Prefeitura Municipal de Ilhéus

Nova frente de serviços é aberta em bairros da cidade de Ilhéus

A Secretaria de Obras e Engenharia da Prefeitura de Ilhéus está abrindo uma nova frente de serviços, visando proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade. Na rua Rodrigues Alves, no bairro da Conquista, por exemplo, atendendo indicação do vereador Jailson Nascimento, estão sendo realizados atualmente trabalhos de recuperação do sistema de drenagem pluvial e também da pavimentação à paralelepípedos. O local, que serve como final de linha para os ônibus, encontrava-se em situação crítica, abandonado que foi pela administração anterior.

Já na rua Guanabara, na Barra do Itaípe, zona Norte da cidade, atendendo uma solicitação da vereadora Carmelita Ângela, a Secretaria de Obras e Engenharia também deu início esta semana às obras de drenagem para evitar os grandes alagamentos provocados pelas chuvas, chegando as águas até mesmo a invadir inúmeras residências. De acordo com a vereadora, que está tendo seu pleito atendido pelo prefeito Newton Lima, os serviços vinham sendo reivindicado á várias administrações anteriores e nunca foram realizados.

Na rua Severino Vieira, bairro do Malhado, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está concluindo serviços de recuperação de sistema de drenagem e também de pavimentação asfáltica, e na rua 19 de Março, centro, a Secretaria de Obras e Engenharia continua realizando a recuperação de um antigo sistema de drenagem, com a troca de manilhas, para, sem seguida, promover a operação tapa-buracos, beneficiando um importante trecho de passagem de veículos pesados.

Ilhéus realiza em maio o I Festival do Chocolate da Mata Atlântica

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, junto com a Fundação Casa de Jorge Amado e a Universidade Livre da Mata Atlântica (UMA), e com o apoio da Bahiatursa, estará realizando no final do próximo mês de maio o I Festival de Chocolate da Mata Atlântica, dentro das comemorações dos 50 anos de Gabriela, Cravo e Canela. O prefeito Newton Lima recebeu a confirmação do evento na sua viagem a Salvador, onde se encontra desde ontem (5), e anunciou todo o apoio estratégico para que o festival obtenha todo o êxito, uma vez que considera imprescindível o soerguimento da cacauicultura, não somente para a economia de Ilhéus como também para os demais municípios baianos produtores.

A partir de agora, segundo o secretário de Turismo, Hermano Fanhning, o município aguarda a chegada das missões, a exemplo de chocolateiros e ambientalistas, com a finalidade de conhecerem a região cacaueira e as áreas produtivas, bem como a produção de chocolates dentro dos princípios da preservação da Mata Atlântica e de sua biodiversidade. “Aqui temos todos os ingredientes para a realização desse grande festival, como a nossa história relatada nos livros de Jorge Amado, os cacauais, a fabricação do chocolate e a manutenção do nosso meio ambiente através desta lavoura”, afirmou Newton Lima.

Quem já garantiu presença no festival foi a Principle of Responsable Investments (PRI), da Organização das Nações Unidas (ONU), que possui US$ 13 trilhões em fundos privados com ativos, “o que significa que, com esse festival, estaremos sendo inseridos no roteiro internacional do chocolate, o que já deveria ter ocorrido a muito mais tempo, possibilitando desta forma, que os outros países tenham condições de conhecerem nossas potencialidades econômicas, turísticas/ambientais e de produtores de cacau”, opinou Hermano Fanhning.

Primeira-dama recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Ilhéus

A primeira-dama de Ilhéus, Inês Tavares Silva, foi homenageada na última quarta-feira (5), durante a sessão especial da Câmara de Vereadores em tributo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. Ela e outras personalidades femininas de destaque em vários segmentos da sociedade ilheense receberam as honras do Poder Legislativo Municipal. “Sinto-me representante de todas as mulheres do município, que lutam pelo bem estar de suas famílias e vêm conquistando espaço no mercado de trabalho”, declarou a esposa do prefeito Newton Lima.

A solenidade em homenagem às mulheres de Ilhéus foi conduzida pela jornalista, Renata Smith. A sessão especial teve como objetivo, também, convidar a todos para refletirem sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. Para compor a mesa principal, foram convidadas a primeira-dama, Inês Tavares Silva, a delegada da mulher, Ângela Regina Souza e a representante da Deputada Estadual Ângela Sousa, Sabrina de Branco. Na mesa central, foram chamadas empresárias, religiosas, professoras e várias outras profissionais, entre elas a Promotora de Justiça, Karina Cherubini.

Após a leitura do texto bíblico contido no capítulo 31 do livro de Provérbios, que descreve a preciosidade da mulher virtuosa, as vereadoras Carmelita Ângela e Maria de Lourdes Paixão deram as boas vindas a todas as presentes, que receberam flores ao adentrar no plenário. Em seguida a ex-vereadora, Ana Margarida, leu um texto em homenagem às vereadoras e mulheres, dizendo que “pensar mulher é pensar em luta por melhores condições de vida”. Em seguida, a palavra foi passada à pastora Valci, que falou da função digna, como multiplicadora e geradora da mulher. Ela lembrou grandes nomes femininos que lutaram pela igualdade de direitos, a exemplo da Princesa Isabel e da primeira prefeita do Brasil, a potiguar Alzira Teixeira Soriano, eleita em 1928.

Dando seqüência à sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, na versão interpretada pela cantora Fafá de Belém. Em seguida, foram chamadas as mulheres homenageadas por cada vereador. Representando aquelas lembradas no dia, Ana Maria Oliveira, agradeceu todos pelo carinho, parabenizando as mães, trabalhadoras e esposas.

Para finalizar a sessão, a vereadora Carmelita Ângela discursou sobre a importância do reconhecimento das cidadãs, lembrando que de cada quatro lares, um é chefiado por uma mulher. Ela também lembrou das leis que protegem os direitos das brasileiras, como a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica. A vereadora informou ainda que, no último dia 04, foi dado entrada na Câmara Municipal o projeto de lei que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses.

No final da solenidade, a primeira-dama, Inês Tavares Silva, agradeceu pela homenagem da Câmara de Vereadores. “Fico feliz em ver que não só mulheres de cargos de destaque foram lembradas. Pois cada uma é extremamente importante para a edificação não apenas dos seus lares, mas também de toda a sociedade, mostrando sua qualidade enquanto profissionais e cidadãs”, disse a primeira-dama.

Fundaci promove exposição e shows em homenagem ao Dia da Mulher

Para homenagear as trabalhadoras ilheenses, no Dia Internacional da Mulher, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai realizar uma exposição fotográfica com imagens de diversas profissionais atuando em seus ambientes de trabalho e shows com artistas regionais. O evento, com entrada franca, está marcado para este sábado (8), no período de meio-dia às 15 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus.

As fotografias das profissionais ilheenses que irão compor a exposição da Fundaci foram tiradas pela fotógrafa Mary Melgaço. Já os shows musicais ficarão a cargo dos cantores Nozinho, Euzner Teles, Luciano de Lucas, Sérgio Nogueira, Itassucy, Ivan Moraes, Bebeto e João Carlos. “Eles irão executar canções inesquecíveis da MPB, que caracterizam o papel da mulher em todos os segmentos sociais”, informou a diretora-presidente da Fundação Cultural, Eugênia Célia Siqueira.

A homenagem da Fundaci a todas as ilheenses que trabalham é uma forma de reconhecer a importância da conquista no espaço da classe feminina na construção da sociedade. Segundo Eugênia, “há muito tempo a mulher deixou de ser o sexo frágil e a única responsável pelo lar. E, através deste evento, mostramos o quanto são importantes as conquistas das mulheres no mercado de trabalho”.

Setrans começa a vistoriar frota de táxis na próxima 2ª feira

Os proprietários de táxis do município de Ilhéus estão sendo convocados a comparecerem na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, na avenida Itabuna, nº 222, para a realização da vistoria deste ano de seus veículos. A secretária Elza Maria Nogueira informou que a medida é válida para toda frota de táxis e o permissionário só conseguirá a renovação do alvará de funcionamento se cumprir às determinações legais. Os carros serão submetidos ao processo de vistoria entre os dias 10 e 14 de março, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Segundo ela, antes da vistoria os proprietários deverão fazer a abertura do processo para renovação do alvará no protocolo da Prefeitura de Ilhéus, que fica situado no térreo do Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro. Este procedimento deve ser realizado até o primeiro dia da vistoria.

Para a efetivação deste processo, o proprietário deve apresentar o alvará, seu cartão de identificação e certidão de antecedentes criminais, tanto do permissionário quanto do motorista auxiliar do veículo. È necessária ainda a xérox do documento do carro e da carteira de habilitação do proprietário e do motorista, além do cartão de identificação do motorista auxiliar e comprovante de pagamento da vistoria do Ibametro.

Visando facilitar a vida dos proprietários de táxis, assim como dos motoristas que prestam serviços nas diversas praças existentes na cidade, técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito elaboraram uma tabela para atender melhor a todos. Os interessados devem obedecer aos seguintes critérios: veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem comparecer na segunda-feira (10). A terça-feira (11) está reservada para os carros com placas terminadas em 3 e 4 e aqueles com finais 5 e 6 devem se apresentar na quarta-feira (14) Os veículos com placas de finais 7 e 8, na quinta-feira e os demais, com finais 9 e 0, na sexta-feira.(14).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *