de convênio com o Ministério da Cultura, o EditaI vai selecionar 150 novos Pontos de Cultura na Bahia. Durante três anos, cada um receberá R$60 mil anuais para promover ações culturais em suas comunidades. A região Litoral Sul, onde está inserida Ilhéus e mais 14 municípios, será contemplada com nove Pontos. Segundo o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, “a presença da representante da Secult será excelente para tirar dúvidas a respeito do processo”.
Podem se inscrever grupos de capoeira, hip-hop, teatro, música, dança, circo, cultura popular, círculos de leitura, cineclubes, rádios comunitárias, entre outros. Para participar, é preciso atuar há dois anos na área de cultura e apresentar CNPJ. Os documentos e os manuais do Edital podem ser conferidos no site: www.cultura.ba.gov.br/pontosdecultura. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho.