Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de ônibus em Ilhéus

Ilhéus debate questões da água com estudantes da rede pública

CRAS resgata cidadania de famílias em risco social

Projeto Domingo na Praça chega ao fim após três meses

Controle de esquistossomose é feito em comunidades ribeirinhas de Ilhéus

Prefeitura inicia instalação de abrigos de ônibus em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, dando prosseguimento ao reordenamento do centro da cidade, visando proporcionar mais conforto e segurança á comunidade em geral, iniciou no final da semana passada a implantação de abrigos de ônibus, dentro de um novo padrão visual, que, além de garantir mais comodidade ao usuário do transporte coletivo também ressalta, através de painéis, aspectos do município, como as belezas naturais, economia, história, entre outros.

O primeiro abrigo foi instalado na rua da Linha, onde recentemente a Secretaria de Serviços Urbanos concluiu os trabalhos de melhorias com o alargamento da pista e recuperação da calçada, tendo o painel enfocado as belezas naturais, com destaque para a praia e uma visão da própria cidade, com destaque para a frase “Ilhéus, como eu amo você!”. Também consta no abrigo a nova marca do governo municipal.

Segundo o secretário de Obras e Engenharia, Paulo Goulart, ainda na rua da Linha serão instalados outros três abrigos de ônibus, uma vez que este é o principal ponto de usuários do transporte coletivo oriundos da zona norte. Nos painéis destes abrigos, de acordo com o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, serão destacados aspectos culturais e econômicos e uma homenagem ao escritor Jorge Amado.

Ilhéus debate questões da água com estudantes da rede pública

O Dia Mundial da Água foi comemorado hoje, dia 24, em Ilhéus, com um seminário realizado no Teatro Municipal. As discussões a respeito da preservação da água foram abertas pela manhã , pelo prefeito Newton Lima, que destacou a insensatez do homem em agredir o meio ambiente colocando em risco até mesmo o futuro da humanidade, caso não se adotem medidas a nível mundial. O secretário do Meio Ambiente, Antonio Olimpio, e o presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Geerdshon Ribeiro, também contribuíram com o inicio dos trabalhos.

O público-alvo do evento foi o alunado da rede municipal e estadual de ensino. Aos estudantes, o prefeito disse que sua geração acordou um pouco tarde para os problemas ecológicos que deixam apreensiva a humanidade e que agora a responsabilidade maior na luta para impedir que as fontes de águas desapareçam é dos jovens. O prefeito entende que é preciso que cada aluno se torne um multiplicador para a realização de um trabalho de conscientização que possa criar barreiras capazes de impedir as ações nocivas do homem sobre as nascentes e outras fontes naturais.

Durante as comemorações pelo Dia Mundial da Água, o secretário do Meio Ambiente chamou a atenção dos estudantes para a relevância da luta ecológica pela preservação das bacias hidrográficas do mundo, principalmente aquelas que convergem na região.A respeito da preservação da água, ele disse que apesar de sermos uma nação rica em termos de água é preciso tomar os cuidados necessários para que este bem não seja escasso pelo uso indevido. A modificação de hábitos, não poluir os rios, não desmatar matas ciliares e replantar onde já foi degrado e evitar a queima de florestas são algumas medidas que o homem deve adotar para que as fontes não desapareçam, afirmou.

Além dos estudantes da rede estadual e municipal, o Dia Mundial da Água, em Ilhéus, foi acompanhado por alunos do Colégio da Policia Militar. As comemorações foram transferidas para hoje, dia 24, tendo em vista a participação dos estudantes nos trabalhos. Para questionar o correto do uso da água no mundo, os organizadores recorreram ainda a números de danças e encenação de uma peça teatral com apelos ecológicos. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Meio Ambiente e Maramata. Vereadores e secretários municipais acompanharam a abertura dos trabalhos. .

Escassez – Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgados durante as comemorações pelo Dia Mundial da Água, a cada segundo morre uma criança vitima de más condições do saneamento que afeta cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo. Este ano o Dia Nacional da Água veio a coincidir com a instituição do Ano Internacional do Saneamento, pela ONU. De acordo com o presidente da Onu, Ban Ki-moon, “as péssimas condições de saneamento combinadas com a falta de água potável e das condições de higiene contribuirá para as terríveis taxas de mortes associadas ao problema”.

Somente três por cento da água da terra são doces e deste número mais de dois terços estão inacessíveis ao consumo humano. Cerca de 12 por cento da água doce disponíveis no mundo estão no Brasil e mais da metade, ou seja 54 por cento desse total concentram-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde possui a menor população por quilometro quadrado. Conforme a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a escassez da água já afeta 1,2 bilhões de pessoas em todo mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela fala de recurso.

CRAS resgata cidadania de famílias em risco social

Para assegurar o resgate da cidadania de famílias de baixa renda de Ilhéus, existem quatro unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em pontos estratégicos da cidade, em áreas de maior exclusão social. Nos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Vitórias, Banco da Vitória e Barra, há as chamadas “Casas da família”, onde são oferecidos encaminhamentos para programas sociais, atendimentos médicos, assessoria jurídica, previdência social e educação.

O CRAS presta serviços psicossocial e socioassistencial, promovendo oficinas e cursos. Desde a sua implantação, já foram acompanhadas mais de quatro mil famílias. Cada casa atende a localidade em que está instalada, além dos bairros, distritos e povoados circunvizinhos. Nelas trabalham duas assistentes sociais, dois psicólogos, um agente administrativo e um auxiliar de serviços gerais. “Assim, a área de cobertura é mais abrangente, podendo beneficiar muitas outras famílias”, declarou a coordenadora, Maria Marta Lucas de Carvalho.

O maior objetivo do Centro de Referência da Assistência Social é desenvolver ações e serviços básicos para famílias em situação de vulnerabilidade, muitas vezes em extrema pobreza. Para atingir esta meta, cada Casa procura contribuir para o processo de autonomia e emancipação social dos cidadãos. De acordo com Maria Marta, “as ações visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, devolvendo a cidadania os membros das famílias acompanhadas”.

Entre as ações do CRAS, no último dia 08, a Casa da Família do Nossa Senhora das Vitórias realizou uma atividade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. O trabalho foi executado em parceria com as duas unidades do Programa de Saúde da Família do bairro, a Coordenação Municipal de DST/Aids e o Creas Sentinela. Durante toda a manhã, houve atendimentos médicos, testes rápidos de HIV e salão de beleza com cortes e hidratação de cabelos, além de oficina sobre a fabricação de sabonete contra escabiose (sarna) e xarope caseiro.

Durante a atividade especial na Casa da Família do Nossa Senhora das Vitórias, também houve sorteio de brindes doados por comerciantes da locais e a participação da Filarmônica Capitania dos Ilhéos, regida pelo maestro Letto Nicolau. Segundo a Coordenadora do CRAS, houve uma participação maciça da comunidade. “As pessoas se encantaram com a Filarmônica, tendo contato pela primeira vez com a música clássica”, complementou Maria Marta.

O que é o CRAS – O Centro de Referência da Assistência Social é um programa Federal que conta com apoio logístico e operacional do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Também há a supervisão técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e co-financiamento da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus. Através desta parceria, cada unidade pode atender até cinco mil famílias.

Para receber acompanhamento, basta que os interessados procurem a unidade mais próxima. No Teotônio Vilela, a Casa da Família fica na Rua Nossa Senhora da Conceição, número 70; no Nossa Senhora das Vitórias, o atendimento é na Rua da Matriz, no final de linha do ônibus; no Banco da Vitória, o serviço é oferecido na Rodovia Ilhéus – Itabuna, número 531 e, na Barra, é na Avenida Ubaitaba, número 2004, próximo ao PSF do bairro.

Projeto Domingo na Praça chega ao fim após três meses

Iniciado em dezembro do ano passado, o Projeto Domingo na Praça chegou ao fim no último dia 23. Com animação do cantor Itassucy e artistas convidados, ao longo dos três meses da iniciativa, foram realizadas 14 apresentações nos domingos e três sábados. A organização é da Associação dos Comerciantes da Praça Nourival Cardoso do Bairro Hernani Sá (ACPHS), com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das Secretarias de Serviços Urbanos e do Turismo, além de empresários locais.

O Projeto Domingo na Praça promoveu diversos shows com artistas regionais. Com uma programação musical diferenciada, os ritmos predominantes foram MPB, Pop e Forró. O espaço, conhecido por disponibilizar uma variedade de comidas e bebidas, foi incrementado com as atrações. “Cumprimos com o nosso objetivo de disponibilizar mais uma opção de lazer para as famílias, valorizando a Praça Nourival Cardoso e os cantores e bandas locais”, declarou um dos organizadores, Odailson Aranha.

Além dos shows musicais, dentro do Projeto Domingo na Praça houve atividades especiais. Ao longo dos três meses da iniciativa foram realizados o pré-Carnaval; o tributo ao cantor Jorginho, falecido há um ano; o Dia da Mulher, com a participação de várias cantoras e o Bingo do Boi, que arrecadou fundos para o Abrigo São Vicente de Paulo. O prefeito Newton Lima, que prestigiou várias apresentações, elogiou o Projeto. “Iniciativas deste tipo contribuem para aumentar as opções de lazer dos ilheenses”, afirmou.

Controle de esquistossomose é feito em comunidades ribeirinhas de Ilhéus

O Programa de Controle da Esquistossomose, reativado pela Secretaria de Saúde de Ilhéus em janeiro deste ano, já atendeu as comunidades de Sambaituba e Aritaguá. Após realizar a coleta, estão sendo realizados exames para detecção da doença. Até o momento, foram identificados 13 casos de pessoas com a popular barriga d’água. “Os pacientes estão em tratamento, acompanhados pelo médico-sanitarista, Julio Diaz”, informou o coordenador do Programa, Orlando Mendes.

A primeira comunidade atendida pelo Programa de Controle da Esquistossomose foi Sambaituba, onde os trabalhos foram iniciados no mês de janeiro. Já Aritaguá começou a ser assistida na semana passada. Para realizar as ações, foi mobilizada uma equipe de seis pessoas. Os técnicos também realizam atividades educativas, para que a população seja informada sobre o que é a doença.

Durante todo o ano, os técnicos do Programa de Controle da Esquistossomose irão visitar diversas comunidades ribeirinhas do município, situadas na zona rural de Ilhéus. Para identificar a doença, serão realizadas coletas de fezes para serem submetidas a exames que detectem a parasita. O próximo passo são o tratamento e acompanhamento dos pacientes. A meta é que, ao todo, sejam examinadas 12.600 pessoas.

A doença – A esquistossomose é adquirida através do contato com larvas dispersadas por caramujos contaminados, geralmente em córregos, lagoas e rios. Os sintomas comuns são: diarréia, cólicas, febres, dores de cabeça, náuseas e tonturas. Pode ocorrer também o endurecimento e aumento do fígado, que dá o nome popular da doença: barriga d’água. Ainda há casos que apresentam hemorragias, cansando vômitos e fezes negros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *