Prefeitura Municipal de Ilhéus

Câmara e Ministério Público recebem cópias de relatório da auditoria

Coordenação Municipal de DST/Aids Investe na educação da comunidade

Ilhéus tem programação para o Dia Mundial da Água


Câmara e Ministério Público recebem cópias de relatório da auditoria

Os 10 volumes produzidos durante a auditoria realizada na gestão do então prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, foram encaminhados no dia de hoje, 12, à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público, pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco Soub, por determinação do prefeito Newton Lima. A auditoria, que abrange o período de janeiro de 2005 à agosto de 2007, foi realizada pela Empresa Dinâmica Assessoria e Projetos, e o resultado dos trabalhos de levantamento de dados foi entregue durante solenidade pública no último dia 28, no salão nobre do Palácio Paranaguá.

Na auditoria, foi possível constatar vários atos de improbidade administrativa e de atos que demonstram o mau uso do dinheiro público, a exemplo da locação de veículos, máquinas e equipamentos, que resultaram numa despesa total de R$ 7.146.853,20, abrangendo o período de janeiro de 2006 a julho de 2007. Também foi constatado que, embora a Prefeitura recolhesse do funcionalismo o pagamento dos empréstimos consignados, existe um débito de R$ 2.096.392,32 com a empresa Capemi Previdência e Seguros.

Na lista de atos considerados ilícitos ainda se encontram denúncias constatadas na aquisição de peças para manutenção da frota; bens adquiridos mas que nunca chegaram ao seu destino; notas de compra de material diverso sem identificar para qual finalidade; pagamentos considerados absurdos na contratação de serviços de coleta de lixo domiciliar e limpeza pública; valores considerados exagerados na aquisição de combustíveis, isso, além de inúmeros processos de contratação de serviços ou de aquisição sem ter sido realizada licitação.

Agora, com o encaminhamento de cópias do relatório final para a Câmara de Vereadores e Ministério Público, o prefeito Newton Lima aguarda que as autoridades competentes nesta área adotem as medidas cabíveis para, no caso, punir os responsáveis, e também exigir ressarcimento de recursos desviados aos cofres públicos.

Coordenação Municipal de DST/Aids Investe na educação da comunidade

A maioria dos trabalhos da Coordenação Municipal de DST de Ilhéus está voltada à educação da comunidade a cerca da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Além do oferecimento de distribuir gratuitamente preservativo e realizar exames gratuitos para a detecção do vírus HIV, da sífilis (VDRL), e hepatite dos tipos B e C, a Coordenação desenvolve o Projeto Escola, Empresa Solidária, ministrando palestras nos locais, além de participar de diversos eventos, com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante.

Outra iniciativa de caráter educativo e preventivo da Coordenação Municipal de DST/ Aids é o projeto “Profissionais do Sexo”. A iniciativa atua diretamente com garotas de programa que trabalham em boates ou pelas ruas de Ilhéus. Os técnicos da Coordenação fazem visitas periódicas a estes locais para realizar exames de testagem rápida do vírus HIV e distribuição de preservativos. As profissionais também são encaminhadas para a realização de exames preventivos e são aconselhadas sobre a importância e as formas de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

O órgão municipal estará apoiando o espetáculo o Grupo de Apoio aos Pacientes com Aids (Gapa) Bahia, “A gente já disse tudo”, que estará na cidade nos próximos dias 16 e 17. A peça faz parte do Projeto Plataforma Solidariedade, que tem o objetivo de conscientizar jovens e estudantes a cerca das formas de prevenção da Aids e outras DST’s. No domingo, às 17h30min, o espetáculo estará na Praça da Urbis. Já na segunda-feia, haverá três sessões: às 9h30min, no Colégio Estadual Antônio Sá Pereira; às 14h30min, na Praça da Baixa Fria e às 19h, no Colégio Moisés Bohana.

Acompanhamento dos pacientes – Quando são identificados pacientes soropositivos ou com alguma outra DST, a Coordenação Municipal oferece todo o acompanhamento médico e psicológico para estas pessoas. O órgão conta com dentistas, assistentes social, terapeuta ocupacional, psicóloga, enfermeiras e médicos especializados no tratamento da hepatite, assim como urologistas, ginecologista, biomédica e pediatra.

O Centro de Referência DST/AIDS de Ilhéus disponibiliza para pessoas cadastradas a distribuição mensal de preservativos femininos e masculinos, assim como toda medicação para o tratamento das doenças. Para ter acesso ao serviço, basta o interessado, munido de documento de identificação, procurar o órgão, no CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras, em horário comercial. É bom lembrar que não é necessário estar em jejum para realizar os exames.

Ilhéus tem programação para o Dia Mundial da Água

Uma série de atividades voltadas para questões ambientais no município será desenvolvida este mês pela Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e Secretaria do Meio Ambiente para comemorar, em Ilhéus, o Dia Mundial da Água. Os trabalhos serão abertos às 8h30min do dia 24, no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Newton Lima, do diretor da Maramata, Geerdshon Ribeiro e do secretário do Meio Ambiente, Antonio Olímpio. Abertas à participação pública, as atividades serão encerradas às 17 horas do mesmo dia.

De acordo com a programação, depois da homenagem ao Dia Mundial da Água, a partir das 9h30min, a assistente social e educadora ambiental da Embasa, Cibele Fontes, abordará o tema “A importância da água em nossa vida”, e às 14 horas está prevista a apresentação teatral “Terra, planeta água”. Em seguida, o secretário Antonio Olímpio falará sobre “A importância das bacias hidrográficas no mundo”. Às 16h30min os trabalhos serão encerrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *