Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
Ilhéus sedia encontro nacional de pequena e microempresa
Prefeitura continua recuperando estradas rurais do município
Banco da Vitória recebe obras de infra-estrutura
Plantão Social de Ilhéus orienta sobre emissão de documentos
Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou na última terça-feira (13), mas Ilhéus dará continuidade aos trabalhos até esta sexta-feira (16). “Na semana passada, mais da metade dos 16.200 idosos do município foi vacinada. Porém, a nossa meta mínima é de 80% e só alcançaremos estes números com a colaboração da comunidade”, declarou o Secretário de Saúde de Ilhéus, Eduardo Salomão.
Para que a maioria das pessoas com idade superior a 60 anos seja imunizada, a vacina contra a gripe continua sendo oferecida em todas as unidades de saúde de Ilhéus. Também já foram vacinados idosos em agências bancárias, igrejas e no Abrigo São Vicente. Os acamados ou com dificuldade de locomoção estão sendo vacinados em domicílio. “A visita pode ser solicitada pelo telefone 3234-5441”, informou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
A vacina contra o vírus influenza é oferecida há 10 anos e, segundo o Ministério da Saúde, reduziu em 50% o número de complicações causadas pela gripe em idosos. As internações diminuíram em 32%, bem como o número de óbitos. Este sucesso também foi um dos fatores que contribuiu para o aumento da expectativa de vida do país, que foi de 70 para 72 anos.
O poder de imunização da vacina contra a gripe só começa a partir de duas semanas de sua aplicação. “Muitas pessoas ainda pensam que o produto pode provocar a doença ou não é eficaz porque alguns sintomas, como febre, secreção no nariz, garganta e brônquios, são provocados por enfermidades provocadas por alergias ou outros vírus, a exemplo do resfriado”, explicou Cássia Virgínia.
Ilhéus sedia encontro nacional de pequena e microempresa
“A reforma tributária e as micro e pequenas empresas”, “Linhas de crédito”, “Os caminhos para o sucesso”, “A importância das micros e pequenas empresas” e “Avaliação técnica sobre a lei geral sobre o Super Simples”. Estes são alguns dos principais assuntos que serão debatidos durante o Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa que acontece em Ilhéus, dia 22 deste mês, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A inscrição pode ser feita pelo site www.ampesba.com.br, nos escritórios regionais do Sebrae, Uesc, FacSul, FTC e Associação Comercial de Itabuna. Basta preencher o formulário e entregar na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), situada no 3º andar do prédio do Sindicato Rural de Itabuna.
O encontro tem o objetivo de promover oportunidades de negócios e troca de experiências bem sucedidas tanto em negócios como em gestão de entidades de micro e pequenas empresas. Organizado pela Ampesba, o encontro pretende reunir representantes de entidades de vários estados, a exemplo de presidentes e diretores federações, confederações, sindicatos, associações, além de segmentos da microempresa e de pequeno porte e empresários, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e estudantes.
O apoio é do governo da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Uesc, FTC, Câmara de Vereadores de Itabuna, Sebrae, Ceplac, Amurc, dentre outras entidades. A inscrição custa 25 reais.
Prefeitura continua recuperando estradas rurais do município
A Prefeitura está concluindo o trabalho de recuperação das estradas vicinais do município, apesar de Ilhéus ser dono de um enorme território e inúmeras vias de acessos às fazendas, povoados e distritos, o que dificulta as ações. O secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira, informou que nesta nova etapa dos serviços estão sendo contempladas as comunidades que ficam localizadas no sul de Ilhéus, como Japu, Maria Jape, Santo Antonio, Couto e Areia Branca. Os trabalhos de recuperação são tocados, em algumas estradas, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba)..
Segundo Isidoro Gesteira, a Secretaria e o Derba recuperaram a estrada de Búzios e está realizando trabalhos para tornar viável o trafego na que liga o bairro do Pontal ao município de Buerarema, com o objetivo de facilitar o escoamento agrícola e o deslocamento das pessoas que residem ao longo deste trecho. “Essa estrada encontra-se sem nenhuma condição de tráfego e isso vem dificultando a vida das comunidades e dos fazendeiros que possuem propriedades na Pontal/Buerarema, e o prefeito Newton Lima, em sua recente visita a Japu, vem questão de utilizar essa via para conhecer pessoalmente o problema, determinando a sua imediata recuperação”, disse o secretário.
Ao norte do município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior contemplou os moradores de diversas comunidades, a exemplo da Lagoa Encantada, Retiro, Aderno, Juerana, Ponta do Ramo e Ponta da Tulha, Banco do Pedro, Castelo Novo, Sambaituba,.Urucutuca, Vila Olimpio, Ribeira das Pedras e Aritaguá. As estradas que passam por estas localidades foram as primeiras a serem beneficiadas com as medidas da Prefeitura para melhorar vias rurais e a vida das populações que residem no interior.
Isidoro afirmou que as obras de recuperação das estradas não chegaram a sofrer atraso, embora a Prefeitura tenha enfrentado sérios problemas com o estado precário da frota mecanizada, além de ocorrência de fatores relacionados à estabilidade climática.
Banco da Vitória recebe obras de infra-estrutura
A Prefeitura de Ilhéus está realizando obras no bairro de Banco da Vitória com o objetivo de promover melhorias na infra-estrutura e oferecer qualidade de vida para a população ali residente, na zona oeste da cidade. Executados com recursos próprios e sob a responsabilidade da Secretaria de Engenharia e Obras do município, os serviços abrangem pavimentação a paralelos, drenagem pluvial em diversas ruas e colocação de meio-fio. A iniciativa atende a uma antiga reivindicação dos moradores, tendo em vista a situação de abandono que o bairro foi relegado pelas administrações anteriores.
Depois de realizar os trabalhos em ruas como a 1º de Maio, dos Artistas, 2 de Julho e Bernardino, a Secretaria de Engenharia e Obras iniciou os serviços de recomposição a paralelos e de renovação da drenagem pluvial na travessa São Pedro, logradouro mais conhecido como rua do Campo. Essa é uma das principais ruas de acesso a outras vias do bairro e também ao campo de futebol, espaço muito procurado nos finais de semana por esportistas de várias partes da cidade.
O secretário Paulo Goulart disse que as obras que estão sendo realizadas na rua 1º de Maio e nas demais, estão em fase de conclusão. Além destes trabalhos, por determinação do prefeito Newton, a rua da ladeira do alto Boa Vista também será contemplada com a iniciativa de valorização de aspectos urbanísticos e de infra-estrutura.
As famílias que residem na ladeira e no Boa Vista vinham reivindicando medidas capazes de promover melhorias nestas localidades, sem que houvesse qualquer tipo de iniciativa capaz de transformar essa realidade. Agora, para começar a obra da ladeira do alto Boa Vista, a Secretaria de Engenharia e Obras está aguardando apenas que a Embasa reinstale a rede de água, pois a ordem de serviço já foi autorizada.
O Banco da Vitória fica a cinco quilômetros do centro de Ilhéus. O bairro se constituiu em uma das praças de alimentação mais procuradas por turistas e pela própria população do município. Seus restaurantes servem frutos do mar, peixes, pitu e carnes diversas. Com as obras, a Prefeitura de Ilhéus procura oferecer bem-estar aos moradores do bairro, assim como incentivar o turismo através deste projeto de reorganização urbanística da cidade.
Plantão Social de Ilhéus orienta sobre emissão de documentos
Atendendo cerca de mil pessoas por mês, o Plantão Social de Ilhéus dá orientações sobre programas sociais e documentação. Entre os documentos mais solicitados está a segunda via da certidão de nascimento. “Atendemos pessoas que perderam ou tiveram a original danificada”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Ivanilton Silva.
O serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social atende muitas pessoas de outras cidades ou estados. Quando precisam da nova certidão de nascimento, o Plantão Social entra em contato com o cartório onde foi feito o registro e solicita a emissão e envio de uma nova. De acordo com a coordenadora do serviço, Maria Marta Lucas de Carvalho, o processo pode demorar mais de um mês e muitas pessoas esquecem de retirar os documentos após a solicitação. “Temos alguns esperando por mais de um ano”, disse.
O Plantão Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Secretaria, que fica na Rua Vereador Mário Alfredo, na avenida Itabuna. Além de orientar a população sobre a emissão de documentos, também são tiradas fotos 3×4 gratuitas. Outra forma de ter acesso aos serviços é através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que possui unidades no Teotônio Vilela, Barra, Nossa Senhora das Vitórias e Banco da Vitória.