Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito determina reabertura de pista da ponte Lomanto Júnior

Prefeito discute com governador problemas de vôos no aeroporto

Prefeitura faz obra para acabar com ponto de lixo no Malhado

Prefeitura devolve taxa de cursos de informática

Ilhéus promove descentralização do Programa de Controle da Tuberculose

Prefeito determina reabertura de pista da ponte Lomanto Júnior

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determinou na manhã de hoje (06), à Secretaria de Transporte e Trânsito, a imediata reabertura de uma das pistas da ponte Lomanto Júnior, que liga o centro da cidade ao bairro do Pontal, na zona sul, a qual havia sido interditada para realização de obras de recuperação. Antes de adotar a medida, o prefeito entrou em contato com a diretoria do Derba anunciando que estava tomando aquela sua decisão devido a empresa contratada pelo Governo do Estado não estar cumprindo com o acordo, ou seja, embora a pista tenha sido interditada desde as primeiras horas da última segunda-feira, dia 05, poucos funcionários estavam no local para a realização dos serviços.

Segundo a secretária Elza Nogueira, desde que foi notificada do início das obras de recuperação, definida para começar no último dia 05, todas as medidas para minimizar os problemas no trânsito foram adotadas, a exemplo da confecção de panfletos e avisos públicos através de carros de som e rádio. Também os agentes de trânsito receberam instruções de como bem informar aos motoristas com a finalidade de procurar evitar os grandes congestionamentos. “Entretanto, como a ponte é o único meio de ligação entre o centro de Ilhéus e a zona sul da cidade, logicamente que não se consegue evitar os congestionamentos, em pese toda a boa vontade do governo”, afirmou.

Na conversa entre o prefeito Newton Lima e a diretoria do Derba ficou definido que somente na próxima segunda-feira, dia 12, uma das pistas da ponte voltará a ser interditada, uma vez que a empresa se comprometeu a agilizar os trabalhos. A medida também atende solicitação do cerimonial do presidente da República,Luís Inácio Lula da Silva, e do governador Jacques Wagner, os quais estarão em Ilhéus, nesta sexta-feira, dia 09, para a assinatura do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Cacau.

“Mas é bom ressaltar que as demais modificações no trânsito do centro da cidade vão continuar mantidas para que os motoristas e usuários do transporte coletivo se habituem com essas mudanças”, garantiu Elza Nogueira. As obras na ponte Lomanto Júnior foram viabilizadas pela deputada estadual Ângela Souza junto ao Governo do Estado

Prefeito discute com governador problemas de vôos no aeroporto

Um relatório contendo as reivindicações do trade e de empresários do Pólo de Informática será entregue na manhã desta quarta-feira, dia 07, pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao governador Jacques Wagner, em Salvador, durante audiência já agendada, inclusive, também, na quinta-feira, dia 08. O relatório refere-se aos equipamentos instalados pela Prefeitura, na pista da cabeceira 29, do aeroporto Jorge Amado, como guarita, cancelas e semáforos,com a finalidade da empresa aérea TAM retornar com os vôos dos aviões A-320, após a liberação de 150 metros da pista de pouso e decolagem, interditada por decisão da ANAC.

Hoje, o receio do trade e de empresários, é que a TAM, além de não retornar com os vôos A-320 também cancele os vôos A-319, conforme a sua própria diretoria vem divulgando, caso a pista de 150 metros não volte a ser reincorporada para os pousos e decolagens. O cancelamento dos A-319, o que ocasionaria gravíssimos prejuízos financeiros não só para Ilhéus, como também para vários municípios circunvizinhos, pode ocorrer já no próximo mês de junho.

Preocupado com esta possibilidade, o prefeito Newton Lima voltou a se reunir com representantes da sociedade civil organizada, na manhã de hoje, dia 06, em seu gabinete, onde foi redigido um manifesto, que contará também com várias fotos dos equipamentos que foram instalados na cabeceira da pista, por sugestão da Infraero. O mesmo documento será enviado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ainda para a direção da ANAC.

Durante entrevista concedida no início da tarde de hoje, dia 06, ao radialista Gil Gomes, o prefeito Newton Lima lamentou que demais prefeitos de municípios circunvizinhos, embora conheçam os problemas enfrentados pelo aeroporto Jorge Amado, em procurar manter seus vôos normais, não se unam em torno deste problema que atinge diretamente à todos. “Precisamos nos conscientizar que o aeroporto não é só de Ilhéus, e sim de toda a região, e caso a TAM cancele todos seus vôos, todos nós seremos atingidos duramente”, afirmou.

Prefeitura faz obra para acabar com ponto de lixo no Malhado

A Prefeitura de Ilhéus acabou com um dos pontos de lixo mais críticos da cidade e para solucionar o problema definitivamente, a Secretaria de Serviços Urbanos pavimentou o espaço com paralelos e fez serviços de drenagem pluvial. A área beneficiada pela ação da Secretaria de Serviço Urbanos está localizada na rua Uruguaiana, bairro do Malhado, zona norte da cidade, e foi um dos espaços mais castigados pela falta de atenção das administrações anteriores.

Além de deixar moradores da rua Uruguaiana e travessas que ficam próximas contentes com a medida determinada pela Prefeitura, os trabalhos que estão em fase de conclusão impedem que ratos e diversas espécies de insetos nocivos à saúde humana se proliferem. A limpeza definitiva do local vinha sendo reivindicada pela comunidade há vários anos, sem que houvesse qualquer medida para acabar com o problema.

No local, a Prefeitura instalou manilhas e construiu bueiros, isso para evitar que a água que desce do alto do Coqueiro continuasse empoçada, criando uma série de problema, inclusive de saúde, para moradores e até dos pedestres que costumam usar a via que dá acesso a Central de Abastecimento do Malhado, como informou o secretário Carlos Freitas.

O secretário informou ainda disse que a escadaria que está sendo construída para facilitar o acesso ao alto do Coqueiro pela Uruguaiana é parte destes serviços. A extensão da escadaria será de aproximadamente 50 metros e vai facilitar a vida dos moradores que vinha solicitando a obra no local.

Prefeitura devolve taxa de cursos de informática

Os inscritos nos cursos de informática que deveriam ser ministrados pela Prefeitura de Ilhéus e a Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), no mês de março de 2006, serão ressarcidos do valor da taxa de inscrição correspondente a R$ 15,00. Para a obtenção da devolução da taxa as pessoas devem se dirigir ao setor de Protocolo Geral do município, que fica localizado no andar térreo do Anexo de Secretarias, rua Santos Dumont, centro da cidade, onde deverão dar entrada no processo de ressarcimento até 15 de junho deste ano.

O protocolo geral funciona no horário das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A taxa será devolvida depois que proceder a conferência da documentação e a aprovação do pedido de deferimento da restituição. O ressarcimento da taxa dos cursos não realizados pela administração anterior, foi garantido logo depois de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado pelo Ministério Público, determinando o prazo de 45 dias para a devolução.

Um total de 201 pessoas de inscreveram nos cursos de informática. Assim que saiu a determinação do Compromisso de Ajustamento de conduta, a Prefeitura convocou todos a comparecerem no setor competente e afixou a lista com os nomes no Anexo de Secretarias. A Procuradoria Geral do município lembra que é preciso estar atento para fazer o pedido do ressarcimento dentro do prazo legal.

Ilhéus promove descentralização do Programa de Controle da Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou as ações do projeto de descentralização do Programa de Controle da Tuberculose, capacitando os profissionais da unidade do Nelson Costa. Desde o dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à doença, estão sendo oferecidos cursos dentro da própria unidade a respeito dos vários aspectos da doença, desde a identificação ao tratamento.

De acordo com a coordenadora, Jane Francisca Benjamim, o treinamento em serviço para a descentralização do Programa de Controle da Tuberculose deverá ser realizado em outras unidades de saúde. “Assim, a doença poderá ser identificada precocemente, com aumento da taxa de cura, diminuição dos casos de abandono do tratamento e taxa de óbito”, informou.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, além dos agentes comunitários do Nelson Costa já aprenderam sobre como realizar o diagnóstico da tuberculose. O curso de capacitação vem sendo aplicado pro profissionais com larga experiência na especialidade. O próximo módulo será ministrado pelo pneumologista e cirurgião torácico, Fábio Goulart, que abordará o tratamento da doença.

A Tuberculose – A Tuberculose é uma doença bacteriana, transmitida pelo ar, e pode afetar todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. Seus sintomas comuns são tosse crônica, podendo durar mais de 20 dias, febre, suor noturno, dor no tórax, perda de peso e falta de apetite.

Dados do Programa de Controle de Tuberculose apontam que, anualmente, ocorram cerca de seis mil mortes no Brasil. A prevenção comum é a vacina BCG, aplicada no primeiro mês de vida. Caso haja contaminação, o tratamento pode durar até seis meses e é totalmente fornecido pela rede pública de saúde. Caso seja interrompido, a bactéria se fortalece, podendo trazer de volta a doença de forma ainda mais severa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *