ATO I: PROMESSAS
a) Dom Pedro II – meados de 1800
b) Getúlio Vargas – 1950
c) Jânio Quadros – 1960
d) Lomanto Júnior/ Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
ATO II: PROMESSA CUMPRIDA
Finalmente a promessa foi cumprida pelo então governador da Bahia Lomanto Júnior e o presidente da república Castelo Branco em 15 de agosto de 1966.
ATO III: REALIDADE
De lá para cá, se passaram praticamente 42 anos e a ponte nunca sofrera nenhuma reforma. O tempo foi passando e em todas as vésperas de eleições novas promessas de uma nova ponte. Pois, a questão não era nem mais reformar a atual e sim construir uma nova. Ora, quando esta ponte foi construída foi apenas para atender a zona sul de Ilhéus, que praticamente se resumia ao bairro do Pontal, que tinha naquela época aproximadamente 5.000 habitantes. Com o tempo passou atender os municípios de Una e Canavieiras. A Bahia cresceu, e com o crescimento constrói-se a BA-001, e aponte passa a ser parte integrante desta rodovia, aumentando o fluxo de automóveis, ônibus, carretas, caçambas, bicicletas, etc., e foram esquecendo de construir uma nova ponte.
Vale lembrar que estar em fase de conclusão a Rodovia BA-001 (trecho Itacaré/Camamu), que já é ligada ao Terminal de Bom Despacho na Ilha de Itaparica, ou seja, brevemente o fluxo nesta ponte vai duplicar, e se cumprirem a promessa de ligar Canavieiras a Belmonte, que por sua vez já se comunica com Porto Seguro, aí será o caos total.
ATO IV: NOVAS PROMESSAS
a) Antonio Carlos Magalhães – 1990
b) Paulo Souto – 1994
c) Jabes Ribeiro – 1996
d) Cezar Borges – 1998
e) ACM Neto e Luciana Reis – 2006
Nenhum deles cumpriu com as promessas.
ATO V: O POVO ENTRA EM CAMPO
Graças à oportunidade que é dada pelo nosso colega e amigo Roberto Rabat, o povo se manifesta, sempre tentando ajudar de todas as formas, até enviando projetos de idéias pessoais. O senhor Álvaro Vinícius, dentre outros faz parte daqueles que não quer calar. Inclusive num dos trechos do seu artigo ele destaca que a ponte ligando o Morro de Pernambuco ao Cristo, não irá acontecer – e não vai mesmo – pois os ecos-chatos de plantão já estão aí pra dizerem que o assoreamento na Praia do Cristo, já é uma questão de preservação ambiental.
ATO VI: A VERDADE
Mas, na verdade o local da ponte não é problema algum – locais têm vários- podendo inclusive ser a primeira alternativa dos idos dos anos 80, que seria sobre o Rio Cachoeira nas mediações do Banco da Vitória. Onde um projeto arrojado, e é o que Ilhéus precisa – contaria com um trevo na BR-415 que daria acesso às zonas sul e norte do município, sem passar pelo centro da cidade. Forçaria com isso a expansão da área urbana da cidade nessa direção e seria uma nova opção como acontece pelo Brasil afora.
ATO VII: NÃO CABE MAIS
Agora o que não dá mais para engolir são DECLARAÇÕES como estas: “A câmara e o seu presidente o governador do Estado e o prefeito estão juntos na questão da ponte, a reforma deve continuar na parte inferior e se uma tecnologia não for apresentada pelos responsáveis pela reforma, a ponte irá continuar liberada, agora temos que lutar por uma nova ponte, que terá que ser construída o mais rápido possível e assim, só depois, vamos começar a reforma da ponte Lomanto Júnior” – Alisson Mendonça. (grifo nosso). Justamente mais uma vez em vésperas de eleições.
ATO VIII: É UMA QUESTÃO POLITICA
O menos culpado em tudo isto é nosso prefeito Newton Lima, que vem dentro das migalhas que sobrou do desastre do prefeito anterior, cumprindo e tentando minimizar os problemas no trânsito, através da Secretaria de Transportes. E acertadamente suspendeu a reforma (PINTURA) da velha ponte Lomanto Júnior. E com toda razão, pois dentre outras coisas, o canteiro de obras da empresa MF Engenharia, que vem executando a obra, está localizada dentro daquele galpão debaixo da ponte, quase a céu aberto. Vale lembrar que este galpão pertenceu a Estrada de Ferro de Ilhéus, hoje de propriedade da União, sob a guarda da Ceplac, que nem sei se tem consciência disso.
Portanto senhores políticos deixem estes discursos enganadores para outras ocasiões, esta da ponte já é velha, escolham uma anedota melhor.
JOSÉ REZENDE MENDONÇA – Técnico Agrícola – Aposentado(CEPLAC)
E-mail: jrezendemendonca@yahoo.com.br
Fonte: R2CPRESS