Como parte das homenagens prestadas pela Câmara de Ilhéus ao vereador Claudinê Luz Macedo, falecido no último dia 20, já está tramitando na Casa projeto de lei que substitui o nome da rua Nossa Senhora das Graças, onde o parlamentar residia no bairro da Conquista, para rua Vereador Claudinê Macedo. O projeto, que deve ser votado nos próximos dias, é de autoria de Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) e encontra-se assinado por todos os parlamentares ilheenses. Claudinê do INSS, como era popularmente conhecido, exercia o mandato de vereador pela primeira vez. No ano passado, como primeiro suplente de sua coligação nas eleições de 2004, assumiu a vaga por um mês.
Na noite de ontem (26), vereadores ilheenses participaram da missa de 7º dia de Claudinê Macedo, celebrada na Igreja Matriz de São Jorge pelo Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. Num clima de muita emoção e saudade, familiares, amigos e eleitores rezaram pela alma do vereador que, durante toda a sua vida, sempre procurou ajudar as pessoas e contribuir para o desenvolvimento do município. Falando em nome do Poder Legislativo de Ilhéus, a vereadora Carmelita Ângela enfatizou que, mesmo durante o curto espaço de tempo em que esteve na Câmara, Claudinê “deixou as marcas e pegadas de um grande cidadão”. Além disso, acrescentou a vereadora, “ele foi um exemplo como esposo, pai, amigo, trabalhador e, sobretudo, como cristão, discípulo e evangelizador”.
Claudinê Luz Macedo era casado com a cabeleireira Sandra Maria Santos Macedo, com quem teve dois filhos. Na última eleição municipal, após uma campanha memorável, obteve 1.216 votos, ficando como primeiro suplente de sua coligação. Durante cerca de 15 anos, Claudinê trabalhou no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), exercendo, entre outros cargos importantes, o de chefe do Setor de Benefícios. Apesar do pouco tempo na Câmara, o vereador conseguiu propor vários requerimentos e indicações voltados, principalmente, para a melhoria de ruas, praças e avenidas da cidade.