Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado

Ao

Ministério da Defesa

Exmo.Sr. Ministro Jobim

a/c Sr.Murilo Marques – Chefe de Gabinete
via fax – 61 3225-4151 – MD
via fax – 11 5509 9124 – Fantástico – Rede Globo

Assunto: Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado, conforme documento enviado e protocolado em 24/03/2008

Prezados Senhores:

É com muito constrangimento, Exmo. Ministro, que encaminho esse documento em busca de uma resposta ao documento datado em 24 de março de 2008 e protocolado em seu gabinete, quando na oportunidade relatamos que sua vinda a nossa cidade de Ilhéus foi em vão. Segue em anexo a carta datada, e que em seguida a nossa iniciativa, o Deputado Veloso – PMDB – BAHIA, esteve com o Sr.Sergio Gaudenzi, Presidente da Infraero, em busca de solução para o Aeroporto em questão, e o mesmo atendendo à solicitação do nosso Deputado, encaminhou imediatamente técnicos da Anac e Cindacta para uma vistoria no estabelecimento Aeroportuário de Ilhéus.

Portanto prezado Ministro da Defesa, já se passou mais de um mês a vinda desses técnicos e até o momento nenhuma informação oficial chegou a nossa região dando uma solução ao problema causado desde o dia 29 de julho de 2007, quando o Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão noticiou em cadeia nacional e internacional os dois Aeroportos mais perigosos do Brasil, dando na época o 1º lugar ao Aeroporto de Congonhas e em 2º lugar o nosso Aeroporto de Ilhéus que em mais de 45 anos de existência nunca houve nenhum acidente no mesmo – segue relato feito ao programa Fantástico na mesma hora que o mesmo noticiou. Concluo informando que o Aeroporto de Congonhas estava passando por manutenção e novas instalações, o que hoje quer dizer que o nosso Aeroporto então, seria o principal Aeroporto mais perigoso do País, pois após noticiado fomos injustamente punidos e hoje estamos sofrendo e muito com esse prejuízo causado por uma notícia mentirosa e leviana, e que em contra partida, nossos governantes até o momento nada fizeram para amenizar o nosso sofrimento.

Para tanto, Ministro, quero aqui registrar que na próxima Sexta Feira, dia 09 de maio/2008, estaremos recebendo de braços abertos o Presidente LULA, onde o mesmo irá pousar e decolar neste Aeroporto para o lançamento do PAC DO CACAU, a monocultura que carregou o Brasil nas costas em seu tempo áureo de economia, e esperamos sinceramente que o nosso Presidente se sensibilize com a tragédia econômica que estamos passando por esse descaso das autoridades quanto ao nosso Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado – Bahia Brasil.

Quero aqui colocar mais uma vez nossa admiração pelo vosso trabalho e pela vossa pessoa.

Atenciosamente

Afonso Maria Zeni

PMDB – ILHÉUS – BAHIA

73 3231 8712 – 73 91982084

ILHÉUS – BAHIA 24/03/2008

Ao

Ministério da Defesa

Exmo.Sr. Ministro Jobim

a/c Sr.Murilo Marques – chefe de gabinete
via fax – 61 3225-4151

Eu Afonso Maria Zeni, título de eleitor 886327505/07 – zona 026 seção 0167, empresário comercial e concessão Federal no Aeroporto De Ilhéus Jorge Amado, através de nosso CNPJ 04.735.604/0001-37 – me, venho através desta expor o relato abaixo:

– Em sua visita ao Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado, acompanhado do deputado Raymundo Veloso, onde sua visita seria a solução dos problemas causados por uma matéria jornalística do programa Fantástico, dizendo que nosso aeroporto seria o 2º mais perigoso do país, é com muita tristeza e indignação que lhe comunico que sua visita até então foi em vão.

Sr. Ministro, para seu conhecimento, foram feitas várias reuniões entre Infraero, Anac, Município, entidades e outros, e chegaram a conclusão que para o retorno de aeronaves maiores voltarem a operar em Ilhéus, seriam instalados sinais de trânsito e cancelas com o objetivo de parar o trânsito de automóveis em uma das cabeceiras da pista, que deve ser de sua lembrança.

Acontece que a Prefeitura de Ilhéus cumpriu com a atribuição que lhe foi dada, em instalar os sinais e as cancelas, e já entregou a obra para a Infraero e Anac há 3 meses, e até o momento essas entidades não tomaram nenhuma ação sobre isso.

Prezado Ministro Sr. Jobim, durante a sua supervisão no saguão do Aeroporto tive a oportunidade de entregar-lhe um material gráfico denominado Roteiro Turístico Costa do Cacau, juntamente com documentos informando nossa situação após matéria jornalística da Rede Globo.

Então Sr. Ministro, quero aqui colocar nossa admiração por sua postura, profissionalismo e vosso desenvolvimento político, solicitando com a maior brevidade possível que os problemas do Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado sejam resolvidos, peço atenção também aos seus representantes do Estado e da região que infelizmente não atuam com tanta competência, dinamismo e desenvoltura como vossa excelência.

Informo ainda que a TAM cancelou mais dois vôos em Ilhéus, a partir desta data, 24/03/08. E mais uma vez o turismo da região foi abalado sensivelmente prejudicando e desempregando muitas pessoas.

Atenciosamente

Afonso Maria Zeni

Filiado ao PMDB – ILHÉUS –BAHIA

73 3231 8712 – 73 9198 2084

afonso@costadocacau.com.br

Afonso,
recebemos seu e-mail e anotamos sua sugestao. Ela vai ser discutida com a equipe do Fantastico e, se possivel, aproveitada no programa. Esperamos contar sempre com sua colaboracao.

Cordialmente,

Central Globo de Comunicacao

===== Mensagem original =====
De: afonso maria zeni
Data: domingo, 5 de agosto de 2007 12:06
Assunto: Fale Conosco – Programa: FANTASTICO – Data: 05/08/2007 – 12:05

Assunto: Críticas
Programa: FANTASTICO
País: Brasil
Estado: BA
Município: ilheus
Nome: afonso maria zeni
Data de Nascimento: 02/09/1962
Sexo: Masculino
Telefone: 73 91982084
E-mail: afonso@costadocacau.com.br

Texto:

“prezados hoje, domingo 05/08/2007, 8 dias após a reportagem dos senhores colocando o nosso aeroporto de ilheus jorge amado como um dos mais perigosos do brasil. não sabemos baseado em que, mas sabemos que a rede globo sempre teve um bom tratamento quando aqui desembarcou:- gabriela cravo e canela, renascer, porto dos milagres e recentemente paraiso tropical, sem contar as maravilhosas reportagens nos programas do globo rural, em especial o ultimo falando da vassoura de bruxa e a revitalização do nosso fruto de ouro e podemos também citar que o SR. ROBERTO MARINHO, tem propriedade em nossa região e sempre foi bem tratado e com muita discrição em nosso aeroporto.
pois é, meus prezados, o que levou tal materia compor a pauta do fantastico do dia 29/07/07, isso não sabemos, mas sabemos o que ela nos trouxe: – cancelamento de passagens, cancelamentos de voos, nosso faturamento caiu mais de 80%, nossos equipamentos de hospedagem já começaram a demitir… e assim vai meus caros”.

Afonso,
seu comentario foi recebido e entregue ao editor responsavel. Agradecemos a participacao! Criticas, sugestoes e elogios sao sempre bem-vindos.

Cordialmente,
Central Globo de Comunicacao
===== Mensagem original =====
De: AFONSO MARIA ZENI
Data: domingo, 29 de julho de 2007 23:34
Assunto: Fale Conosco – Programa: FANTASTICO – Data: 29/07/2007 – 23:33

Assunto: Críticas
Programa: FANTASTICO
País: Brasil
Estado: BA
Município: ILHEUS
Nome: AFONSO MARIA ZENI
Data de Nascimento: 02/09/1962
Sexo: Masculino
Telefone: 5573 91982084
E-mail: LOJA@COSTADOCACAU.COM.BR

“PREZADOS
SOU CONCESSIONARIO FEDERAL NO SAGUÃO DO AEROPORTO DE ILHEUS JORGE AMADO, LOJA COSTA DO CACAU, ARTE E CULTURA DA REGIÃO, AO ASSISTIR A REPORTAGEM DOS AEROPORTOS FICAMOS SURPRESOS POR TER O NOSSO AEROPORTO MENCIONADO COMO UM DOS MAIS PERIGOSOS DO BRASIL, ESTAMOS A 5 ANOS NO AMBIENTE DESSE AEROPORTO E NUNCA , NUNCA VIMOS UM COMANDANTE COMENTAR QUALQUER DIFICULDADE NO NOSSO AEROPORTO, MESMO PORQUE ANOS ATRAS FOI REALIZADO UM ESTUDO Q A PROPRIA ANAC E AUTORIDADES COMPETENTES DECLARARAM QUE O AEROPORTO NÃO É PERIGOSO E TENDO SUA PISTA MAIOR QUE A PISTA DO SANTOS DUMONT E COM AREA DE ESCAPE DA PISTA, COM MAR E RIO EM SUAS CABECEIRAS.O QUE OCORRE É QUE AS EMPRESAS AEREAS INSISTEM EM OPERAR COM AIRBUSA320, O QEU FOI PROIBIDO APOS O ACIDENTE DA TAM RECENTE.E A EMPRESA GOL ANTES DE OPERAR EM NOSSO AEROPORTO FEZ MUITAS EXIGENCIAS E ESTUDOS E HOJE OPERA SEM PROBLEMAS.SOLICITAMOS UM ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO, POIS ESSA REPORTAGEM COLOCA EM RISCO TODA UMA CADEIA PRODUTIVA DE TURISMO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *