Jaques Wagner fala no “O Tabuleiro” sobre PAC do Cacau e Porto Sul

O Governador da Bahia, Jaques Wagner falou com exclusividade na manhã desta quinta-feira, (08), no programa “O Tabuleiro” sobre os empreendimentos dos governos Estadual e Federal para a região cacaueira e sobre o PAC do Cacau. Wagner ressaltou que o governo do Estado está trabalhando junto ao governo Federal para integrar Ilhéus e Região ao País e dar continuidade ao desenvolvimento que foi interrompido à aproximadamente vinte anos atrás com a decadência da lavoura cacaueira.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva estará em Ilhéus amanhã a partir das 17hs lançando o Programa de Aceleração do Crescimento voltado para a recuperação da lavoura cacaueira, o PAC do Cacau, o radialista Vila Nova questionou Jaques Wagner sobre a expectativa desse investimento para a Região, o governador falou que o PAC visa a recuperação da produção de cacau mesclada com outras culturas, que tendem a melhorar a economia desta Região. “Nossa expectativa é a recuperação da lavoura em novos moldes para que ela não sofra a descontinuidade que sofreu na época da “vassoura de bruxa”, esse é um plano que tem tudo para dar certo, ele foi discutido com o Ministro da Agricultura, com o diretor da CEPLAC, com os próprios produtores e agora temos as condições para apresentar e colocar o plano em prática” Jaques Wagner.

Sobre os investimentos para o complexo portuário, o Porto Sul, que irá ser instalado em Ilhéus e suas implicações ambientais, o governador afirmou que os trabalhos de estudos já começaram e que o Presidente Lula estará assinando a ordem oficialmente hoje, para a publicação amanhã dando início oficialmente aos trabalhos. “Assinando hoje com publicação amanhã, começa a se transformar em realidade, o Porto Sul é a possibilidade de um novo vetor de desenvolvimento para a região, um complexo de desenvolvimento sustentável e de grande importância, começa a virar realidade na medida que o projeto está sendo desenvolvido, como eu fiz com o PAC do Cacau, eu não prometo, quando tiver pronto eu entrego, eu não prometo más as coisas já estão caminhando” Jaques Wagner.

Questionado sobre a preservação ambiental da área em relação a implantação desse complexo portuário, o governador enfatizou que os trabalhos estão sendo feitos de acordo com estudos e responsabilidades voltadas para a sustentabilidade e preservação ambiental. “A minha palavra é muito clara, a usura não preserva e a miséria também não preserva, o que eu quero dizer com isso? é claro que nós temos que dar uma destinação econômica ao potencial natural que nós temos no Estado e ele é muito grande, más é claro também que a usura, ou seja, a tentativa de usar de qualquer forma os recursos ambientais não nos interessa, temos que buscar um desenvolvimento sustentável garantindo a preservação do homem e do meio ambiente e é assim que eu trabalho, dentro daquilo que nós estamos fazendo, tentando um ponto de equilíbrio” Jaques Wagner.

Lula na Bahia

O presidente Luís Inácio Lula da Silva chega à Salvador no início da noite de hoje. Logo em seguida, ele deve jantar com o governador Jaques Wagner no Palácio de Ondina. Mas, a agenda oficial só tem início amanhã. Confira os passos de Lula na Bahia:

08h30 – Em Catu – Início das obras do Gasoduto do Nordeste (Gasene);

10h – Em Lauro de Freitas – Lançamento do Centro Vocacional Tecnológico Territorial de Tecnologia do Pescado (CVTT do Pescado);

13h – Hospital Ana Nery, em Salvador – Inaugurações de unidade semi-intensiva, ambulatório e Serviço de Reabilitação Cardiovascular;

16h – Em Ilhéus – Lançamento do PAC do Cacau – projeto de recuperação da lavoura cacaueira.

O Tabuleiro/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *