A intervenção parcial da ponte Lomanto Júnior em Ilhéus, experimentada no último dia 5, deixou o trânsito muito lento. Longas filas de carros tentavam se deslocar entre o centro e os bairros da zona sul da cidade. A Associação Comercial de Ilhéus através do seu presidente, José Leite de Souza, encaminhou um documento ao governador do estado, Jacques Wagner, solicitando que algumas providências sejam tomadas para que a Lei 2.404/91 seja posta em prática. De acordo com José Leite o assunto que já tinha sido alvo de reuniões da ACI em 2005, voltou à tona no município através de requerimentos e indicação feita pelo vereador Alcides Kruschewsky e reuniões com o prefeito Newton Lima para tentar amenizar os transtornos causados pela interdição da ponte.
O vereador Alcides Kruschewsky, com apoio de outros vereadores, apresentou em sessão realizada esta semana, a Indicação nº 185/08, para que sejam realizadas contratações de embarcações, devidamente vistoriadas pela Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus e adequadas ao transporte marítimo coletivo de passageiros.“Essa é uma medida necessária, em caráter emergencial, para atender as necessidades de locomoção das pessoas. É, sem dúvida, a melhor alternativa” afirmou o vereador agradecendo o apoio de muitas pessoas e entidades de classe que compartilham da mesma opinião.
A implantação de píers para embarque e desembarque de passageiros no centro e no Pontal foi a principal solicitação feita ao governo estadual pela ACI “ temos uma lei que autoriza a concessão para esse serviço, já era para o transporte marítimo de passageiros está sendo feito, pela própria beleza natural da cidade, pelo prazer de realizar uma travessia contemplando os contornos da baía. Isso é reviver toda uma história, e agora mais do que isso, está sendo uma necessidade com a reforma da ponte”, analisa José Leite.
A expectativa é que seja estabelecida uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado num curto espaço de tempo e o transporte marítimo de passageiros seja reativado na cidade.
R2CPRESS