Secretária da Casa Civil no “O Tabuleiro”

Obras do PAC Bahia já estão sendo executadas afirma Eva Chiavon.

Em entrevista ao programa “O Tabuleiro”, a Secretária da Casa Civil Eva Maria Chiavon, esclareceu alguns pontos da parceria entre os Governos Federal e Estadual na implantação do PAC Bahia e do PAC Cacau. A Secretária afirmou que as obras do PAC já começaram, com a contratação de técnicos para dar início às atividades e que a aplicação de R$ 24 bilhões na Bahia irá beneficiar as áreas de infra-estrutura, recuperação de lavouras, como exemplo a lavoura cacaueira e a questão do Projeto Territórios da Cidadania, que irá combinar geração de renda e desenvolvimento social.

“O PAC da Bahia vem como diz o Presidente Lula levar uma infra-estrutura capaz de combinar a questão da geração de renda, riqueza, desenvolvimento econômico com a inclusão econômica das pessoas. Melhor desenvolvimento mais equilibrado para a Bahia e para a Região Nordeste como quer o Presidente Lula e o Governador Wagner”, Eva Chiavon. Esses investimentos irão possibilitar o crescimento da Bahia e combater as dificuldades não só com plantio más a industrialização e diversificação dos produtos, assim como a implementação de medidas de infra-estrutura que está na estratégia central do Programa de Aceleração do Crescimento.

Questionada pelo radialista Vila Nova sobre a execução das obras do PAC da Bahia, a Secretária da Casa Civil afirmou que as obras já estão em processo de execução e acrescentou que os trabalhos já vinham sendo feitos desde o ano passado, com a adequação e formulação de projetos, “o ano de 2007, ele foi para fazer, aprimorar, readequar projetos que eram antigos e estavam desatualizados, nós encontramos aqui principalmente na área de saneamento e habitação uma carteira medíocre de projetos, este ano, nós já estamos com projetos onde 61% de todas as obras do PAC, principalmente na área de saneamento e habitação que a Casa Civil monitora, em processo de licitação, o PAC da Bahia está seguindo seu curso normal conforme o programado entre o Governo Federal e o governo do Estado” Eva Chiavon.

Em relação ao Programa Territórios da Cidadania, a Secretária ressaltou a importância da participação do Poder Público Municipal como parceiro dos governos Federal e Estadual para a revitalização da área sócio-econômica onde o projeto é aplicado. “Há a geração de emprego e renda, o território é uma combinação de duas ordens de empreendimento de políticas que venham incluir e aportar estratégias de geração econômica e social para a Região, para os beneficiados, como também o território é uma combinação de forças entre a União, Estado e Municípios, por isso os prefeitos e gestores Municipais terão importante papel nos Territórios para que de forma combinada possamos dirigir as políticas para os mais pobres como quer o Presidente Lula e o governador do Estado Jaques Wagner” Eva Chiavon.

Em relação à Região Cacaueira, a Secretária Eva afirmou que a Região já pode sonhar com a superação da crise instalada a mais de vinte anos com a decadência da lavoura cacaueira. “Podemos juntos sonhar, a garantia vai ser dada por várias condicionalidades uma delas é que nós já temos programas, a Região quer esse desenvolvimento portanto podemos sonhar juntos e isso pressupõe que tenhamos que estar juntos, governo Federal, governo Estadual e Municipal para que efetivamente essas medidas que nos compromentemos saia do papel e venha para a vida real do povo, não faremos milagre más, vai estar muito melhor essa Região, podemos acreditar” Eva Chiavon.

O Tabuleiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *