Muita emoção e saudade na sessão especial da Câmara de Ilhéus que homenageou o vereador Marcus Paiva, falecido no último dia 7, vítima de complicações no pâncreas. Durante cerca de duas horas, parlamentares da Casa revezaram-se na tribuna do Plenário Gilberto Fialho para render homenagens a um dos mais atuantes e combativos vereadores de toda a história do município. Um dos pontos altos da sessão solene ficou por conta da tramitação do projeto de lei, já encaminhado à Comissão de Justiça, que passa a denominar à avenida Bahia, onde o parlamentar morava, de avenida Vereador Marcus Paiva.
Além de familiares, amigos, assessores, eleitores e de todos os parlamentares da Casa, a sessão especial foi prestigiada pelo prefeito Newton Lima, secretários municipais, lideranças comunitárias, políticos, empresários, profissionais de imprensa e servidores da Câmara. Um dos momentos de maior emoção aconteceu quando foi exibido um vídeo contando um pouco sobre a trajetória de Marcus Paiva. No final, ao som de “Canção da América”, do cantor e compositor Milton Nascimento, um plenário repleto e extremamente emocionado pôde ver algumas das principais imagens do vereador que, com sua dedicação, seriedade e, sobretudo, combatividade, marcou para sempre a história do Poder Legislativo Municipal e, por extensão, da própria vida política de Ilhéus.
Durante a sessão especial, o presidente Alisson Mendonça entregou à família enlutada uma cópia do vídeo apresentado e de uma Moção de Pesar, assinada por todos os parlamentares ilheenses. Na ocasião, ele informou também que o projeto de lei que muda o nome da avenida Bahia, localizada no bairro da Cidade Nova, para Vereador Marcus Paiva será apreciado na próxima semana. “A morte de Marcus representa uma perda irreparável. O Poder Legislativo perde um grande e inesquecível vereador, a cidade, um filho ilustre, e a população, um defensor inigualável dos seus direitos”, enfatizou novamente Alisson Mendonça.
Incansável – Vereador por dois mandatos consecutivos, Marcus Vinícius Habib Paiva foi incansável na fiscalização e no controle das verbas públicas do município. Foi de autoria do parlamentar, por exemplo, diversas denúncias de desvios de recursos públicos apresentadas ao Ministério Público Estadual. Além de assinar comissões especiais de inquérito, que apuraram indícios de irregularidades, Marcus foi também relator da Comissão Parlamentar Processante que culminou com a cassação do então prefeito Valderico Reis. Como fiscalizador, formulou denúncias como a do desvio de recursos através do oferecimento, pela Secretaria de Educação, de cursos de inglês e informática.
Uma das denúncias mais marcantes do vereador Marcus Paiva foi a de que máquinas pesadas estariam sendo guardadas no pátio de uma empresa particular visando à celebração de contratos fraudulentos com a Prefeitura. Graças a esse corajoso trabalho, o Ministério Público determinou que as referidas máquinas passassem a ficar à disposição do Município. Sempre presente nas diversas lutas das categorias profissionais de Ilhéus, Paiva lutou durante seus mandatos por melhorias para os distritos de Inema, Pimenteira, Aritaguá e Vila Cachoeira, sendo, ainda, árduo defensor de vários e importantes projetos sociais.
ASCOM – CMI
Fotos – Mary Melgaço