Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura realiza obra no Posto Florestal com recursos próprios

Prevenção da dengue será tema do Dia Global do Voluntariado Jovem

Teatro Municipal de Ilhéus conclui programação de abril

Prefeitura realiza obra no Posto Florestal com recursos próprios

As obras de drenagem pluvial que estão sendo realizadas no Posto florestal, no bairro do Malhado, zona norte da cidade, são executadas com recursos da própria Prefeitura e os trabalhos deverão ser concluídos num prazo de 30 dias, segundo informação do secretário de Engenharia e Obras do município de Ilhéus, Paulo Goulart. A obra de infra-estrutura compreende construção de caixas (bueiros) e a instalação de manilhas em toda extensão do canal, isso para facilitar a evasão das águas e acabar definitivamente com os alagamentos em dias de chuvas.

A obra vinha sendo reivindicada pelos moradores da comunidade, uma vez que se sentiam prejudicados com os alagamentos, proliferação de mosquitos e de outros animais nocivos à saúde pública. Moradores de áreas vizinhas também serão beneficiados com a iniciativa, tendo em vista que o problema atingia outras localidades, a exemplo de alguns trechos da avenida Ubaitaba. Posto florestal fica numa área de vale, por esta razão o canal recebe águas de regiões que ficam em seu entorno, como o alto do Basílio.

Para acabar de uma vez com o problema, a Secretaria de Engenharia e Obras elaborou projeto com estudos detalhados sobre a situação. Nesse sentido, a primeira determinação do prefeito Newton Lima foi mandar construir a galeria central que fica na avenida Ubaitaba, onde são despejadas as águas do canal do Posto florestal. A medida já reduziu os alagamentos e impediu que as águas corressem a céu aberto na avenida Ubaitaba, logradouro que se constitui numa das principais vias de acesso para a zona norte da cidade.

A canalização através de manilhas contará com o auxilio de diversos bueiros, inclusive alguns que serão construídos próximos às encostas e que se encarregarão de coletar as águas e despejá-las no canal, levando-as até a galeria central. Esta tem a função de recebê-las e distribuí-las. Por estar localizada numa região de difícil acesso, a obra exige cuidados, como lembra o secretário.

Moradores disseram que com a instalação de manilhas com diâmetro adequado em toda extensão do canal, será possível fazer a ligação definitiva à galeria central. O objetivo é eliminar um problema que vinha se arrastando há muitos anos, e embora a obra tivesse sido reivindicada às administrações anteriores, pouco se fez naquele local para minimizar os problemas dos moradores.

A presidente da Associação de Moradores do Posto Florestal, Tânia Rezende Okono, afirmou que a obra é uma antiga luta dos moradores do local. Segundo ela, “depois que os serviços foram iniciados, alguns políticos estão dizendo que são os responsáveis pela obra, mas a verdade é que foi o prefeito Newton Lima quem assumiu o compromisso e está executando os trabalhos com recursos próprios do município”.

Prevenção da dengue será tema do Dia Global do Voluntariado Jovem

Os 125 adolescentes ilheenses inseridos no Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano irão celebrar, na próxima quarta-feira (30), o Dia Global do Voluntariado Jovem com ações de prevenção à dengue. Eles irão sair pelos bairros onde estão seus núcleos, coletando recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito e distribuindo material informativo.

De acordo com a coordenadora municipal do programa, Bernizzeth Zorthea, esta ação especial serve para que os adolescentes sintam-se responsáveis pela transformação de suas comunidades. “Pela manhã, serão realizadas atividades no Banco da Vitória, Couto, Malhado e Barra. E, pela tarde, no bairro Nossa Senhora das Vitórias”, informou Bernizzeth.

Para a realização do Dia Global do Voluntariado Jovem em Ilhéus, além da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão envolvidas a Secretaria Municipal de Saúde, orientando os adolescentes do Programa sobre o que é a dengue e como preveni-la; a Secretaria de Serviços Urbanos, recolhendo o material que será coletado e a 6ª Dires, fornecendo material informativo sobre a doença.

Antes de irem às ruas, os adolescentes do Programa Agente Jovem discutiram, durante todo o mês o tema saúde. Os núcleos do Malhado e Barra irão se juntar, saindo do Centro de Referência em Assistência Social da Barra até o bairro vizinho. Os demais irão realizar ações independentes nas comunidades em que estão inseridos.

Celebrado em mais de 120 países, o Dia Global do Voluntariado Jovem tem como objetivo celebrar a cidadania e a solidariedade. “Como estamos numa época propícia para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, escolhemos o tema para o Dia Global do Voluntariado Jovem”, explicou a instrutora social, Cleize Sandes.

Teatro Municipal de Ilhéus conclui programação de abril

A programação de abril do Teatro Municipal de Ilhéus está chegando às suas últimas apresentações. Além dos projetos regulares, Ginga de Angola e Danças no Foyer, ao longo do mês, houve espetáculos para todos os gostos e idades, com peças, música, dança, humorísticos, juvenis e infantis. Segundo o diretor do espaço cultural, Vicente D’Ávila, “a variedade de opções atraiu um grande número de pessoas”.

Para o último final de semana de abril, neste sábado e domingo (26 e 27), estará em cartaz o espetáculo Clave de Sol Canta Chico Buarque. A apresentação, dos alunos da Escola de Música Clave de Sol está marcada para as 19 horas. Ao todo, subirão ao palco do Teatro Municipal 130 alunos, com apresentações de guitarra, teclado, flauta doce e transversal, além do coral da instituição.

Para o musical, está prevista a participação especial das crianças da Creche Nossa Senhora das Vitórias e do Orfanato Cordolina Loup. Também estão confirmadas as presenças do músico Jan Costa e do Coral Amigos da Clave de Sol. A direção musical e regência são assinadas por Mariângela Montalvão. A direção artística é de Rita Brandi e a coordenação geral fica a cargo de Indira Vita Pessoa. As entradas serão vendidas ao preço de R$ 20,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.

O Projeto Ginga de Angola e Danças no Foyer fecharão o mês de abril. O primeiro, acontece na segunda-feira (28), às 18 horas. Oferecendo aulas de capoeira, a iniciativa é realizada graças à parceria entre a Fundação Cultural de Ilhéus e a Associação de Capoeira Angola Mucumbo. O segundo projeto, realizado às terças-feiras, às 18h30min, oferece gratuitas de dança, com a professora Sôanne Marry. Ambos são gratuitos.

A programação completa do Teatro Municipal de Ilhéus é distribuída via e-mail para endereços cadastrados ou pode ser conferida na entrada do espaço cultural. Outra opção como fonte de informação das atrações é o Disk Teatro. O serviço é atualizado semanalmente e, como é gravado, pode ser acessado a qualquer momento, pelo telefone: 3634-6183.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *