Porto Sul, a polêmica continua

Os artigos: Aeroporto ou Porto? e “Haverá sempre um a favor e outro contra”, de autorias de Anísio Cruz e José Nazal respectivamente, que vieram com mapas mais explicativos com a localização do projeto “Porto Sul”, me fez voltar ao passado.

Em 1991, atendendo solicitação do então prefeito João Lírio à Ceplac, realizamos o Diagnóstico dos Recursos Naturais da Área de Proteção Ambiental e Tombamento da Lagoa Encantada e Rio Almada. A versão preliminar para ser tombada era uma área de 24.238 hectares, onde estavam incluídos os distritos/povoados de Castelo Novo, Laranjeiras, Campinhos, Urucutuca, Sambaituba e Aritaguá.


O trabalho constou de uma revisão sobre geologia, solos, vegetação / uso da terra e cadastramento rural, inclusive com mapas específicos.

Então baseado no mapa de vegetação da época, resolvemos plotar o mapa do artigo de Anísio Cruz e outro plotando o mapa inserido na imagem de satélite do artigo de José Nazal.

Realizamos este trabalho, apenas para que sirva de mais um mapa no acervo sobre este assunto.

NOTA: Pedimos desculpas pela qualidade dos mapas, pois foram confeccionados quando ainda não tínhamos a tecnologia de hoje e tudo era à moda antiga. (manual)

Rezende

jrezendemendonca@yahoo.com.br

JOSÉ REZENDE MENDONÇA – Técnico Agrícola – Aposentado(CEPLAC)

Especialista em Fotointerpretação e Cartografia – Fotografias Aéreas, Imagens de Satélite e Radar. (Vegetação, Uso da Terra, Hidrografia, Solos, Relevo, etc.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *