Ilhéus/Ba, 14 de Maio de 2008.
Exm.º Sr. Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner
Via fax 71 3371 1905/via correio/via e-mail
Prezado Amigo Exm.º Sr. Governador,
Tomamos a liberdade de enviar-lhe esta correspondência para fazer-lhe um apelo, que já vimos fazendo há algum tempo ao Sr. Ministro da Defesa Jobim. Ocorre que o nosso Aeroporto está passando por uma dificuldade absurda que vem afetando não somente a nós diretamente, que somos concessionários da Infraero com a Loja Costa do Cacau no Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado, que o senhor já conhece, assim como toda a região.
Já recebemos a visita dos técnicos da ANAC e do CINDACTA para avaliação das medidas solicitadas, mas já se passaram mais de dois meses da vinda desses técnicos e até o momento nenhuma informação oficial chegou a nossa região dando uma solução ao problema causado desde o dia 29 de julho de 2007, quando o Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão noticiou em cadeia nacional e internacional os dois Aeroportos mais perigosos do Brasil, dando na época o 1º lugar ao Aeroporto de Congonhas e em 2º lugar o nosso Aeroporto de Ilhéus que em mais de 45 anos de existência nunca houve nenhum acidente no mesmo. Informamos que, segundo a TAM se não houver uma confirmação de pouso das aeronaves A-320 no Aeroporto de Ilhéus, poderá fechar a Base de Ilhéus, assim como fez nas cidades de Maringá e Caxias do Sul.
Ora Sr. Governador, sabemos que será construído um novo aeroporto em nossa região – daqui a 2 ou 3 anos. E até ficar pronto o novo aeroporto? O que será do turismo da nossa região? Temos a informação que os pacotes para esta temporada de Julho/08 já comercializados, estão sendo todos direcionados para Porto Seguro e outros destinos que possuem aeroportos onde pousam o A-320 – e com isto mais uma vez vamos sofrer um grave abalo financeiro no turismo regional – sim, porque este aeroporto atende a toda a região de Ilhéus, Canavieiras, Itacaré, Maraú, Vitória da Conquista, Itabuna, etc. – E não será somente o turismo que irá sofrer, também o nosso pólo de informática (o 3º do país) também vem sofrendo e muito com a falta de aeronaves para escoar a sua produção.
Sr. Governador solicitamos a sua intervenção urgente neste caso, pois as entidades de classe vêm fazendo solicitações à representantes políticos, tais como o Deputado Veloso, Ministro Gedel Lima, Ministro Jobim, que têm muito boa vontade, sem dúvida, mas até o momento nenhuma solução foi apresentada. Mas este prejuízo da nossa região, acreditamos, reflete diretamente no seu Governo, afinal somos uma região rica, não somente em função do cacau, mas também em função do turismo e do nosso distrito industrial, e toda a população da Costa do Cacau de quase um milhão de habitantes que vêm sofrendo direta e indiretamente com esta situação insustentável.
Por favor, nos ajude, precisamos da interferência do Governado do Estado, para a liberação imediata de pouso das aeronaves A-320, uma vez que, o nosso Governador Jaques Wagner conhece muito bem o nosso Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado.
Nossas considerações, nossos votos de prosperidade e bom governo
Atenciosamente
Afonso Maria Zeni
Costa do Cacau Comunicação e Assessoria Ltda/Loja Costa do Cacau Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado
www.costadocacau.com.br