Diante dos transtornos que têm sido causados aos ilheenses e após sucessivas solicitações dos moradores, a Câmara Municipal de Ilhéus está enviando ao governador da Bahia, Jaques Wagner, um ofício solicitando que a unidade do Departamento de Polícia Técnica(DPT) seja reativado em caráter de urgência na cidade. O documento foi assinado por todos os parlamentares que entendem que uma unidade importante como essa não pode continuar desativada. Além do ofício, o presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Mendonça(PT) já anunciou que estará solicitando uma audiência com o governador justamente para tratar desse assunto.
A denúncia já foi feita por diversas vezes no plenário da Câmara Municipal pelo vereador Aldemir Almeida, que considerou a desativação como um grande absurdo pois vem trazendo sérios prejuízos e transtornos principalmente para a população mais carente. Somente para se ter idéia dos transtornos, o vereador Aldemir Almeida, que também é médico legista, informa que para liberar os corpos para sepultamento a família da vítima é obrigada a encaminhar o falecido para Itabuna, onde será examinado e só depois liberado. Isso, segundo o vereador, envolve custos e tempo. Ele citou que muitas famílias não têm recursos para realizar esse procedimentos de encaminhar os corpos para Itabuna.
A desativação do DPT também já vinha sendo denunciada pelos ilheenses através da Ouvidoria da Câmara. Uma das ilheenses que procurou o serviço foi Elizabeth Souza, que considerou inaceitável o fato de que o DPT de Ilhéus seja extinto e os moradores sejam obrigados a se deslocar para Itabuna. Ela pediu providências aos vereadores para resolver esse problema. “Por favor, tenham compaixão da dor daqueles que perdem seus entes queridos e tenham que ficar esperando pelo DPT de Itabuna para liberar os corpos em casos de acidentes, crimes e outras fatalidades”, disse ela.
A expectativa dos vereadores é que o Governo do Estado possa viabilizar a reativação do DPT o mais rápido possível. “Trata-se de pequeno investimento comparado aos benefícios que essa unidade trará para os ilheenses”, explicou Alisson Mendonça. O requerimento solicitando a reativação do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus foi assinado por todos os vereadores de Ilhéus.