Usina nuclear deve ser implantada na Bahia

A Bahia deve receber pelo menos uma das quatro usinas nucleares previstas para serem implantadas no Brasil até 2030. A estimativa se baseia no Plano Nacional de Energia (PNE) 2030, que indicou as margens do São Francisco como o lugar ideal para a instalação de uma central nuclear. Por possuir grande fluxo de água, o rio permitiria o resfriamento dos reatores das usinas sem maiores danos ao ecossistema.


“Dos quatro estados banhados pelo São Francisco (Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco), a Bahia está mais gabaritada para ganhar essa primeira central, pois, além da sua posição geográfica, é o único estado brasileiro responsável pela matéria-prima utilizada no combustível dessas usinas, o urânio, retirado da mina de Caetité”, garante o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira de Oliveira.

Segundo o secretário, apesar de embrionária, a idéia já começou a ser amadurecida pelo governo baiano, uma vez que a construção de uma usina nuclear é um fator importante para alavancar o desenvolvimento da região. “Se depender da minha vontade já estamos no páreo para disputar esse investimento. A implantação de uma termonuclear permite o crescimento econômico local, sem falar que serve como mais uma fonte de empregos”, opina Oliveira.

Quanto aos danos causados por esse tipo de geração de energia, ele ressalta que o mundo já dispõe de tecnologias ambientais suficientes para reduzir os resíduos radioativos gerados pela usina nuclear, além de condições seguras de armazenamento do combustível utilizado. “Não só devemos entrar na concorrência, como temos tudo para sairmos como estado vencedor”, completa.

Correio da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *