Ceplac apóia projeto que visa o desenvolvimento sustentável

A Ceplac é uma das instituições que apóiam o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) de Ibicaraí, a 470 quilômetros de Salvador, que segundo o gerente local do Banco do Brasil, Geraldo Novais, é estratégia negocial do banco, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e político. O projeto visa apoiar atividades produtivas, economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.

Em reunião realizada na quarta-feira, 17, pelo Banco do Brasil, no município de Ibicaraí, e que contou com a participação de produtores locais e dos municípios de Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia e Floresta Azul e de representantes da Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Prefeitura Municipal de Ibicarai, Coelba, CDL, ADAB, EBDA, Rotary, Maçonaria e associações rurais foram escolhidas três atividades para serem contempladas com o DRS: Apicultura, Pecuária Leiteira e Biocombustível.

Segundo Celso Negrão, agrônomo da Ceplac, do Escritório de Ibicaraí, o DRS da pecuária leiteira já está em fase adiantada de execução pelos parceiros do projeto. A Ceplac, Banco do Brasil e a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, já constituíram a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bacia do Rio Salgado (Coopar).

APICULTURA

Com a aplicação de recursos de R$ 1,8 milhão, alocados pelo Banco do Brasil, será feita aquisição de máquinas, equipamentos e instalações físicas para implantação de usina de beneficiamento do leite produzido pelos cooperados. A Prefeitura, em contrapartida, já disponibilizou a área destinada à instalação da indústria e o projeto encontra-se em fase final de análise para a sua execução.

O pesquisador da Ceplac Ediney de Oliveira Magalhães fez explanação sobre avanços da atividade apícola no Sul da Bahia e os projetos humanitários desenvolvidos pela Ceplac em cooperação com organizações internacionais. Segundo Magalhães, o DRS da Apicultura é uma grande oportunidade de organizar o setor comercial da apicultura. “A idéia inicial é termos uma cooperativa onde se possam reunir os apicultores e a produção de mel, agregando valor através da mistura do mel com plantas terapêuticas e mel em sachê visando também o mercado internacional”, disse.

O pró-reitor de Extensão da Uesc, professor Raimundo Bonfim, colocou o apoio da universidade à disposição das comunidades envolvidas nos projetos. Ele destacou o avanço da atividade apícola na região e a forma bem sucedida como a Ceplac a vem conduzindo nos últimos 15 anos. Ediney informou ainda que o modelo a ser seguido é de uma nova gestão do cooperativismo, seguindo os princípios e a doutrina, mas com gestão profissional ou seja, uma empresa que gere lucro para os produtores e que seja competitiva nesse segmento, que é a comercialização dos produtos das abelhas

ENERGIA

O gerente de Atendimento da Coelba, Augusto Dantas, discorreu sobre a importância da demanda de energia elétrica para as indústrias que serão implantadas através do DRS. Ele informou que está sendo instalada uma subestação no entroncamento de Itapé para melhorar os serviços de energia oferecidos aos distritos de Cajueiro e Vila Isabel, em Ibicarai, regiões onde há grande concentração de associações dos projetos de assentamentos rurais e agricultores familiares.

O Chefe do Núcleo de Extensão da Ceplac, em Itabuna, Marisovaldo Macedo, reafirmou o apoio ao DRS, através do comprometimento das equipes dos Escritórios Locais de Ibicarai e Floresta Azul. Ao final do encontro, foi constituído grupo de trabalho que se encarregará de elaborar o projeto e dar ncaminhamento, coordenado pelo Banco do Brasil, com a participação de Ediney Magalhães, da Ceplac, com a função de Assessor Técnico; Celso Negrão do Escritório Local da Ceplac; José Raymundo Dantas, da Associação dos Apicultores de Ibicarai; e Ari Matos, da secretaria municipal de Agricultura, como articulador. Os demais membros fazem parte das Associações de Apicultores de Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Ibicarai, Palmira e Floresta Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *