Prefeitura quer regularizar situação de proprietários de concessão em cemitérios
Odontomóvel segue beneficiando comunidades rurais no mês de maio
Inscritos em cursos de informática terão taxa devolvida pela Prefeitura
Ilhéus busca regularizar situação das farmácias
UGT faz 1º de Maio na praça Nourival Cardoso
Prefeitura quer regularizar situação deproprietários de concessão em cemitérios
Em virtude da falta de documentação existente em muitos mausoléus, jazigos e jardineiras dos cemitérios de Ilhéus, a Prefeitura Municipal está convocando todos os proprietários de solo com concessão e aforamento em um dos cemitérios existentes na cidade para que realizem o recadastramento e regularizem a situação dessas áreas junto ao município. O recadastramento pode ser feito no prazo de noventas dias no próprio cemitério onde está localizada a concessão de solo ou aforamento.
Dentro do prazo estabelecido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da gerência de cemitérios, caso o proprietário não realize a regularização, este ficará sujeito a suspensão da concessão ou do aforamento. Na opinião do gerente de Cemitérios de Ilhéus, Marcos Clement, este recadastramento vai permitir que a Prefeitura tenha acesso a um histórico de cada cemitério e às condições de cada um deles, “no intuito de buscar melhorias para os cemitérios”, afirmou.
Clement acredita ainda que com a regularização de toda a documentação de mausoléus, jazigos e jardineiras que estão sem documentação ou com a mesma irregular, será possível buscar junto ao IPHAN o tombamento desses locais, que em grande parte guardam um pouco da história da região. “Além disso, será possível também a construção de uma sede para administração de cemitérios, com salas devidamente equipadas para atendimento ao público”, afirmou. Atualmente, a cidade possui 33 cemitérios, distribuídos pelas zonas rural e urbana.
Odontomóvel segue beneficiando comunidades rurais no mês de maio
Desde que foi reformada e reinaugurada, a Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel vem beneficiando moradores de diversas localidades rurais do município de Ilhéus. Para o mês de maio, as comunidades de Sambaituba, Carobeira, Vila do Serrado e Salobrinho fazem parte das que receberão a visita da equipe da Unidade, que além de tratamento dentário, oferece também trabalho preventivo, por meio de palestras, e suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.
A unidade móvel, que passou a dispor de vários equipamentos tecnológicos modernos para melhor atender os moradores rurais, realiza atendimento em todas as comunidades que possuem rede elétrica, que segundo o coordenador de Saúde Bucal de Ilhéus, Carlos Chagouri Ocke, representam mais de 90% de toda a zona rural do município. “Nas áreas em que não há rede elétrica, a equipe da Odontomóvel realiza um trabalho de divulgação do cronograma de atendimentos nas localidades mais próximas e encaminham as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pela unidade para essa comunidade”, afirma.
Programação de atendimentos – Nesta quinta-feira, dia 1º de maio, a equipe da Odontomóvel estará prestando serviço durante todo o dia durante as comemorações pelo Dia do Trabalhador, que serão realizadas a partir das 8 da manhã na Avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado. No dia 05, a programação da Unidade retoma seu itinerário rural e segue para atender os moradores de Ribeira das Pedras. No dia 06, a unidade chega até Vila Olímpio e no dia 07 realiza atendimento em Urucutuca. Já nos dias 08 e 09 a Odontomóvel prestará serviço em Sambaituba e Aritaguá, respectivamente.
Nos dias 12 e 20, é a vez dos alunos dos Colégios Modelo Luiz Eduardo Magalhães e Antônio Moreira serem contemplados com a visita da Unidade Móvel Odontológica. No dia 13, a Odontomóvel chega até a Vila do Serrado, onde atende seus moradores e no dia 14 realiza atendimento no Salobrinho. No dia 16, é a vez dos moradores do Alto do Carvalho receberem a visita da Unidade, e no dia 19 o atendimento prossegue em Itariri. Nos dias 21 e 23 o atendimento da Odontomóvel será realizado no Banco do Pedro.
Ainda para o mês de maio, estão previstas visitas da unidade odontológica às localidades do Novo Ilhéus, no dia 26, e Carobeira no dia 27. Encerrando a programação de atendimentos de maio, a Odontomóvel realiza atendimento nas comunidades rurais de Pimenteira, no dia 28 e em Inema, nos dias 29 e 30. Os atendimentos são realizados durante todo o dia e o calendário de atendimento odontológico mensal pode ser informado por meio do telefone (73) 3234-3712.
Inscritos em cursos de informática terão taxa devolvida pela Prefeitura
Os 201 inscritos nos cursos de informática, que seriam oferecidos em março de 2006 pela Prefeitura de Ilhéus e Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), poderão ser ressarcidos da taxa paga na ocasião. A informação dada pela Procuradoria Geral do Município é que os interessados dêem entrada no Protocolo Geral, situado no térreo do Anexo das Secretarias, até o dia 13 de julho deste ano.
A devolução da taxa de inscrição dos cursos não realizados pela administração municipal anterior foi garantida após o Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público. Para isso, foi dado um prazo de 45 dias para que a Prefeitura de Ilhéus possibilitasse aos inscritos a restituição do pagamento. Para ingressar no curso, os candidatos passaram por uma seleção, cujo valor da inscrição foi R$ 15,00.
Para ser ressarcido, os inscritos nos cursos de informática devem dar entrada no Protocolo Geral da Prefeitura, cujo horário de atendimento é das 12 às 18 horas. A devolução da taxa será feita após a conferência dos documentos e deferimento do pedido de restituição. A lista com o nome dos participantes está afixada no andar térreo do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, Centro de Ilhéus.
Ilhéus busca regularizar situação das farmácias
Produtos vencidos, falta de documentação e de técnico responsável foram algumas irregularidades identificadas na última fiscalização das farmácias em Ilhéus. A operação conjunta, realizada pela Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária, Ministério Público e Conselho Regional de Farmácia, foi iniciada no início deste mês, vistoriando cinco estabelecimentos que assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público. Apenas uma, localizada no Pontal, não se adequou e foi interditada.
A fiscalização das farmácias começou no dia 1º, com a visita de dois estabelecimentos do Malhado e um do Teotônio Vilela. Na ocasião, foram apreendidos mais de 200 produtos vencidos. “Foi dado um prazo de 15 dias para que se adequassem e, no dia 16, elas foram novamente visitadas, quando encontramos a situação regularizada”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaouí Pimenta.
Na zona sul de Ilhéus, duas farmácias foram inspecionadas no último dia 09. Também foi dado prazo para adequação dos estabelecimentos, que não tinham alvará sanitário e farmacêutico responsável. No dia 25, elas foram novamente visitadas, resultando na interdição de uma, situada no bairro do Pontal. Para que volte a abrir as portas, a farmácia deverá regularizar os itens apontados.
UGT faz 1º de Maio na praça Nourival Cardoso
O operário ilheense dispõe de mais uma opção para aproveitar o Dia do Trabalhador, participando de atividades culturais, esportivas, religiosas e ainda concorrer a muitos brindes e cuidar da saúde. O 1º de Maio promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai acontecer na praça Nourival Cardoso, bairro Hernani Sá, zona sul da cidade, a partir das 7 horas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, vereadores e nomes da iniciativa privada. Centenas de trabalhadores estarão curtindo o Dia do Trabalhador da zona sul, segundo estimativa dos coordenadores.
Para abrir a série de atividades do Dia do Trabalhador da zona sul, será celebrada uma missa campal, na praça da Urbis, que vai ser animada pela Banda da Policia Militar. As demais atividades que integram o evento serão realizadas durante os períodos da manhã e da tarde, e por volta das 18 horas se encerram. É a primeira vez que a UGT realiza este tipo de evento em Ilhéus e os coordenadores estão convidando todos a prestigiarem as comemorações.
Os shows serão animados por diversas bandas e terão ainda a participação de grupos de danças locais. Estas atividades estão previstas para acontecer a partir das 14 horas. Durante a realização dos espetáculos musicais acontecem sorteios de brindes e distribuição de 200 cestas básicas entre os trabalhadores que se integrarem ao evento. Além de bicicletas, haverá sorteios de eletrodomésticos e outros.
O público que for ao 1º de Maio do Hernani Sá vai poder cuidar da saúde, através dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do município e o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa). A feira de Saúde vai funcionar com aferição da pressão arterial, exames preventivos de naturezas, dentre outros.
No que trata das atividades esportivas, haverá torneio de dominó, terno-vermelho e futsal. O passeio ciclístico vai ser realizado no percurso que compreende a praça da Urbis, Nelson Costa, Pontal e Nova Brasília, localidades da zona sul da cidade. Rodas de capoeira também acontecerão no Dia do Trabalhador do Hernani Sá.
A realização do 1º de Maio do Hernani Sá é dos sindicatos dos Rodoviários de Ilhéus, dos comerciários e dos Feirantes, Sindipan, Sindtran, CEACI, associações dos Comerciários da Praça Nourival Carodoso e a de Moradores do Hernani Sá e da Tico Bike.