Os festejos do Dia de São Jorge, padroeiro da cidade de Ilhéus, começam com a queima de fogos da alvorada prevista para a primeira hora de quarta-feira (23), em frente à Igreja Matriz do santo, localizada na rua Conselheiro Dantas, centro. A programação continua às 7 horas com a celebração da Missa das Intenções, que conta com a animação do Grupo de Canto Nossa Senhora de Lourdes. Ainda pela manhã, acontece uma missa solene celebrada a partir das 9h30min, tendo animação do Coral Dom Eduardo.
A tradicional caminhada de fé deverá reunir devotos do santo das diversas paróquias da sede e da zona rural do município, além de outros de cidades circunvizinhas. A procissão sai da Igreja Matriz de São Jorge por volta das 16h30min, percorre as principais ruas do centro histórico de Ilhéus e retorna ao ponto de origem com a imagem do santo guerreiro que viveu no século III D. C., quando o imperador de Roma era Dioclesiano.
· As homenagens ao santo que nasceu na Turquia e foi o soldado chamado Jorge começaram c o novenário. A primeira novena do ano dedicada a Jorge da Capadócia, sua cidade natal, foi realizada na noite da segunda-feira passada. A quarta novena aconteceu ontem (17) e hoje é o dia da quinta novena de São Jorge, onde será abordado o tema “Entre a cultura da vida e a cultura da morte, escolhe, pois, a vida”.
· A programação prossegue neste sábado (19), quando será realizada a sexta novena do santo padroeiro da Diocese de Ilhéus. O tema é “A vida é dom de Deus. Atentar contra a vida é atentar contra o próprio Deus”. A sétima novena vai ser realizada no domingo (20) e o tema que será apresentado é “Escolher a vida é escolher o próprio Cristo que é caminho, verdade e vida”. O tema da noite de segunda-feira (21) “É missão do discípulo apontar para a vida em plenitude que está em Jesus Cristo”. As preces do novenário terminam na terça-feira (22) e o tema a ser abordado é “A vida nova do cristão tem fundamento na ressurreição de Jesus”.
· Tema central da festa de São Jorge é “Como discípulos do Jesus cristo, somos chamados a escolher a vida e cuidar dele” um dos santos mais celebrados pelos católicos, São Jorge traz a marca de guerreiro e em sua trajetória.
· Conta a história que Jorge da Capadócia se transferiu para a Palestina com sua mãe após a morte do pai, onde foi promovido a capitão do exercito romano pela dedicação e habilidade. Estas qualidades levaram o imperador a lhe conferir o titulo de conde. Com apenas 23 anos estava vivendo em Roma, exercendo altas funções.