Salva-vidas mantém treinos semanais para melhorar atuação

Duas vezes por semana o Corpo de Salva-vidas de Ilhéus realiza treinamentos com simulação de resgate e primeiros socorros para aperfeiçoar o trabalho de seus profissionais, junto aos banhistas que freqüentam os 80 quilômetros de praias no município. Na manhã de ontem (17), eles se submeteram a mais uma bateria de treinos, enfrentando o mar na saída da baia do Pontal, na zona sul da cidade. Antes disso, fizeram uma série de exercícios físicos para manter a forma física e realizar com êxito os possíveis resgates de banhistas.

O gerente do Corpo de Salva-vidas, Almerindo Martins, disse que os treinamentos são realizados às terças e quintas-feiras, nas praias da Concha, do Cristo e do Sul, altura do hotel Opaba. O treinamento é realizando em duas horas e meia e os profissionais são submetidos a exercícios físicos, simulação de resgate e de primeiros socorros. Na simulação de primeiros socorros fazem massagem com técnicas cardiopulmonar e boca-a-boca, tudo isso como métodos que deve ser utilizados para valorização da vida humana.

O efetivo é formado de 50 homens e mulheres, mas durante o verão chegou a trabalhar com mais de 100 profissionais, devido o grande movimento das praias, tanto da sede quanto do interior. O gerente do Corpo de Salva-vidas disse que esse tipo de treinamento só é realizado pela corporação que dirige e os resultados de tanta dedicação pode ser observado através da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. Hoje é mais seguro tomar banho nas praias de Ilhéus, segundo Martins, porque existe competência por parte dos profissionais que trabalham no salva-mar.

Almerindo lembra que o treinamento que é realizado duas vezes por semana com os integrantes do Corpo é extremamente necessário, tendo em vista a possibilidade do aprimoramento de técnicas mais apuradas de resgate, além da promoção da valorização humana por meio da integração entre os 50 homens e mulheres da equipe. Para estimular o trabalho, outras atividades são incentivadas, a exemplo de brincadeiras para descontrair e tornar o clima mais cordial entre eles.

A outra forma de incentivo à corporação está relacionada à apresentação visual. Para melhorar este aspecto, a Prefeitura padronizou o uniforme do Corpo de Salva-vidas, que passou a ter as cores branca e vermelha. Já foram confeccionados outros e adquiridos equipamentos de resgate, com o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais e não deixar que vidas se percam nas águas por negligência, como lembrou Martins.

O corpo de Salva-vidas do município atua também no Balneário de Tororomba, Estância Hidromineral de Olivença. Sua presença neste local é muito importante, uma vez que o espaço recebe inúmeros visitantes, principalmente durante a alta estação e nos de feriados. Eles impedem que ocorram afogamentos na piscina e suas presenças proporcionam mais segurança aos banhistas.

Atendimento. O Corpo de Salva-vidas tem como parceiras as unidades do Suporte Básico para Afogados, que fica nas praias do Cai N’água (Olivença), Ponta da Tulha e Milionários. Os profissionais começam a dar os primeiros atendimentos às vitimas ainda na areia, agilizando o socorro e recuperação. São atendidos casos de afogamento, queimaduras por águas-vivas, problemas de pressão arterial, fraturas e outros ferimentos. Os casos mais complexos são encaminhados aos hospitais da cidade, levados pelas ambulâncias de plantão ou Samu 192.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *