A Regional Mata Atlântica do Sebrae Bahia estará promovendo, a partir desta semana, sempre às quartas-feiras, no turno matutino, através do Ponto de Atendimento de Ilhéus, a 467 quilômetros de Salvador, uma inovação na assistência às micro e pequenas empresas (MPE). Trata-se de uma ação vivenciada com empresários do segmento dos pequenos negócios dos diversos setores da economia.
A ação estando sendo planejada e será executada por João Carlos Batista, graduado em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pós-graduado em Gestão de Negócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro. Ação tem o propósito de atender aspectos fundamentais para uma boa gestão no segmento dos pequenos negócios, a exemplo de formação do preço de venda, orientação para resultado e profissionalização dos custos.
Pelo projeto serão avaliados cenários em que há escassez ou sobra de recursos, evolução do empreendimento, necessidades de capital de giro, identificação do público alvo etc. O projeto também tem o objetivo de capacitar os empresários, já que é composto de ensinamentos que levam em consideração o dia-a-dia dos mesmos e sua preocupação na formação do preço de venda, muitas vezes com base no preço feito pelo vizinho. “O empresário não sabe se a empresa está tendo lucros, desconhece sua margem e os momentos em que há escassez ou sobra”, avalia João Carlos Batista.
Luiz Conceição