Prefeito repudia ação de vandalismo contra trevo
Comissão apresenta alternativas para interdição parcial da ponte
Dia do Assistente Social é comemorado em Ilhéus
Atletas ilheenses buscam apoio para formar Liga de Jiu Jtsu
Prefeito de Ilhéus participa de Seminário da Amurc
Prefeito repudia ação de vandalismo contra trevo
O prefeito Newton Lima lamentou a atitude dos vândalos que durante a madrugada de hoje (15) depredararm o trevo construído na rua 7 de Setembro, centro de Ilhéus, numa iniciativa da administração municipal para reorganizar o trânsito naquele local. De acordo com testemunhas, cinco homens mascarados, portando marretas, promoveram a ação que derrubou a luminária, arrancou as plantas do jardim e quebrou o concreto da base do trevo. O ato de vandalismo ocorreu às 4 horas da madrugada de hoje (15), e foi presenciado por taxistas que trabalham próximo ao local e deixou indignados moradores da rua 7 de setembro e áreas adjacentes.
Os homens chegaram num carro tipo corola prata e caminhão baú de cor amarela, agiram e evadiram-se do local rapidamente. Para o prefeito Newton Lima, os responsáveis pela ação de vandalismo não devem ter nenhuma noção de onde vem o dinheiro que o município está disponibilizando para a realização das obras. “Os recursos que estão sendo investidos na infra-estrutura da cidade são oriundos de taxas e impostos pagos pelos morados, por esta razão, atitudes desta natureza merecem todo o meu repúdio porque dilapida o patrimônio público, bem da coletividade”. .
O trevo foi construído recentemente sob a responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos do município, com o objetivo de promover o ordenamento do trânsito nas ruas 7 de Setembro, Carneiro da Rocha, Ana Néri e praça Cairu, além de embelezar o local. Outro aspecto observado pelo secretário Carlos Freitas em relação ao trevo refere-se ao melhoramento urbanístico produzido no conjunto praça Cairu e 7 de Setembro.
A redução de acidentes na área, uma vez que o trevo disciplina o tráfego de pedestres e de veículos também foi citado pelo secretário, o qual ressaltou que outra preocupação foi com o aspectos visual, plantando-se mudas ornamentais no meio do trevo, instalando-se luminária estilizada para humanizar e embelezar uma das áreas mais movimentadas da cidade de Ilhéus. Segundo o prefeito Newton Lima, tudo será feito para que os culpados sejam conhecidos e punidos, “e para isso já determinamos que todos os setores competentes da Prefeitura agilizem as medidas”, afirmou.
Comissão apresenta alternativas para interdição parcial da ponte
Devido aos transtornos causados nos últimos dias 05 e 06, com a interdição parcial da Ponte Lomanto Junior, foi criada uma comissão para avaliar as melhores alternativas para minimizar o impacto causado pelas obras no local. Durante reunião na manhã desta quarta-feira (15), entre representantes da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Vereadores, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Capitania dos Portos e concessionárias do transporte coletivo e Ciretran, foram dadas sugestões de quais medidas serão adotadas para diminuir os prejuízos à população.
Durante o encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, cada segmento da sociedade expôs o seu ponto de vista sobre o assunto a partir da avaliação do grande fluxo sobre a Ponte Lomanto Junior. “Calculamos que, por hora, passam cerca de mil veículos. Com o fechamento de uma das pistas, os transtornos são inevitáveis”, declarou a secretária de Transporte e Trânsito, Elza Maria Nogueira de Carvalho.
O transporte marítimo foi colocado como alternativa para facilitar o acesso entre a zona sul e o centro de Ilhéus, caso a Ponte volte a ser interditada. O delegado da Capitania dos Portos, o capitão de corveta André Luis de Jesus, disse que há uma embarcação, com capacidade para 100 pessoas que está autorizada para realizar o serviço. Porém, devido ao grande fluxo de pessoas, concluíram que o tempo de embarque, desembarque e travessia seria longo, podendo durar cerca de 40 minutos.
O secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, sugeriu que fosse solicitado ao Departamento de Estradas de Rodagens (Derba), o laudo sobre as condições da Ponte Lomanto Junior, o orçamento da obra e como será executada. “Precisamos saber quais passos serão dados a fim de garantir que a recuperação possa ser bem feita”, explicou. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia também fez um relatório, que será encaminhado para apreciação da Secretaria.
A representante do Crea, Tatyana Bonfim, informou que a Ponte Lomanto Junior tem 42 anos e nunca passou por manutenção. “As intervenções são necessárias, pois não se tem uma avaliação precisa sobre as condições da estrutura. Esta é a única forma de prevenir futuros acidentes”, declarou a inspetora. Ela ainda informou que, para a realização das obras de intervenção, será preciso a interdição de uma das pistas, pois serão trocadas placas inteiras do piso.
Após a apresentação de várias sugestões sobre as melhores alternativas para minimizar os impactos da interdição parcial da Ponte, foi acordado que o ideal seria a consultoria técnica de empresas especializadas. O diretor da empresa São Miguel, João Soares, disponibilizou-se a entrar em contato com a Plano Engenharia para realizar a consultoria a cerca do trânsito. Uma nova reunião foi marcada para a manhã da próxima quarta-feira (21), com a presença do representante da empresa mineira, que tem experiência no ordenamento do trânsito de capitais, como Curitiba e Belo Horizonte.
Dia do Assistente Social é comemorado em Ilhéus
O Dia Nacional do Assistente Social foi celebrado em Ilhéus nesta quarta-feira (15) com atividades e serviços voltados ao idoso. O evento, realizado pelo curso de Serviço Social da Unitins e Univale, aconteceu na Praça J.J. Seabra, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social. Segundo a coordenadora da iniciativa, Salma Galvão, “o objetivo foi divulgar a existência do curso na cidade, explicando qual o papel do assistente social e valorizando os idosos”.
Com o tema: Direito do Idoso – uma ação social, foram oferecidos serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, nutrição, fisioterapia e odontologia. Também houve aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, massoterapia e consultoria a cerca do Estatuto do Idoso. Para conduzir as atividades, estiram presentes alunos do 1º, 3º e 5º semestres dos cursos de Serviço Social.
Para fechar o evento alusivo ao dia do Assistente Social, a partir das 16 horas, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do centro de Ilhéus. A intenção principal foi chamar a atenção de todos sobre a importância dos idosos, como eles devem ser tratados para continuarem se sentindo produtivos e inseridos na sociedade.
Atletas ilheenses buscam apoio para formar Liga de Jiu Jtsu
“Se conseguirmos nos organizar fundando uma Liga, estaremos em melhores condições de obter patrocínio e de realizar competições constantes com os atletas da região”. Esta foi a perspectiva do lutador e professor de Jiu Jtsu Rogério Marshal, apresentada ao secretário de Esporte e Cidadania de Ilhéus, Ivanilton Lima, na tarde da última quarta-feira, dia 14. Acompanhado do também lutador Francisco Morais Freire, de 17 anos, Rogério afirmou que a criação de uma Liga ilheense de Jiu Jtsu será de fundamental importância para atrair novos integrantes e para promover cursos, seminários e competições constantes com os atletas da região.
Para Rogério Marshal, com a fundação de uma Liga, também será possível manter o ritmo de treinos para disputar os campeonatos. “Muitos atletas da cidade possuem muito potencial, porém falta ainda melhor infra-estrutura para que o lutador possa melhor representar o esporte e o seu município lá fora”, afirmou. Rogério foi vice-campeão brasileiro, terceiro lugar no campeonato internacional na categoria máster e campeão brasileiro faixa preta categoria sênior. Já Francisco acumula os títulos de campeão baiano em 2005 e 3º lugar faixa azul no Campeonato brasileiro.
Ao final da reunião, o secretário Ivanilton Lima prometeu mover todos os esforços para continuar fomentando a prática de esporte na região. “Ilhéus sempre se destacou por possuir um grande número de bons atletas. Por isso, o objetivo da Prefeitura Municipal é de ajudar, ainda mais, a dar destaque aos esportistas da nossa terra”, afirmou. Na próxima semana, atletas e representantes da Secretaria de Esporte devem voltar a se reunir para definir os rumos da Liga ilheense de Jiu Jtsu.
Prefeito de Ilhéus participa de Seminário da Amurc
Prefeitos, vereadores, autoridades políticas, estudantes e pretendentes a uma vaga nas eleições municipais deste ano participaram na tarde da última quarta-feira, dia 14, do seminário “O Município no ano eleitoral”. O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), aconteceu no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O presidente da União dos Municípios da Bahia, Ito Meireles também participou do evento.
Por intermédio de diversos painéis que trouxeram como tema os prazos para as convenções partidárias, postura do candidato durante o processo de campanha, características de abuso do poder e improbidade administrativa e contabilidade bancária, o seminário possibilitou aos participantes uma ampla reflexão sobre as principais alterações da legislação eleitoral no país. “Sabemos que muitas regras devem ser executadas para que seja cumprida não só a lei, mas o direito do cidadão que irá às urnas. Por isso, devemos estabelecer as principais regras sobre o que permitido e o que não é permitido durante o período eleitoral”, afirmou o presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Orlando Filho.
Camacã, Itapitanga, Barra do Rocha, Itajuípe, Itabuna e Ilhéus foram algumas das cidades que foram representadas no evento. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu boas vindas às todos os participantes e parabenizou a Amurc e a UPB pela iniciativa, que segundo Lima “vai contribuir e muito para elucidar dúvidas dos que desejam disputar uma vaga nas próximas eleições”. O prefeito de Ilhéus também ressaltou a importância de conhecer os parâmetros da legislação eleitoral, “a fim de evitar desgastes desnecessários”, finalizou.