Porto Sul estará em discussão nesta quarta-feira na Câmara de Ilhéus

O Porto Sul, um dos projetos mais polêmicos e controversos dos últimos tempos, estará em discussão em Ilhéus nesta quarta-feira, dia 9, a partir das 16 horas, no Plenário Gilberto Fialho da Câmara de Vereadores. A proposta dos parlamentares Ilheenses é debater a iniciativa com maior profundidade e, sobretudo, com a participação expressiva dos principais segmentos da sociedade civil organizada. Segundo as últimas informações, o Porto Sul será implantado em Ponta da Tulha através de uma parceria público-privada visando o escoamento de minérios, grãos e biocombustíveis destinados à exportação.

O objeto de toda a polêmica envolvendo o Porto Sul reside, em boa parte, na sua localização. Os ambientalistas lembram que o distrito de Ponta da Tulha, apontado como o provável local, encontra-se situado no meio de um minicorredor ecológico, mais especificamente entre a Área de Preservação Ambiental (APA) da Lagoa Encantada e o Parque Estadual da Serra do Conduru. Além disso, segundo alguns empresários, a construção do novo equipamento também poria em perigo a atração e a consolidação de novos empreendimentos desenvolvidos, prioritariamente, na área do turismo ecológico.
Os defensores do Porto Sul, por outro lado, lembram os milhares de desempregados existentes hoje no município e, consequentemente, da necessidade de aquecer a economia e gerar empregos. Na visão deles, nenhuma construção desse porte será executada sem que ocorram impactos mínimos. “O que precisamos, na verdade, é por na balança os aspectos negativos ao lado dos imensos pontos positivos do projeto para Ilhéus e para toda a região”, diz um especialista econômico. “Devemos lutar pelo desenvolvimento da nossa Terra ou esperar que, no futuro, nossos filhos e netos vivam do ar e da contemplação das APAs”, perguntam os integrantes do Movimento Progressos.
Para a sessão especial, estão sendo convidados diversos técnicos e autoridades políticas, empresariais e governamentais. Entre eles, os secretários estaduais de Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos; o prefeito de Ilhéus, Newton Lima; os secretários municipais de Meio Ambiente, Antônio Olímpio, e de Turismo, Hermano Fahning; a promotora de justiça Karina Cherubini; o diretor do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha; o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Almada, Frederico Costa; os deputados federais Raymundo Veloso e Walter Pinheiro; a deputada estadual Ângela Sousa; a representante do CREA, Tatyana Bonfim; o presidente da Atil, Luigi Massa; o presidente da ACI, José Leite; o presidente do Sinec, Gentil Pires; o presidente do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares; e o procurador geral da República, Cláudio Fonteles, entre vários outros.

Assessoria de Imprensa
07.04.08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *