O Ministério Público Estadual denunciou o ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, mais oito pessoas por fraude de pelo menos R$ 6,5 milhões. Eles vão responder por crime de improbidade administrativa.
Além de Valderico Reis, foram denunciados à justiça o ex-procurador-geral da Prefeitura de Ilhéus, Guilherme Scofield e a ex-secretária de Finanças e de Governo, Alexandra Gonçalves.
Outros denunciados foram os membros da comissão de licitação Lúcia Bahia, Nilson Monteiro, Raimundo Campos e Walter Lemos Filho, mais os empresários José Adriano Nascimento e José Roberto Menezes.
De acordo com o Ministério Público, a fraude aconteceu na concorrência pública de 4 de março de 2005, feita para beneficiar as empresas Kato & Maciel e Fraife & Menezes que, entre outras irregularidades, tem o mesmo endereço.
A empresa Kato & Maciel acabou contratada para oferecer material didático e cursos de informática e inglês para mais de 7 mil alunos da rede municipal.
Na alteração contratual feita no dia 11 de janeiro de 2005, a Fraife & Menezes informou que sua sede ficava na rua Ruy Barbosa, 51-A, centro, Uruçuca. Este foi exatamente o endereço que a Kato & Maciel informou para sua filial.
Isso também em seu contrato, alterado no mesmo dia 11 de janeiro de 2005, usando as mesmas testemunhas. As empresas nunca funcionaram no local indicado.
Fonte: MP